Acordar cedo ajuda a fazer seu dia render muito mais e se tornar ainda mais efetivo. Quem acorda cedo produz mais e melhor, além de ser um hábito extremamente saudável. Que tal, então, aprender como fazer para acordar cedo e com disposição para as atividades do dia a dia?

Como acordar cedo com disposição: dê os primeiros passos

A parte mais difícil da manhã é simplesmente sair da cama. Um alarme longe da cama é um truque velho e eficiente para te forçar a levantar e desligá-lo. Além desse truque, ou para quem não pode utilizá-lo, para impedir que você volte a adormecer, você pode combinar dois alarmes: um silencioso, do seu celular por exemplo, e um alarme que você tenha que desativar logo depois, mais distante da sua cama. Principalmente se você mora com alguém e quer evitar que essa pessoa acorde, você vai se forçar a levantar e desligar o alarme o quanto antes.

Como acordar cedo

Acordar mais cedo não é uma tarefa tão impossível. Porém, vai exigir de você uma dose de disciplina e dedicação. (Foto: Lifehack)

Como acordar cedo sozinho: cultive um ambiente apropriado para isso

Aqui estão algumas idéias para acordar seu cérebro (e mantê-lo alerta durante todo o dia):

  • Ouvir programas de rádio de notícias pela manhã ou podcasts
  • Ler sobre pessoas que acordam cedo
  • Lembrar-se sobre a importância de acordar cedo todos os dias
  • Estudar sobre como ter sono de melhor qualidade e como acordar de bom humor

Você pode não conseguir pensar direito quando seu alarme dispara. Mas se você mergulhar neste ambiente, até mesmo sua mente desacordada e confusa da manhã se sentirá compelida a acordar.

Como acordar cedo todos os dias: seja mais pró ativo

Quando você é mais pró ativo sobre o seu dia, você salta da cama com outro ânimo. Não se conduza com a culpa sobre por que você tem que acordar cedo. Faça de acordar cedo algo que você começa e precisa passar a fazer. Não tenha medo de se motivar fazendo algo divertido pela manhã. Jogue alguns jogos ou entregue-se a alguma leitura de lazer. Saia para brincar com o cão, tome uma ducha gelada cantando, nade na piscina de sua casa ou prédio. O importante aqui é mostrar para seu cérebro que você já está se levantando e motivado.

Acorde cedo criando responsabilidades

Você pode recrutar um amigo ou familiar para se comunicar todos os dias pela manhã, ou para começarem alguma atividade juntos. Isso vai te dar um senso de responsabilidade para com acordar cedo. Pode ser também uma obrigatoriedade com alguma tarefa específica, como postar uma mensagem no Facebook ou Twitter, por exemplo.

Dificuldade em acordar cedo pode não ser questão de preguiça

A luta de acordar cedo não é toda mental. Há um componente físico forte, pois tanto a quantidade quanto a qualidade do sono que você recebe são fatores importantes para te ajudar a acordar cedo. Embora seja óbvio, certifique-se de ir para a cama em um bom horário se quiser acordar cedo. Além disso, preste atenção à sua dieta e exercícios. A aptidão física geral afeta fortemente seus hábitos do sono e níveis de energia. No caso do sono ser muito grande, consultar-se com um neurologista pode ser o primeiro passo para encontrar as causas do seu problema de sono.

Nunca aperte o botão de soneca do alarme

Apertar o botão de soneca do seu alarme não lhe dá mais sono relaxante. Seu corpo e mente não estão se recuperando e você está apenas perdendo tempo. Estendendo seu tempo de soneca você só está cansando mais sua mente e seu corpo, e prejudicando seu hábito saudável de acordar mais cedo.

Acorde no mesmo horário todos os dias

Seu corpo torna-se condicionado a isso e regula o seu sono em padrões em conformidade. Você obtém mais do seu sono REM precioso e quando você tem um tempo regular de sono, seu corpo realmente começa o processo de acordar muito antes de seu alarme soar. Isso te dará mais energia e melhorará a qualidade do seu sono.

Continue acordado!

Depois de acordar cedo, o desafio é ficar acordado. Talvez você possa tomar um café ao ar livre, olhando o movimento na janela. Ou você pode acordar e já ir fazendo exercícios. O importante aqui é criar um ritual que te deixe mais atento, e pronto para o dia que está começando!

Como você faz para acordar cedo? Quais são seus rituais matinais?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.