Comidas orgânicas e métodos naturais de cura estão cada vez mais em voga. Se você é daqueles que busca essas opções porque tem medo de médico, não se esqueça de que você deve sempre consultá-lo para problemas de saúde. Mas alguns problemas simples, como cólicas menstruais, artrite, algumas alergias e mais podem ser controlados por métodos mais naturais. Os chás medicinais são usados há séculos para ajudar nesses problemas e mais. Se você sofre de pequenos problemas de saúde, há grandes chances de que utilizando chás medicinais você terá alívio desses sintomas.

A China e o Egito antigos já usavam de chás para melhorias na saúde. Suas propriedades eram constantemente relatadas. Normalmente, os chãs são feitos de folhas, flores ou raízes de plantas. Mas mesmo galhos ou a casca podem fazer parte da receita. A forma mais comum de preparo é colocar os ingredientes em água fervente por um certo tempo e beber quente para tirar o máximo de proveito da bebida. E tem alguns efeitos que você pode esperar. Alguns efeitos mais comuns dos chás medicinais em seu corpo são o de relaxamento e estimulação. Chás podem ajudar a te acalmar, aliviar o stress ou mesmo, te dar energia. Propriedades diuréticas estão comumente associadas com a maioria dos chás e a evidência mostra que eles podem ajudar na filtragem de seu corpo. Há chás ligados com a redução da pressão arterial, assim como a diminuição nos níveis de colesterol. Alguns deles inclusive são utilizados para combater a fadiga. O alívio também pode ser encontrado para a artite, dores musculares, dores de cabeça, tensão pré menstrual e muito mais.

Achar o chá ideal para seu problema é facil. E com a ajuda dessa série de artigos vai ficar mais ainda. Desde os problemas mais básicos até alguns mais complicados, existe um chá para amenizar os sintomas. Hoje vamos tratar de chás medicinais para o stress, um complemento para aqueles que querem tratar dessa grande mazela do adulto trabalhador.

CHÁS MEDICINAIS PARA O STRESS

Camomila

Solução para o stress

O chá de camomila além de propriedades calmantes, tem propriedades estéticas, como o tratamento de olheiras. (Fonte: blogamos.com)

A camomila é uma erva que vem da família das margaridas. As flores frescas ou desidratas da camomila são usadas para chá por séculos, curando um grande número de doenças. O ingrediente ativo da camomila é um óleo essencial bisabolol, que contem propriedades anti-irritantes, anti-inflamatórias e anti-microbiais.

Folha de maracujá

Soluções para o stress

É comum que as pessoas pensem que o maracujá tem propriedades calmantes sendo que, na verdade, tais propriedades estão em suas folhas e flores. (Fonte: olhares.uol.com.br)

O chá da folha/flor de maracujá tem propriedades relaxantes já comprovadas há séculos por tribos nativo americanas. Sua flor contém compostos bioativos que tem efeitos calmantes, incluindo flavonóides e passiflorine, um fitoquímico comparável ao narcótico morfina. Em testes, comprovou-se seu efeito ansiolítico e para tratamento de insônia.

Hortelã

Soluções para o stress

Mesmo quando não utilizado em chás, o hortelã também se mostra como um excelente tempero para comida, principalmente sobremesas. (Fonte: rusticitycomes.blogspot.com.br)

O chá de hortelã tem comprovado ter propriedades curadoras devido ao mentol que contém. Alguns problemas de estômago podem ser tratados com esse chá. Seu sabor também pode apaziguar problemas de mal hálito. Ajuda no controle do stress e acalma e relaxa os músculos intestinais.

Erva-cidreira

Soluções para o stress

Da mesma família da menta e do boldo, a erva-cidreira tem um cheiro extremamente agradável, usado na aromaterapia. (Fonte: www.casadasessencias.com.br)

A erva-cidreira é um anti-viral natural, ótimo para beber se você estiver sentindo-se indisposto. Essa proprieda ajuda no tratamento da fadiga crônica. Um dos principais usos da erva-cidreira é seu potencial tranquilizador. Problemas de estômago, cólicas ou do coração podem ser facilmente amenizados. Suas folhas também abaixam a pressão sanguínea, sendo inclusive sugerido para crianças e bebês.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.