Quando aparece a dor de garganta fica difícil comer e fala. Além de prejudicar seu dia a dia, uma dor de garganta pode causar tosse e outros incômodos diversos. É importante que antes de sair usando remédios naturais para sua garganta, você deve conversar com seu médico para saber quais são seguros para uso. E claro, se o problema persistir, você deve ir para uma emergência para buscar a completa cura do problema.

Se você já seguiu esses passos, então você pode tentar usar o chá de alho para aliviar a dor de garganta. É um remédio natural que já se provou muito eficaz para pelo menos aliviar os sintomas da doe de garganta. Mas como fazer um bom chá de alho para a garganta? É essa a receita que vamos passar para vocês.

Como fazer chá de alho para dor de garganta?

Você pode aliviar sua dor de garganta e aliviar os sintomas de um resfriado com este delicioso chá caseiro. Para fazer um chá de alho completo, você vai precisar de hortelã, limão, gengibre, mel e alho. Todos esses três componentes possuem propriedades antimicrobianas, o que significa que eles podem inibir ou ajudar a matar bactérias e/ou vírus.

O mentol no hortelã refresca o tecido da garganta inflamada e pode ter efeitos anti-inflamatórios para reduzir o inchaço em seus seios nasais.

O mel cobre as mucosas, o que ajudará a acalmar sua dor de garganta. Ele também possui propriedades curativas anti-bacterianas e curativas para os tecidos machucados.

O limão adiciona vitamina C, o que ajuda seu sistema imunológico a se recuperar mais rapidamente.

Chá de alho

O chá de alho é um ótimo remédio natural para a garganta e vai ajudar a melhorar os sintomas da inflamação. (Foto: The Chalkboard Mag)

Receita do chá de alho para garganta inflamada

É melhor começar a tomar o chá assim que começar a sentir sintomas pois isso aumenta a probabilidade de reduzir a duração ou a gravidade do seu problema. Duas ou três xícaras por dia são apropriadas. Recomendamos colocar o chá em uma garrafa térmica e tomá-lo durante todo o dia.

Ingredientes

  • Folhas de hortelã
  • 8 fatias de gengibre fresco
  • 4 dentes de alho
  • Suco de 1/4 de limão
  • Mel

Modo de Preparo

Descasque os dentes de alho e depois esmague com o lado de uma faca para liberar os óleos essenciais. Corte em pedaços bem pequenos para colocar no chá. Ferva o hortelã, o gengibre fatiado e o alho esmagado em 4 xícaras de água por 10 minutos. Adicione limão e mel ao gosto. Espere esfriar um pouco antes de tomar. Você pode também gargarejar um pouco do chá por um minuto para ajudar na cura da garganta.

Por que tomar esse chá bom para garganta?

Esse chá pode ser tomado de forma preventiva em épocas de maior frio ou de clima mais intermitente, de forma a blindar seu organismo contra os piores efeitos de uma inflamação na garganta. Só tome cuidado para não consumir o chá demais, pois o alho pode causar efeitos ruins no sistema digestivo. É interessante o consumo uma vez por dia quando a garganta estiver ruim ou uma vez por semana, de forma preventiva.

Quais as receitas de chá de alho vocês usam para a garganta inflamada? Quais outros ingredientes colocam no chá para deixá-lo ainda mais eficiente? Deixem nos comentários suas participações! Quanto mais vocês participam com críticas, elogios, sugestões e perguntas, melhores ficarão as postagens em nosso blog!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.