O que é refluxo? Causas, sintomas e tratamento!
A doença do refluxo gastroesofágico é uma condição na qual o conteúdo do estômago (comida ou líquido) vaza do estômago para o esôfago (o tubo que liga a boca ao estômago). Esta ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas.
Causas do refluxo
Quando você come, o alimento passa da garganta para o estômago através do esôfago. Uma vez que a comida está no estômago, um anel de fibras musculares evita que os alimentos se movam de volta para o esôfago. Estas fibras musculares são chamadas de esfíncter esofágico inferior. Se este músculo do esfíncter não se fecha bem, comida , líquidos e ácido do estômago podem vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado de refluxo ou refluxo gastroesofágico. Refluxo pode causar sintomas ou pode até mesmo danificar o esôfago.
Leia também
Os fatores de risco para o refluxo incluem:
- Álcool (possivelmente);
- Hérnia hiatal (uma condição na qual a parte do estômago se move acima do diafragma , que é o músculo que separa as cavidades torácica e abdominal);
- Obesidade;
- Gravidez;
- Esclerodermia
- Fumo.
Azia e refluxo gastroesofágico podem ser causados ou agravados pela gravidez e muitos medicamentos diferentes. Tais drogas incluem:
- Anticolinérgicos (por exemplo, para enjoo);
- Os beta-bloqueadores para a pressão arterial elevada ou doença cardíaca;
- Broncodilatadores para asma;
- Os bloqueadores dos canais de cálcio para a pressão arterial alta;
- Drogas de dopamina ativas para a doença de Parkinson;
- Progestina para o sangramento menstrual anormal ou controle de natalidade;
- Sedativos para insônia ou ansiedade;
- Os antidepressivos tricíclicos.
Se você suspeitar que um de seus medicamentos podem estar causando azia, fale com o seu médico. Nunca altere ou interrompa uma medicação que você toma regularmente sem falar com o seu médico.
Sintomas do refluxo
Os sintomas mais comuns são:
- Sentir que a comida está preso atrás do esterno;
- Azia ou uma dor de queimação no peito (sob o esterno);
- Aumento com a dobra, inclinação, deitar-se ou comer;
- Mais provável ou pior à noite;
- Aliviada por antiácidos;
- Náusea depois de comer.
Os sintomas menos comuns são:
- Regurgitação;
- Tosse ou pigarreamento;
- Dificuldade em engolir.
- Soluços;
- Rouquidão ou mudança na voz;
- Dor de garganta.
Exames e testes para o refluxo
Você pode não precisar de todos os testes se os seus sintomas não são graves. Se os sintomas forem graves ou voltam depois de terem sido tratados, um ou mais testes podem ajudar a diagnosticar o refluxo ou quaisquer complicações:
- Endoscopia digestiva é freqüentemente usada para encontrar a causa e examinar o esôfago por danos. O médico insere um tubo fino com uma câmera na ponta através de sua boca . O tubo é então passado para o esófago, estômago e intestino delgado;
- Bário;
- PHmetria esofágica contínua;
- Manometria esofágica;
- Um teste de sangramento oculto nas fezes positivo pode diagnosticar sangramento que vem de irritação no esôfago, estômago ou intestinos.
Tratamento para o refluxo
Você pode fazer muitas mudanças de estilo de vida para ajudar a tratar os seus sintomas. Evite alimentos que causam problemas para você. Fazer alterações em sua rotina antes de ir dormir também pode ajudar.
Evite drogas tais como a aspirina, o ibuprofeno ou naproxeno. Tome paracetamol para aliviar a dor. Tome os medicamentos com água em abundância. Quando o médico lhe ser um novo medicamento, lembre-se de perguntar se ele vai fazer a sua azia pior.
Você pode usar antiácidos após as refeições e antes de dormir, embora eles não durem muito tempo. Efeitos colaterais comuns de antiácidos incluem diarreia ou prisão de ventre. O farmacêutico , médico ou enfermeira podem te dar mais opções paliativas.
Cirurgias anti -refluxo ( fundoplicatura e outros) podem ser uma opção para pacientes cujos sintomas não desaparecem com as mudanças de estilo de vida e medicamentos. Azia e outros sintomas devem melhorar após a cirurgia, mas você ainda pode precisar de tomar medicamentos para a azia. Há também novas terapias para o refluxo que podem ser realizadas através de um endoscópio (um tubo flexível introduzido através da boca para o estômago).
Prognóstico para o refluxo
A maioria das pessoas respondem às mudanças de estilo de vida e medicamentos. No entanto, muitos pacientes precisam continuar a tomar medicamentos para controlar os sintomas. O importante é um trabalho em conjunto com vários profissionais da saúde, começando por um gastroenterologista e passando por um bom nutricionista. Você deve ter consciência do refluxo como um reflexo da sua rotina.
Lembrando que a auto medicação pode atrapalhar um diagnóstico mais preciso pelo seu médico. Portanto, corra disso e busque o profissional para te ajudar.
Dúvidas? Sugestões? Críticas? Use o espaço de comentários abaixo para tornar este espaço cada vez mais colaborativo!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
6 chás bons para enjoo
Por que a automedicação é tão perigosa?
Como lidar com os efeitos colaterais de remédios?
8 chás bons para dor de estômago
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.
Um comentário para: “O que é refluxo? Causas, sintomas e tratamento!”
Rosemary Teobaldo
Eu adorei em saber tudo ou quase tudo sobre AZIA e REFLUXO, obrigada!…