Sua saúde é importante para você. Você come as coisas certas. Você malha regularmente. Você tem a quantidade certa de sono. Mas quando se trata de fazer o treino de musculação e dormir, pode ser difícil saber se dormir logo após um treino fornece benefícios ou prejudica a sua saúde.

Sono depois de malhar: uma arma contra a insônia

Se você tem insônia, malhar antes de ir para a cama pode encorajar a sonolência. As pesquisas indicam que o exercício resulta em um sono de melhor qualidade e pode ser um tratamento potencial para a insônia. Alguns especialistas do sono recomendam o treino cinco horas antes de dormir, pois a temperatura do corpo em mudança (um aumento, seguido de uma diminuição) prepara o seu corpo para dormir. Dependendo do quão rápido sua temperatura corporal sobre e desce, você pode beneficiar com menos tempo entre o exercício e dormir. Os hormônios liberados pelo exercício também podem torná-lo sonolento. Para o seu treino combater a insônia, vai depender do vigor de seu exercício. Se for muito intenso sempre, você pode fazer a insônia ainda pior, o que vai prejudicar seus ganhos musculares.

Pode dormir depois do treino?

Dormir depois do treino pode ajudar seu organismo a ter mais ganhos musculares. (Foto: divulgação)

Dormir depois do treino faz bem? A performance e o horário do treino

Se o único horário no seu dia para malhar é logo antes de dormir, você está colhendo benefícios porque seus músculos já estão aquecidos. As pesquisas sugerem que o momento ideal para a musculação é a tarde ou início da noite devido à função corporal ideal. No entanto, mesmo que você malhe mais tarde, pouco antes de sua hora de dormir, seu corpo pode ser melhor preparado para a atividade, e não deve impedir que você obtenha uma boa noite de sono.

Participar de um treino pesado tarde da noite não afeta negativamente a qualidade do sono naqueles que não tem insônia. Se exercitar antes de ir para a cama ajuda a dormir. Mas atenção: o exercício imediatamente antes de ir para a cama não é para todos. Exercício vigoroso, como treinamento funcional, pode desencadear síndrome das pernas inquietas, que pode impedir que você adormeça. Faça anotações sobre como você se sente logo após o exercício e se ele bloqueia sua capacidade de adormecer naquele momento.

Dormir tarde atrapalha na hipertrofia? Exercícios e perda de peso

Dormir logo após um treino pode promover a perda de peso. Malhar constrói os músculos, e os resultados da massa muscular maior em um metabolismo mais rápido ajudam a queimar calorias mais rapidamente, podendo resultar na perda do peso. Enquanto você dormem seu corpo queima gordura de forma mais eficiente do que quando você está acordado, para que você obtenha o dobro dos benefícios. Além disso, não dormir o suficiente pode negar os benefícios de perda de peso de malhar. Portanto, dormir tarde pode não atrapalhar a hipertrofia, desde que você obtenha a quantidade de sono necessária para descansar o suficiente.

Dormir depois do treino é bom!

Para se beneficiar mais de dormir logo após o exercício, obtenha a quantidade recomendada de sono por dia. Suas necessidades de sono podem variar com base na sua idade e sexo. A genética também pode influenciar em suas necessidades de sono. Em média, no entanto, os adultos precisam de sete a nove horas de sono cada noite. Dormir muito pouco depois de sua rotina de exercícios pode diminuir o estado de alerta e desempenho durante as horas de vigília, enquanto dormir demais pode aumentar o risco de acidentes e doenças.

Como você faz com o sono depois do treino? Você dorme ou segura o sono? O que prefere fazer? Qual horário mais gosta de treinar?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.