Se você achar que é difícil passar seu dia inteiro sem tirar uma soneca, você pode precisar fazer algumas alterações no seu estilo de vida. Diferente de fadiga, sonolência constante envolve padrões de sono agitado durante a noite, que resultam em estar cansado durante o dia. Se o seu médico descartou a possibilidade de distúrbios do sono, você precisa alterar os seus comportamentos durante o dia e padrões podem ajudá-lo a dormir mais profundamente e ter mais energia durante o dia. Mas antes de começar a adotar medidas de como dispersar o sono, tenha certeza de descartar, junto ao seu médico, quaisquer doenças ou problemas mais graves que podem estar dificultando seu sono reparador ou que você fique ativo durante o dia.

Crie um espaço confortável para dormir

Tentar dormir em um quarto que é muito quente ou muito frio, tem uma organização que passa uma sensação de espaço agitado, ou onde há muito barulho, pode interferir significativamente com a obtenção de um sono de qualidade durante a noite, deixando você se sentindo sonolento durante o dia. Pinte seu quarto com cores suaves, como um azul claro, ajuste a temperatura com um ar condicionado, ventilador, ou aquecedor, e abafe qualquer ruído em excesso que venha de janelas com espumas ou “tampões” para a janela. Mantenha no quarto um pote de água para melhorar a umidade do ar, ou compre um umidificador, principalmente se você tem problemas respiratórios. E nada de televisão ou aparelhos eletrônicos no quarto.

Colchões e travesseiros confortáveis para um bom sono

Comprar um colchão e travesseiros confortáveis. O nível correto de firmeza é subjetivo para cada pessoa, e você deve testar e escolher o colchão com a firmeza ideal para sua necessidade. Um bom travesseiro, que não seja muito duro ou muito mole, é necessário também para o conforto na hora de deitar na cama. Fuja de camas duras, pois elas não cedem ao contorno do seu corpo, e podem causar dores.

Tenha uma rotina para atacar o sono de frente

Atenha-se um horário para dormir e acordar todos os dias da semana. Treinar seu corpo para ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias pode ajudar a definir ciclo de sono-vigília e te ajudar a parar de ficar sonolento o dia inteiro.

Cuidando para não sentir mais sono

Mantenha se sono em dia para evitar acidentes, além de manter afastados problemas de saúde que só se agravam com sonos de má qualidade. (Foto: optimalwellnesslabs.com)

Limite a quantidade de cafeína que você consome durante o dia

A cafeína pode se voltar contra você por ficar em seu sistema por muito tempo, afetando sua capacidade de adormecer ou permanecer dormindo durante a noite. A cafeína de manhã é normalmente aceitável, mas esteja ciente de como beber café, chá ou refrigerantes à tarde afeta seus padrões de sono. Limite o consumo de cafeína até, no máximo, as 16:00, dando um tempo para seu organismo processar a substância.

Evite cigarro e bebidas alcoólicas

Ambos são estimulantes e podem afetar sua qualidade de sono, deixando-o se sentindo sonolento durante o dia. Se seu problema é mais grave, e a sonolência está atrapalhando muito sua vida normal, corte o álcool e a nicotina também nos fins de semana, pelo menos até seu organismo voltar a ter uma rotina normal de sono. Passar sono faz mal e pode até te matar.

Dieta saudável, sono saudável

Coma uma dieta saudável que consista em frutas e legumes frescos, carboidratos de grãos integrais, proteínas magras e gorduras insaturadas. Açúcar, farinha branca e gorduras saturadas pode colocar estresse em seu corpo, o que pode levar a uma sensação de sonolência.

Exercícios para uma vida saudável

Exercite-se regularmente. Mesmo que seja uma caminhada de 30 minutos por dia, isso pode ajudar aliviar o stress e te encaminhar para um dormir mais tranquilo à noite. Evite o exercício perto da hora de dormir, pois a prática pode acabar te deixando com mais energia e atrapalhando seu sono.

Dicas rápidas para acabar com a sonolência

Tente ter entre 7 e 10 horas de sono por dia. Um diário de sono, relatando quantas horas você dormiu cada dia e como foi a qualidade do sono, vai ajudar você e seu médico a descobrirem qual a quantidade certa de sono para seu organismo. Tire um cochilo especialmente à tarde, logo após o almoço, pois isso pode refrescá-lo para continuar o seu trabalho para o resto do dia. para não ficar sonolento ou muito lerdo, tome um copinho de café antes de tirar o cochilo. Lave o rosto com água fria para reduzir a sua sonolência. Pouco antes de dormir, tome um banho morno ou quente, e não coma muito durante à noite, para não atrapalhar seu sono.

Tente relaxar. Estresse e ansiedade fazem com que você durma mal e isso só vai fazer você se sentir sonolento no dia seguinte. Sinta-se positivo e trabalhe em seu sentimento de entusiasmo, para que possa liberar energia positiva em você e diminuir a sua sonolência. Ter um hobby que te dá prazer pode ajudar bastante a combater a tensão.

E você, o que faz para melhorar seu sono? Quais dicas você usou e que funcionaram?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.