7 remédios caseiros para dormir melhor!

Escrito na categoria "Plantas medicinais" por André M. Coelho.

Antes de correr para a farmácia para comprar um medicamento para o sono, queremos te ajudar com alguns remédios caseiros e naturais para te ajudar a dormir. Eles são mais seguros e possuem menos efeitos colaterais, o que vai contribuir para evitar problemas de saúde. Muitos deles não só ajudam a adormecer e permanecer dormindo, como também podem promover o relaxamento muscular e aliviar as dores que muitos tem ao fim do dia.

Flor de maracujá

A flor de maracujá é um remédio natural para o sono. Muitos consideram tanto a flor do maracujá quanto a própria fruta como plantas importantes no combate às complicações de sono causadas pela preocupação mental, excesso de trabalho, ou esgotamento nervoso. É um excelente sedativo, sem efeitos secundários, mesmo quando usados ​​em grandes doses. Pode ser consumido na forma de chá, essências ou óleos essenciais de aromaterapia no seu quarto para ajudar no sono.

Camomila

A camomila é um remédio tradicional para o sono, que tem sido usado desde os tempos antigos para combater a insônia e uma vasta gama de outros problemas de saúde. Camomila é vendida sob a forma de chá, extrato, e pomada tópica. Ela é amplamente disponível em lojas de produtos naturais e supermercados. Funciona de maneira leve e calmante, auxiliando no relaxamento e boa qualidade do sono.

Poder do mel para um sono melhor

O mel é um dos aliados mais poderosos para um sono melhor. Em conjunto com a camomila ou a melatonina, pode ser uma solução bombástica para sua dificuldade em dormir. (Foto: www.sleeppassport.com)

Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal no cérebro. A melatonina é creditado por desempenhar um papel central na regulação do sono e no ciclo circadiano. A melatonina sintética é um suplemento dietético popular vendido como uma ajuda para dormir, além de antioxidante. Há fortes evidências de que a melatonina facilita a distúrbios do ritmo circadiano, como os casos de trocar o dia pela noite, problemas de fuso horário, entre outros; mas pode não ser tão eficiente no tratamento de insônia e problemas de sono de longo prazo. É geralmente vendida em cápsulas.

Aloe Vera

Aloe vera é um excelente produto para refrescar nossa cabeça. O uso regular de aloe vera em seu couro cabeludo torna a nossa cabeça fria, mantém os nossos nervos sob controle e o aloe vera ajuda no sono profundo. Use-o regularmente para obter o benefício, seja através do gel extraído diretamente da folha da babosa ou de produtos à venda com o gel para aplicação no couro cabeludo.

Leite, mel e noz-moscada

Beba um copo de leite morno misturado com uma colher de sopa de mel e uma pitada de noz moscada antes de dormir. Essa mistura traz o sono com facilidade. É uma bebida para trazer o sono relaxante, de forma a aliviar seu corpo, mente e metabolismo para dormir um sono profundo e restaurados.

Canela e mel

Esmague um pedaço de canela ou use canela em pó e misture uma colher de chá de mel com este pó. Coma essa mistura antes de ir para a cama. Pratique isso regularmente e superar o problema de insônia, como a canela age em conjunto com o mel para aliviar o seu corpo para o sono de qualidade.

Flores de jasmim

Você pode manter algumas flores de jasmim ao lado de seu travesseiro confortável. Flores de jasmim para o sono são excelentes remédios. A fragrância doce e suave da flor de jasmim tem poder para manter os nossos nervos sob controle. Ela ajuda a reduzir o estresse e tensão e traz um sono profundo. Você pode consumir também um chá da flor de jasmim, caso não se sinta confortável com o cheiro da flor.

Cuidados importantes com os remédios caseiros para dormir melhor

Embora a pesquisa científica não comprove a eficácia de muitos soníferos naturais, isso não significa que eles não vão ajudá-lo a dormir. Você pode se sentir bem relaxado para o sono comendo uma fruta ou, simplesmente, bebendo um copo de água. O importante, sempre, é se certificar com seu médico se é seguro e saudável tomar qualquer suplemento dietético ou remédio natural para dormir melhor. Alguns suplementos podem interagir com outros medicamentos ou ter efeitos colaterais imprevistos. Vá com calma e não se entupa de remédios para dormir melhor só porque são “naturais”.

Você usa algum remédio natural para dormir melhor? Qual remédio você usa? Já teve algum efeito colateral?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.