Quer saber uma dica muito fácil para consertar seu ciclo de sono em apenas uma noite? A dica não vai envolver remédios, massagens, tratamentos e nada de muito especial. O que vai envolver é apenas um pequeno sacrifício: não comer por algumas horas. Será que você consegue? Vamos explicar em mais detalhes.

Não comer por 12-16 horas pode te ajudar rapidamente a repor o seu ciclo de sono-vigília, de acordo com um estudo da Escola de Medicina de Harvard. Esta descoberta pode melhorar drasticamente a capacidade da pessoa para lidar com o jet lag (fuso horário) ou adaptação ao trabalho em turnos diferentes dos quais você está acostumado.

Os dados científicos

Os cientistas sabem há muito tempo que o nosso ritmo circadiano é regulado pela nossa exposição à luz. Agora, eles têm encontrado um segundo ritmo baseado em nosso “relógio alimentar”, que toma conta quando estamos com fome  Este mecanismo provavelmente evoluiu para se certificar que mamíferos famintos não vão dormir quando deveriam estar à procura de alimentos.

A coisa interessante sobre este segundo relógio é que ele pode substituir o relógio principal e assim, você troca para o novo fuso horário em um dia. Geralmente, as pessoas levam semanas para se ajustar totalmente a um novo fuso horário ou horário de dormir. E pensar que esta nova dica do “relógio alimentar” pode ajudá-lo a mudar o seu relógio interno em um dia é quase incompreensível inimaginável.

Relógio biológico através da comida

Está com seus horários confusos? Fique sem comer por 12 a 16 horas antes do horário em que você quer passar a acordar para consertar seu ciclo de sono. (Foto: divulgação)

Como você deve usar esse truque para consertar seu ciclo de sono?

Basta parar de comer durante o período de 12-16 horas antes do horário em que você quer ser acordado. Uma vez que você começar a comer de novo, o seu relógio interno será redefinido como se fosse o início de um novo dia. Seu corpo vai considerar o momento em que você quebra o seu jejum como a sua nova “manhã” do ciclo circadiano.

Por exemplo, se você quiser começar a acordar às 2:00 da manhã, você deve começar o jejum entre as 10:00 ou 14:00 do dia anterior, e não quebrar o seu jejum até que você acorde às 2:00 am. Certifique-se de comer uma refeição saudável agradável para dar ao seu sistema a energia que você precisa no momento que você acordar.

Outro exemplo: se você estiver viajando de São Paulo para Los Angeles, descubra quando o café da manhã é servido em Los Angeles e não coma durante 12-16 horas antes do café da manhã em LA. Ainda mais um: você bagunçou o seu sono por conta de algumas festas no final de semana e confundiu o seu ciclo circadiano? Use esse sistema para voltar a acordar no horário em que você normalmente acorda.

Combinado com outras dicas para um sono saudável, você terá um novo ciclo de sono muito melhor e recuperado.

Por que isto acontece com nosso corpo?

Como tudo na nossa história evolutiva, esse “truque” tem a ver com a sobrevivência. Para um pequeno mamífero , encontrar comida em uma base diária é uma missão crítica. Mesmo alguns dias de fome são uma ameaça comum em ambientes naturais, o que pode resultar em morte. Por isso, é adaptável para que os animais tenham um secundário “relógio mestre”, que pode permitir que o animal mude seus padrões de comportamento rapidamente após um período de jejum para maximizar a oportunidade de encontrar fontes de alimentos no mesmo momento no dia seguinte.

A mudança é um mecanismo de sobrevivência em pequenos mamíferos, que os obriga a mudar os seus padrões de sono. Um ciclo de fome é o suficiente para substituir o relógio tradicional à base de luz circadiano. Esse novo relógio permite animais mudarem seu sono e os horários de vigília afim de maximizar a sua oportunidade de encontrar comida. Um período de jejum sem comida por cerca de 16 horas é suficiente para ativar esse novo relógio.

Gostou? Testou? Compartilhe os resultados nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.