Uma variedade de métodos existem para conseguir a perda de peso e alguns métodos podem ajudar quando você foi mal sucedido no passado. A dieta da proteína ideal é um programa de perda de peso clinicamente prescrito para as pessoas que querem perder muito peso ou não conseguiram perder peso através da dieta e exercício. Este tipo de dieta não deve ser seguido sem uma consulta médica e seu nutricionista, que vão determinar se este plano está certo para você.

A premissa da dieta da proteína

O objetivo da dieta da proteína é estabilizar o açúcar no sangue e promover a perda de peso, fornecendo ao seu corpo uma quantidade ideal de proteína. O programa envolve o consumo de doses únicas de alimentos ricos em proteínas, formulados especificamente para que sejam baixos em carboidratos e gordura. A dieta de proteína restringe a ingestão de carboidratos para esgotar a glicose armazenada no seu corpo em um esforço para incentivar o seu corpo a queimar gordura como combustível. Dentro de cerca de três dias na dieta, suas reservas de glicose começam a se esgotar e seu corpo começa a queimar gordura.

Fase um da dieta da proteína

A perda de peso média de mulheres que seguem a dieta de proteína ideal é de 1 a 2,5 kg por semana e 2,5 a 3,5 kg para os homens. A dieta da proteína emprega um protocolo de quatro fases. Durante a primeira fase, você consome três refeições de proteínas e uma refeição regular que você mesmo prepara, que deve ser baixa em gorduras e carboidratos, e composta de vegetais frescos, alface e proteína de sua escolha. Você permanece na primeira fase até chegar a 70 a 80 por cento de sua meta de perda de peso. Carnes brancas são preferíveis do que carnes vermelhas como fontes de proteínas, uma vez que carnes vermelhas estão ligadas a problemas como o câncer.

Alimentação balanceada para um corpo bonito

Para ter um corpo bem definido, você precisa de uma alimentação bem balanceada, hábitos saudáveis e exercícios, e não de uma dieta pronta milagrosa. (Foto: proteins.dietxnutrition.com)

Fases dois a quatro da dieta da proteína

Na fase dois, você diminui a quantidade de refeições de proteína que você consome e aumenta as refeições preparadas. Você reduz a duas refeições de proteína pura e aumenta para duas refeições prontas, que seguem as mesmas diretrizes de composição como na primeira fase. Em seguida, você permanece na fase dois até chegar a 100 por cento de sua meta de perda de peso. Na fase três, você reintroduz quantidades moderadas de carboidratos e gordura e diminui as suas refeições de proteína ideal para uma por dia e passa a ter duas refeições regulares. Quando você chegar a fase quatro, você volta a comer normalmente e mantém a sua perda de peso, fazendo escolhas alimentares mais saudáveis.

Refeições de proteína pura na dieta da proteína

Para as refeições de café da manhã, você pode optar por omelete de queijo, cereais, aveia, panquecas, bolinhos e crepes com ingredientes ricos em proteínas apenas. Alimentos para o almoço incluem pimentão, legumes, macarrão, guisado de carne, canja de galinha, sopa de alho-poró e sopa de cogumelo. Para lanches você pode escolher entre vários sabores de barras, pudins, nozes, e iogurtes.

Considerações sobre a dieta da proteína

Você não deve usar esta dieta se você tem diabetes tipo 1, doença hepática, alergias à soja ou doença renal. Esta dieta pode não ser apropriada para outras condições que não constam aqui, então consulte o seu médico antes. Além disso, mantemos nossa opinião sobre dietas prontas: elas não são saudáveis. Ninguém vive apenas de proteínas e a cada semana que passa, mais e mais pesquisas comprovam que dietas prontas são ilusões, que a maioria das pessoas que as fazem voltam a ter o peso que tinham antes ou passam a ter sérios problemas de saúde. Converse com seu nutricionista ou seu médico e faça uma dieta que seja certa para suas necessidades. Sua saúde deve melhorar no longo prazo e com paciência, não rapidamente e sem qualidade alguma.

Você concorda com nossa opinião? Já tentou alguma dieta da proteína? Deixe sua opinião e sua experiência nos comentários abaixo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.