5 alimentos contra a gordura
Se há um erro que está sabotando as dietas é pensar que a comida é a sua inimiga na batalha contra a gordura. Na realidade, os nutricionistas dizem que alguns alimentos realmente transformam seu metabolismo, aumentando a capacidade do corpo de queimar gordura. Ao acrescentar sua dieta com esses alimentos, seus quilos vão ir embora mais rápido e com muito menos sofrimento.
Maçãs
Para manter os quilos à distância, coma uma maçã ou duas por dia. As maçãs são ricas em pectina, que se liga com água e limita a quantidade de gordura que suas células podem absorver. Maçãs também são ricas em fibras, o que faz você se sentir cheio. Numerosos estudos descobriram que comer uma maçã meia hora a uma hora antes da refeição tem o resultado de cortar as calorias da refeição. Uma pesquisa recente sugere que comer maçãs tem outros benefícios também, pois os antioxidantes em maçãs parecem prevenir a síndrome metabólica, uma combinação de colesterol alto, pressão alta e pré-diabetes que tende a acompanhar o espessamento em torno da cintura (leia-se barriguinha indesejada).
Leia também
Aveia
A aveia é um grão integral e rico em fibras solúveis, cortando o colesterol e gordura no sangue. É rica no que os nutricionistas chamam de “índice de saciedade”, significando que a aveia têm um tremendo poder de fazer você se sentir cheio. Aveia digere lentamente, de forma que não eleva o açúcar no sangue e te mantém sentindo-se cheio por um longo tempo. Aveia é, curiosamente, um dos melhores alimentos para ajudá-lo a dormir. Com até 5 gramas de fibra por porção, a aveia pode ser o alimento que você precisa na sua dieta.
Canela
Não é exatamente um alimento, é uma especiaria, mas não adiciona calorias e ajuda você a queimar gordura. De acordo com um estudo recente com diabéticos, a canela parece ter o poder de ajudar seu corpo a metabolizar o açúcar. Comendo 1/4 a 2 colheres de chá de canela por dia foi mostrado como responsável por reduzir os níveis de açúcar no sangue e cortar o colesterol em 10 a 25 por cento. Adicione a canela para smoothies, vitaminas, polvilhe em seu cereal ou misture em seu café.
Pinhões
Rico em ácidos graxos saudáveis para o coração, particularmente o ácido pinolï, pinhões foram encontrados como responsáveis por aumentar os níveis do chamado “hormônio da saciedade”, a grelina, o que sinaliza a seu cérebro que você está cheio. Quando os níveis de grelina são altos, não só você não sente fome, mas você é mais capaz de resistir a desejos. De acordo com estudos realizados na Coreia, seus ácidos graxos têm sido mostrados para evitar a formação de gordura da barriga, considerada o tipo mais perigoso de gordura. Amêndoas e outras oleaginosas têm muitos dos mesmos benefícios que os pinhões.
Ovos
Ovos são uma forma concentrada de proteína animal, sem a adição de gordura que vem com a carne, sendo uma potência nutricional e a maneira perfeita de começar o dia com um turbo de energia. E eles estão bem colocados, pelo menos com moderação, para aqueles que querem restringir o colesterol também. Estudos dietéticos descobriram repetidamente que, quando as pessoas comem um ovo todas as manhãs além de (ou ao invés de) torradas ou cereais, perdem duas vezes mais peso que aqueles que comem um café da manhã que é dominado por carboidratos.
Alimentos tem muito mais poder do que nós imaginamos: ajudar no sono, prevenir o câncer, te dar mais energia.
Você tem algum segredo de nutrição para compartilhar? Comente abaixo e o crédito será dado a você em posts futuros!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Alimentos que aumentam e diminuem o apetite!
6 alimentos para reduzir o colesterol e triglicérides
Farelo de aveia integral: benefícios e como consumir
Porcentagem de gordura corporal – Como saber e como calcular o ideal?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.