Ficar acordado até tarde faz mal para seu corpo, mas às vezes é inevitável. Talvez você esteja trabalhando até tarde, ou você pode precisar ficar acordado para um evento, tal como uma viagem em família ou uma festa do pijama do seu filho ou mesmo ajustar seu horário de sono para acomodar um novo trabalho no turno da noite. Para estudantes, principalmente, aprendes como fazer para ficar acordado para estudar pode ser a diferença entre repetir uma matéria ou passar. De qualquer maneira, há truques que você pode usar para ficar acordado até tarde.

Saúde em primeiro lugar

Tenha em mente que o sucesso é relativo quando se trata de ficar acordado até tarde. Quanto mais tempo você está acordado, mais o corpo e a mente vão sentir os efeitos da privação do sono. Nossos corpos são programados para dormir durante a noite e estarem acordados e alertas durante o dia. Quando tentamos ficar até tarde e dormir durante o dia, estamos trabalhando contra os nossos próprios corpos. Conforme você envelhece, é mais difícil fazer essa troca, e ficar acordado 24 horas faz mal, no médio e longo prazo, podendo deixar sequelas para o resto da sua vida.

Existem algumas pesquisas que mostram que certas pessoas já tem, geneticamente, um ciclo circadiano diferente. Isso significa que, naturalmente, elas já trocam o dia pela noite e não tem problemas biológicos com isso. Só que, para descobrir seu ciclo, você precisa do acompanhamento profissional adequado, um especialista do sono, e ter uma saúde de ferro. Boa alimentação, a prática de exercícios físicos, e um sono bem dormido, são apenas alguns dos elementos essenciais para que você tenha sucesso em como ficar acordado mais tempo. Seguindo algumas dicas rápidas para dormir melhor também pode te ajudar a ficar acordado por mais tempo, além de te dar um sono mais saudável e reparador.

Com os avisos dados, vamos às dicas para nossos leitores sobre como fazer para ficar acordado a noite toda

Cochilar

Ou dormir um pouco mais a cada noite antes do dia em que precisará ficar acordado até mais tarde. Cochile de tarde nesse dia, por exemplo. Obtenha nove horas de sono por noite por uma semana e “deposite” algumas horas extras para o dia que você precisa ficar acordado até mais tarde.

Desfios de trocar o dia pela noite

A primeira noite acordado vai ser difícil, mesmo usando essas técnicas. Tome cuidado e faça isso apenas com acompanhamento médico apropriado. (Foto: www.instructables.com)

Mantenha-se ocupado

Pessoas que ficam ocupados enquanto eles estão com sono tendem a se manter acordados, afastando a sonolência porque eles estão interessados ​​na nova tarefa. Se você ficar ocupado, você mal percebe que a madrugada passou e o dia já está amanhecendo. Tente trocar as tarefas com certa frequência durante a madrugada para não cair na monotonia ou repetição da mesma atividade.

Use cafeína da maneira certa

A cafeína é um ajudante eficaz para ficar acordado até tarde. No entanto, beber uma garrafa inteira de café no início da noite não vai ajudá-lo a ficar acordado. Tome pequenas quantidades durante a noite. Isso vai ajudar a manter o estado de alerta durante todo período, e também vai evitar que você tenha problemas para dormir quando for para a cama.

Cochilos inteligentes

Tirar uma soneca de meia hora durante um turno pode ser eficaz, mas algumas pessoas vão se sentir fracos depois. A solução: beba um copo de 250 ml de café, que contém cerca de 75 miligramas de cafeína, antes do cochilo. Tomar uma pequena xícara de café antes de um cochilo irá eliminar o efeito de inércia do sono. Se você quer aprender como fazer para ficar acordado mais tempo, essa é a dica mais importante.

Mantenha-se sob uma luz brilhante

A luz tem um efeito poderoso sobre o seu relógio interno, e a luz brilhante faz o seu corpo pensar que ainda não é hora de dormir. Esse relógio circadiano tem conexões com o olho, e a luz brilhante pode redefinir o nosso relógio interno. Esse relógio é o que nos diz quando estamos alertas e quando estamos cansados. Fique em salas extremamente bem iluminadas ou intermitentemente use uma luminária com um lumens alto, ou seja, luminosidade alta, acima de 1.000 lumens, preferencialmente, e com a luz na cor branca.

Descanse durante o dia

Mudar para um horário noturno regular leva mais esforço. Você tem que trabalhar duro para enganar o corpo e a mente, e mesmo assim você deve esperar que não vai ser completamente bem sucedido. Dormir durante o dia é fundamentalmente diferente de ter uma noite de sono. Mantendo isso em mente, as pessoas que precisam trabalhar no turno da noite deve tentar algumas estratégias que funcionam relativamente bem.

Troque o dia pela noite do jeito certo

Estabeleça um falso ciclo de dia/noite. Um estudo de 2013 descobriu que enfermeiros do turno da noite foram mais capazes de ajustar-se ao calendário, se eles se expunham à luzes extremamente brilhantes durante o início de seu turno e, em seguida, usavam óculos escuros após a mudança. Você pode estender esse efeito usando uma máscara de dormir e tampões de ouvido uma vez que você está na cama, pronto para dormir.

Nunca deixe seu sono acumular e desconte tudo de uma só vez

Não tente dormir tudo que você perdeu de sono de uma só vez. Muitas pessoas cometem o erro de tentar replicar a noite de sono durante o dia. A maioria dos trabalhadores do turno da noite vai dormir dentro de 10 ou 15 minutos, mas depois de quatro horas, o sono torna-se fragmentado. Eles adormecem, acordam, adormecem, acordam e por aí vai. É provavelmente melhor usar dois períodos de sono que duram três ou quatro horas. Não tente ficar na cama. Levante-se e faça o que você precisa fazer, as tarefas do dia em casa. Depois de três ou quatro horas de vigília, tome outro cochilo de três ou quatro horas antes de voltar ao trabalho. É algo semelhante ao sono polifásico, mas com mais horas de sono.

Evite bebidas alcoólicas

Se você quer ficar acordado uma noite inteira, evite bebidas alcoólicas. O álcool pode ajudar a adormecer, mas pode causar perturbações que arruínam a qualidade do seu sono e até das suas horas de vigília.

Você já teve que ficar acordado durante uma ou mais noites? Como você fez? Quais estratégias funcionaram? E qual foi a orientação médica que você procurou?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.