Sono polifásico é um termo genérico que se refere a alguns padrões de sono diferentes, que reduzem o tempo de sono para 2-5 horas por dia. Cada tipo de sono polifásico quebra o tempo em que você fica dormindo em partes menores ao longo do dia, permitindo que as pessoas durmam menos, mas ficando alerta. Se você está morrendo para ter tempo extra em um dia sem se sentir privado de sono ou cansado, isso pode ser a coisa certa para você. Esteja avisado, porém que o período de transição definitivamente não é fácil.

Prepare-se: dormir de forma Polifásica não é algo a ser feito pelos fracos de vontade. Você está mentalmente preparado para passar por 7-10 dias de fadiga extrema, antes de seu corpo se ajustar ao novo horário.

Peça um tempo de folga no seu trabalho. Você não estará em forma para o trabalho, em especial no meio do período de adaptação de duas semanas.

Decida sobre um cronograma e tempos do cochilo específicos. Com qualquer tipo de sono, nossos corpos gostar de ter horários e um ritmo certo. Se você pegar cada cochilo na mesma hora todos os dias pelo mesmo período de tempo todos os dias, vai ser mais fácil para o corpo se adaptar. Abaixo, colocamos uma figura com alguns padrões de sono polifásico para você adotar.

Escreva uma lista de atividades fisicamente intensivas para fazer. De repente você vai ter muito mais tempo do que você está acostumado e o tédio traz sono mais rápido do que qualquer outra coisa. Atividades fisicamente relaxantes como a leitura vão colocá-lo para dormir mais rápido do que você possa perceber.

Gráficos polifásico

Estes gráficos descrevem os diferentes padrões de sono polifásico com o tempo que a pessoa deve ficar acordada e o tempo que deve ficar dormindo. (Foto: chamilton.wikidot.com)

Passos para a programação Everyman: Você só vai ter que dormir por cerca de 4 horas por dia e é considerado ser muito mais fácil para se ajustar a programação do que a programação Uberman. A programação Everyman é também uma boa ideia se você gosta da ideia de ainda ir para a cama a cada noite.

Decida quando dormir. Você terá três horas de sono principal (geralmente isso fica entre 02h00-05h00 ou 4h00 – 07h00) e três cochilos de 20 minutos (distribuídos de modo que você fique acordado quatro vezes por aproximadamente 5 horas cada vez).

Defina alarmes e seja disciplinado ao aderir ao seu horário de sono. Você vai sentir muito sono atrasado durante o ajuste, ainda com uma sensação de ressaca, mas adotando uma abordagem rígida para dormir e acordar na hora certa irá acelerar o seu ajuste. É uma boa ideia colocar o relógio a poucos metros de sua cama de modo que você seja forçado a se levantar para desligá-lo. Também não se esqueça de ligar a luz logo que você acordar ou dormir com as luzes acesas e uma venda para tirar assim que acordar.

Encontre algo para fazer a longo prazo. Após as primeiras semanas, você estará totalmente ajustado e terá poucos problemas com sua agenda. Você está agora acordado durante 20 horas por dia, ao invés de 16 ou 17. Enquanto você pode ter precisado aquele tempo antes, você vai, muito provavelmente, ter muito tempo livre agora, especialmente nos fins de semana. O tédio pode convencê-lo a voltar a dormir à noite.

Passos para a programação mais eficaz, mas mais difícil, Uberman: o esquema uberman consiste em seis séries de cochilos de 20 minutos durante o dia e não tem um “núcleo” de sono. Isto significa que os cochilos de 20 minutos são o maior trecho de sono que você vai conseguir, se você não dormir demais.

Comece este padrão ficando acordado por 24 horas. Após o prazo, faça seus 12 cochilos de 20 minutos, cada um espaçado exatamente com duas horas de intervalo, por dois a quatro dias. Tomar um suplemento de Huperzina neste período de tempo pode ajudar, assim como outros estimulantes vitamínicos.

Assim que seu corpo estiver se acostumando, faça seus seis cochilos de 20 minutos, cada um espaçado exatamente com 4 horas de intervalo, todos os dias. Não desvie de sua programação.

Tenha em mente que esta programação proíbe qualquer atividade que demora mais que 3 horas e 40 minutos (incluindo o tempo de viagem de e para a sua cama).

Com o sono polifásico, nos primeiros dias ou semanas, o seu cérebro vai lutar para se ajustar, mas quando isso acontece, você teoricamente obtém os aspectos necessários de sono nos cochilos, deixando você sentir-se revigorado.

Há pouca pesquisa científica para o sono polifásico e mais informações sobre ele vem de pesquisadores independentes, sem revisão por pares. Por isso, uma consulta médica e consequente acompanhamento é mais do que necessário, para analisar os efeitos destes padrões diferentes em seu corpo.

Crianças ou adolescentes mais jovens não devem tentar experimentar este sono, pois isto poderia prejudicar gravemente o seu desenvolvimento.

NÃO durma demais, já que causará cansaço por pelo menos a duração de dois cochilos. Não pule os cochilos também, pois isso irá cansá-lo.

Não beba nada com cafeína, pois estimulantes interferem na qualidade do sono natural. De nada adianta viver com 4 horas de sono por dia se não for um sono de qualidade.

Não é totalmente conhecido se há riscos físicos ou psicológicos envolvidos com este procedimento. No entanto, existem livros escritos sobre assunto que o estado é saudável, se for feito durante 6 meses, que é o tempo máximo das pesquisas. Se você realizar este procedimento por mais de 6 meses, você está se movendo em águas desconhecidas.

Não tente este método se você tiver qualquer tipo de distúrbio epiléptico diagnosticado. Descanso insuficiente pode causar desconforto ou até ataques. Por isso ressaltamos novamente o acompanhamento médico.

Se você sentir quaisquer efeitos colaterais ruins do sono polifásico, não tenha medo de falar com o seu médico. Observe atentamente sua dieta e alimentos que fortalecem ou causam fadiga. Este tipo de padrão de sono pode causar sensibilidade alimentar.

Uma correlação anedótica foi encontrada entre o tempo gasto neste ciclo de sono e uma perda de criatividade. Pense duas vezes antes de fazer isso, pesando bem o lado positivo e negativo em uma balança. Há vários relatos de casos na internet. Pesquise bem e veja as histórias, antes de achar que vai dar certo para você.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.