A farinha de abacaxi enriquecida com colágeno tem ganho uma certa popularidade nos meios de alimentos saudáveis. Mas será que podemos dizer que esta farinha é realmente benéfica para sua saúde?

Farinha de abacaxi com colágeno: Propriedades

Como o calor é utilizado durante o processo de desidratação, o abacaxi perde muito do seu conteúdo de nutrientes quando ele é seco. As vitaminas solúveis em água, tais como a vitamina C, deterioram-se rapidamente, como fazem minerais como potássio e cálcio, os quais tendem a cair em, pelo menos, 50 por cento. Abacaxi seco mantém um alto teor de açúcar, e é duas a três vezes mais elevado em calorias do que o abacaxi cru. Do abacaxi desidratado, é feita então a farinha de abacaxi, depois enriquecida com o colágeno.

Como um lanche, é uma forma eficaz de baixo teor de gordura para obter um pouco de energia rápida, mas se você está tentando manter o seu peso ou o seu nível de açúcar no sangue, coma o abacaxi fresco ou uma fruta de baixo açúcar com moderação para uma opção mais saudável. Mas a farinha de abacaxi ainda mantém certas vantagens, principalmente com o acréscimo do colágeno.

Farinha de abacaxi com colágeno: benefícios e nutrientes

Vamos então listar os nutrientes da farinha de abacaxi com colágeno e seus benefícios.

Açúcar na farinha de abacaxi com colágeno

Quando fruta é desidratado, a água é removida, deixando-a mais elevado em nutrientes por grama, mas também mais elevada em açúcar. Uma xícara de abacaxi cru já é doce, contendo 16 gramas de açúcar antes de ser desidratado e seu teor de açúcar está concentrado. Como você vai comer a farinha, é semelhante a comer doces na quantidade de açúcar, mesmo que você opte por farinhas com menor quantidade de açúcar. Se você tem diabetes ou está tentando evitar excesso de açúcar, evitar este comida.

Manganês na farinha de abacaxi com colágeno

O Instituto de Medicina recomenda que os homens consumam 2,3 miligramas de manganês, um mineral que ajuda a desenvolver ossos fortes e tecidos conjuntivos por dia, enquanto as mulheres precisam de 1,8 miligramas. Duas colheres de farinha de abacaxi dão-lhe cerca de 75 a 80 por cento desse montante. Se você está em risco para a osteoporose, acrescentando abacaxi para a sua dieta pode ajudar a proteger seus ossos de perder densidade.

Bromelina na farinha de abacaxi com colágeno

O abacaxi contém uma mistura de enzimas chamadas bromelina, que os cientistas identificaram como um tratamento para a inflamação e indigestão. Bromelina ajuda seu corpo a digerir proteínas. Fabricantes de suplementos nutricionais e produtos farmacêuticos comumente isolam a bromelina e a vendem como um remédio para a inflamação dos seios e inchaço pós-cirurgia. A farinha de abacaxi mantém a bromelina entre seus nutrientes.

Farinha de abacaxi com colágeno

Consuma a farinha de abacaxi com colágeno como um complemento alimentar e não como a principal forma de obter os nutrientes que você precisa. (Foto: divulgação)

Farinha de abacaxi com colágeno: Para que serve?

O colágeno na farinha de abacaxi ajuda no combate a flacidez, rugas e fragilidade óssea, enrijece os tecidos da pele, colabora no aumento da tonicidade dos músculos, previne o surgimento das estrias e celulite, fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos e auxilia em dietas de emagrecimento. A deficiência de colágeno causa problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros. Ao consumir o colágeno com a farinha de abacaxi, você está ajudando a complementar este nutriente em seu corpo, juntamente com a bromelina e o manganês Porém, pesquisas ainda não comprovaram a eficiência do consumo da farinha de abacaxi com colágeno.

Farinha de abacaxi com colágeno tem glúten?

Esta farinha não contém glúten, o que a torna uma nutritiva opção para quem tem a doença celíaca.

Como fazer Farinha de abacaxi com colágeno?

Como é um produto que passa por várias etapas de processo, é mais prático comprar a farinha com o colágeno já prontos.

Farinha de abacaxi com colágeno: Receitas

A melhor forma de consumir a farinha de abacaxi com colágeno é diluindo a farinha nas receitas que você já faz. Você pode fazer um bolo de farinha de abacaxi com colágeno substituindo os ingredientes que dão o sabor para o bolo pela farinha, pode fazer um doce pão de farinha de abacaxi com colágeno e muito mais. A recomendação é usar 2 colheres de sopa da farinha por dia em receitas variadas, como sucos, sopas, smoothies, bolos, pães e onde mais você quiser!

Farinha de abacaxi com colágeno: Onde comprar?

Farinha de abacaxi com colágeno preço de 200 g é de aproximadamente R$17,00. Você pode encontrar este produto geralmente em lojas online e especializadas, sendo raro encontrar em supermercados e lojas de suplementos alimentares.

Vale lembrar o cuidado de conversar com um nutricionista e um médico antes de consumir a farinha de abacaxi com colágeno. Tome cuidado com produtos milagrosos e que ainda são pouco testados: apesar desta farinha ser eficiente, não deixe para ela toda a tarefa de uma alimentação saudável. Você precisa mais do que duas colheres por dia para fazer uma saúde melhor.

Gostou deste artigo? Comente abaixo com sua opinião, dúvidas e sugestões!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Farinha de abacaxi com colágeno – Benefícios, preços e receitas!”

  1. Roberto Freitas

    Gostei do artigo sobre colágeno. Foi esclarecedor.

  2. Celia

    Posso usar colageno como granola etc na alimentação?