O álcool na dieta é algo complicado. Muitas vezes, as pessoas querem cortá-lo completamente das dietas e acabam fracassando, desistindo também da dieta que estava colocando as pessoas no caminho certo. Para a cerveja na dieta, temos de lembrar a máxima de qualquer alimentação saudável: tudo em moderação pode ser consumido. Mas como a cerveja pode atrapalhar na dieta? Vamos ver um pouco sobre isso.

Dieta e cerveja no fim de semana: o que você precisa entender?

Consumir mais calorias do que precisamos nos torna mais gordos. Em circunstâncias normais, é a gordura que comemos que é armazenada. A gordura nos alimentos que comemos só será armazenada quando consumimos nossas necessidades de energia para o dia.

É difícil para o corpo converter o excesso de ingestão de proteína em gordura, e apenas com sobrealimentação regular o corpo converte o excesso de ingestão de carboidratos em gordura. No entanto, ambos contribuem para o balanço energético do dia, e de forma indireta, eles causam ganho de gordura, fazendo com que possamos armazenar a gordura que consumimos.

O álcool não tem gordura, mas tem um valor energético. Muitas bebidas alcoólicas populares geralmente contêm carboidratos, seja proveniente de frutas como como a uva do vinho,  ou do lúpulo / trigo / cevada de uma cerveja, indo até o açúcar de bebidas carbonatadas.

Dieta com cerveja

A cerveja pode não atrapalhar na dieta se for consumida com moderação e responsabilidade. (Foto: Growler Magazine)

Parei de beber cerveja e emagreci: por que isso acontece?

As calorias do álcool são prioritárias como combustível no corpo sobre outras fontes de combustível como sua gordura da barriga. Isso ocorre porque o subproduto do metabolismo do álcool, o acetato, é tóxico. Então, quando você bebe, a queima de gordura pára até queimar essas calorias.

Beber pode facilmente nos levar acima de nosso orçamento de calorias para o dia. Isso faz com que algumas ou todas as gorduras alimentares que você comer neste dia sejam armazenadas como gorduras corporais, dependendo do quanto acima de suas calorias permitidas para o dia você bebeu.

1 g de álcool contém 7 kcal. 1 g de gordura contém 9 kcal. Geralmente, por conta desse desequilíbrio é que pessoas que param de beber durante uma dieta perdem peso, e acabam tendo outros benefícios saudáveis para a dieta também.

Como manter uma dieta bebendo cerveja?

Moderação é a palavra chave. Embora difícil de definir o que é ser “moderado”, vamos pensar nisso como quando você bebe de 1 a 3 bebidas. A chave nestas situações é reduzir a ingestão de alimentos por uma quantidade correspondente ao teor calórico do álcool que você está bebendo.  A melhor maneira de fazer isso é reduzir a ingestão de gordura e carboidratos, pois você precisa da proteína para a saciedade e as propriedades musculares. 1 copo de cerveja tem cerca de 104 calorias, vale lembrar.

Agora, se você bebe muito em um dia só da semana ou de forma mais ocasional, a situação pode ser outra. Contar com calorias não é muito divertido quando você está no meio de uma festa. Se você estiver bebendo muito, você vai se encontrar rapidamente acima do seu limite de calorias para o dia com facilidade. Felizmente, podemos tirar proveito do fato de que o corpo tem problemas para armazenar qualquer coisa, exceto a gordura dietética no curto prazo, quando superamos nosso equilíbrio calórico para o dia.

Então, nos dias em que você sabe que vai beber muito mantenha sua ingestão de gordura muito baixa e coma seu alvo proteico para o dia para preservar a massa muscular. Isso significa comer muitas fontes magras como frango, clara de ovo, proteína de caseína,e  restringir os carboidratos para os vegetais. Tente beber shots, vinhos tintos secos que são de baixo teor de carboidratos, ou outras bebidas com poucas ou zero calorias, tais como uísque e refrigerantes zero calorias. Se você seguir essas poucas regras e mantém essas coisas pouco frequentes, você não irá arruinar seu progresso com sua dieta.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas, pois estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.