O chá de hortelã é o sabor favorito para muitos bebedores de chá. É comumente associado como refrescante em tempos de calor. Além de ser muito saboroso, também existem muitos benefícios para quem beber chá de hortelã. Entender esses benefícios para a saúde pode ajudá-lo a aproveitar melhor chá de hortelã para que você possa melhorar a sua saúde. Mas não se esqueça: nenhum tratamento começa bem se você não conversar com seu médico primeiro. Ele te ajudará te encaminhando para os melhores tratamentos e cuidados com a sua saúde.

Benefícios do chá de hortelã

Aliviar problemas de estômago Hortelã é considerado eficiente contra problemas de estômago e pode ajudar com a síndrome do intestino irritável, náuseas, dores de estômago, diarreia ou constipação. As pessoas muitas vezes acham mais fácil consumir chá de hortelã porque ele não contém açúcar, já que balas de hortelã podem irritar ainda mais o estômago.

Ajuda na digestão Hortelã age como um carminativo refrescante que ajuda a aliviar a dor no trato digestivo, ajudando os gases a se moverem através de seu estômago e intestinos depois de ter comido. Em muitas culturas, hortelã será servido depois de ter comido para promover o fluxo de bile para que o seu corpo vá digerir os alimentos mais facilmente.

Aliviar náuseas, febre e tosse Especialistas afirmam que as folhas de hortelã podem criar um chá que vai ajudar a manter a náusea longe e sanar um estômago “nervoso” ou enjoado que muitas pessoas sentem ao viajar em um carro, avião ou barco. As qualidades antiespasmódicas do hortelã pode ajudar a prevenir o vômito, que muitas vezes vem com náuseas ou dores de estômago nessas condições. As propriedades analgésicas do chá podem ajudar a acalmar e relaxar os músculos do estômago e do intestino, ajudando também com problemas relacionados a estes órgãos.

Impulsionar o sistema imunológico Muitas pessoas consomem chá de hortelã quando eles estão sofrendo com gripe ou resfriado, pois é rico em cálcio, vitamina B e potássio, que pode dar o sistema imunológico um impulso. Alguns afirmam que beber chá de hortelã pode ajudar a manter os casos de asma leve sob controle, embora os profissionais médicos duvidam desta informação. Estes ingredientes podem ajudar a aliviar os sintomas da sua doença e impedi-lo de ficar doente no futuro.

Reduzir mau hálito Aqueles com mau hálito podem saborear chá de hortelã para ajudar a incentivar um cheiro mais agradável. Beber chá de hortelã em uma base regular é creditado como responsável em ajudar a livrá-lo de forma permanente dos sintomas de mau hálito que podem ser desconfortáveis ou embaraçosos, mas a ciência por trás dessas afirmações é um pouco discutível.

Diversificando o uso do hortelã

Se você não gostar de chás, o hortelã também é um ótimo complemento para sucos e sopas. (Foto: thebathtubdiva.com)

Aliviar o estresse O gosto e o cheiro de hortelã-pimenta são conhecidos para ajudar a aliviar o estresse. Beber chá de hortelã pode ajudar as pessoas a dormir mais facilmente à noite por causa dessas propriedades para aliviar o estresse. Alguns acreditam que este alívio do estresse que vem com beber chá de hortelã está ligada a melhoria do sistema imunológico que esta bebida proporciona.

Outros Benefícios Alguns afirmam que o chá de hortelã pode suprimir o apetite, o que é útil para aqueles que estão tentando perder peso. Outros pensam que dar um chá de hortelã pode ajudar a gerenciar a cólica. Outros ainda descobriram que beber chá de hortelã pode ajudar a reduzir o desconforto associado a dores de cabeça ou enxaquecas.

Precauções e efeitos colaterais do chá de hortelã

Refluxo ácido Aqueles que têm a doença do refluxo gastroesofágico podem ver um aumento em seus sintomas ao beber chá de hortelã, porque este chá vai relaxar os músculos do estômago e os músculos do esfíncter. Isso pode levar ao ácido do estômago para fluir até o esôfago e agravar os sintomas já existentes.

Precauções para mulheres grávidas Beber chá de hortelã durante a gravidez pode provocar o útero para relaxar, o que pode aumentar o risco de ter um aborto. Não há evidência científica que atualmente observa especificamente que os chás de hortelã vão aumentar este risco, mas aquelas que têm um histórico de abortos espontâneos devem tomar cuidado e se abster de beber chá de hortelã, enquanto elas estão tentando engravidar ou durante a gravidez. Também é aconselhável que as pessoas que estão amamentando evitem beber chás de hortelã, pois isso pode ser perigoso para bebês e crianças pequenas.

Interações com outros medicamentos Em alguns casos verificou-se que o chá de hortelã interagiu negativamente com outros medicamentos que os indivíduos têm vindo a tomar. Se estiver a tomar qualquer medicamento, você deve ter o tempo para confirmar com seu médico sobre se é ou não é seguro para você consumir chá de hortelã, especialmente se você está pensando em beber este chá regularmente como parte de um regime de saúde. Se você tem algum tipo de alergia a mentol, você deve evitar beber chá de hortelã, pois isso aumenta o risco de efeitos colaterais. Você também deve evitar beber chá de hortelã, se você sofre de asma, uma vez que pode aumentar os sintomas.

Consequências da overdose de hortelã Overdose de qualquer erva pode ter efeitos adversos sobre a saúde em geral, e isto vale também para o hortelã. Se você consumir uma quantidade excessivamente grande de hortelã pode causar cólicas, diarreia, sonolência, dores musculares, diminuição da frequência cardíaca e tremores. Uma overdose de hortelã é extremamente rara, mas para evitar essa condição você deve tomar cuidado quando você está preparando o seu chá de hortelã. Verifique a quantidade de folhas que estão sendo usadas ​​em cada copo para determinar se a dose está dentro do limite recomendado. Idealmente, cada xícara de chá de hortelã deve conter em torno de um grama ou colher de chá de hortelã deixa para cada 150 ml de água que está sendo usada para ferver o chá. Você não deve beber mais do que duas a três porções de chá de hortelã por dia para evitar os efeitos colaterais potenciais.

Você conhece mais benefícios do chá de hortelã? compartilhe nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.