Os casais gastam cerca de um terço de suas vidas dormindo juntos, ou pelo menos tentam. Com diferentes necessidades de sono, preferências e problemas, pode ser tão difícil tentar obter uma boa noite de sono em conjunto quanto conviver no dia a dia. E uma má noite de sono é um mau presságio para rostos felizes na parte da manhã e durante todo o dia. Se você não está dormindo bem com o seu parceiro de cama, você não está sozinho. É um grande problema.

O sono e a boa relação do casal

O sono está relacionado com a satisfação conjugal. Aqueles com menor satisfação conjugal são mais propensos do que os seus homólogos de relatar sintomas de insônia, sonolência diurna, e eles estão recebendo menos sono do que eles faziam há cinco anos.

Adicione crianças à mistura e você perde ainda mais sono e têm mais sintomas de sonolência diurna. Em uma pesquisa já publicada, mais de 12% dos adultos casados ​​com crianças relatam tipicamente dormir com uma criança e a grande maioria desses adultos (81%) relatam ter pelo menos um problema de sono.

Mais do que um terço dos adultos declararam roncam algumas vezes por semana. Se o ronco ressoa em sua cama, pode enviar ondas de choque através de seu relacionamento e seu parceiro de cama para fora da porta. Ele também pode ser um sintoma de apneia do sono, uma doença grave em que a respiração para repetidamente durante o sono. A apneia do sono tem sido associada com a diminuição da libido e a atividade sexual.

Então, o que fazer? Você diz que é muito quente, eu digo que é muito frio; você quer o lado esquerdo e eu também; você gosta de um colchão firme, mas eu gosto de um mais suave. E depois há o roubo do cobertor, falar dormindo, o animal de estimação na cama, pisos barulhentos, muita luz, muito barulho. A lista continua.

Problemas ao dormir juntos

Dormir junto pode ser o céu para o casal. Com o tempo, o céu pode cair ao inferno com a ressonância de um ronco ao seu lado. (Foto: wedo.co.uk)

Correções de curto prazo para o sono melhor do casal

O silêncio é de ouro. Mesmo o mais fraco dos sons, como um carro passando ou o ar condicionado ligado ou desligado, pode perturbar seu sono. Tente algumas destas barreiras de som:

Tampões. Considere o uso de tampões de ouvido para acalmar qualquer ronco ou outros ruídos que apareçam na noite. Pense tentar usá-los mesmo se você não acha que ruídos te acordem à noite. Você pode se surpreender com o quão melhor você dorme.

Fones de ouvido ao jogar videogame, assistir TV ou ouvir música. Se o seu parceiro está pronto para a cama e você se sente na vontade de ouvir TV ou alguma música, experimente alguns fones de ouvido. Os modelos mais recentes podem caber na sua fronha.

Despertadores. Se você e seu parceiro acordam em horários diferentes, considere algo como um relógio de alarme vibratório que se encaixa em sua fronha para ele não perturbar o seu parceiro.

Descongestionantes. Se o congestionamento contribui para o ronco, veja se tomar um descongestionante proporciona algum alívio.

Faça uma barreira de travesseiros. Uma parede de travesseiros pode ajudar a amortecer o som e o movimento de seu parceiro.

Hora de dormir separadas. Se o seu parceiro de cama o impede de pegar no sono, tente ir dormir primeiro e ter o seu parceiro se juntando à você depois de ter caído em um sono profundo.

Encontre um com travesseiro e o substitua regularmente. Todo mundo adora um bom travesseiro. Assim, busque encontrar um que seja certo para você. E substitua-o regularmente. As pessoas tendem a esperar muito tempo antes de substituir travesseiros. Não espere até que ele fique plano como uma panqueca.

Compre uma grande cama ou duas. Curiosamente, cerca de metade de todos os casais agora escolhem um colchão como sua primeira compra. Conseguir uma cama queen ou king que seja perfeita para ambos pode ser difícil. Vai custar caro, mas vale a pena. Lembre-se, vocês estarão gastando cerca de um terço de suas vidas juntos sobre a cama e ela deve durar anos a fio.

Você pode personalizar o seu lado da cama, obtendo um colchão apenas para o seu lado. Além disso, algumas das camas mais recentes são construídas de uma forma que amortece eventuais movimentos de seu parceiro para que ele ou ela não acorde você. Existem camas que podem ser separadas e unidas por almofadas, de modo que você acaba tendo o melhor de dois mundos.

Para as crianças. Se os seus filhos acordam você à noite, faça um plano para que pelo menos um de vocês não seja perturbado e tenha algum tempo a mais de sono.

A escuridão é muito importante. Mesmo a luz de um despertador pode perturbar seu sono. Então, faça o seu quarto o mais escuro possível. Cubra as janelas completamente.

Os bichinhos de estimação não devem ficar no quarto. Claro que você os ama, mas alergia, ruídos e os movimentos do bichinho podem (e vão) perturbar seu sono.

Restringir líquidos. Se você costuma acordar o seu parceiro (ou vice-versa) ao sair da cama para ir ao banheiro, tente não beber nada nas horas antes de deitar.

Considere soníferos. Se você ou seu parceiro tem problemas de sono, consulte um especialista e considere o uso adequado de medicamentos para dormir.

Ter ou não ter relações sexuais. Sexo geralmente acalma os homens, enquanto desperta as mulheres. Use esse conhecimento sabiamente para regular o sono.

Vá para outra sala. Apesar de não ser recomendado como uma solução, ter uma boa noite de sono é vital para funcionar corretamente. Por isso, considere dormir separadamente durante uma crise de sono.

Soluções de longo prazo para o melhor sono do casal

Faça da obtenção de uma boa noite de sono uma prioridade. Há pouca chance de que seu sono vai melhorar sem que você o reconheça como uma questão que é de vital importância para a sua saúde e relacionamento. As conseqüências são grandes, de fato. Assim, torne-o uma prioridade, assim como o trabalho, finanças, educação, saúde, etc.

Comunique-se. Como diz o ditado, “Os homens são de Marte e mulheres são de Vênus”. Discutindo problemas de sono em conjunto pode ser difícil e emocional. Embora possa ser mais fácil dizer do que fazer, é fundamental comunicar-se bem e muitas vezes.

Faça um plano. Identifique as questões e problemas específicos que são importantes para cada um de vocês. Pode haver mais do que você pensa. Priorize-los e enfrente-os um de cada vez.

Concentre-se no trabalho em equipe e compromisso. Estão ambos juntos nessa. Ter a atitude certa vai um longo caminho para resolver os problemas e fortalecer o relacionamento, além de te fazer dormir bem melhor.

Não desista. As mudanças não vão ocorrer da noite para o dia. Pode haver alguma tentativa e erro para ver o que funciona. Então cumpra seus horários.

Espero que algumas dessas sugestões sejam certas para vocês e possam ajudá-los a dormirem em paz, intimamente e amorosamente. Se você tem mais ideias, deixe nos comentários abaixo e ajude mais casais que sofrem com o problema!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.