As calorias do álcool são calorias vazias, e não têm qualquer valor nutricional. A maioria das bebidas alcoólicas contêm traços de vitaminas e minerais, mas geralmente não em quantidades que fazem qualquer contribuição significativa para a nossa dieta. Fora isso, as bebidas alcoólicas tem muito mais calorias do que gostaríamos de admitir, contribuindo bastante para o ganho de peso. O álcool também reduz a quantidade de gordura que seu corpo queima para obter energia. Embora possamos armazenar nutrientes, proteínas, carboidratos e gordura em nossos corpos, não podemos armazenar álcool.

Para se liberar do álcool, nossos sistemas vão se focar em se livrar dele. Como esse processo tem maior grau de prioridade, todos os outros processos que deveriam estar ocorrendo, incluindo absorção de nutrientes e queima de gordura são interrompidos. Ainda duvida? Dá uma olhada nas calorias das bebidas mais populares.

Calorias do Vinho

Um copo de 250 ml de vinho contém 228 calorias, aproximadamente o montante de uma barra de 44 g de chocolate. Isso significa que uma pessoa que bebe apenas alguns copos por semana pode consumir um extra de 2000 calorias ou mais em um mês. Ao longo de um ano, isto é o equivalente a comer 184 pacotes de batatas fritas. Tanto os vinhos tintos quanto os brancos são igualmente calóricos. Um copo de 175 ml de vinho tinto ou branco pode conter até 160 calorias

Calorias do Champanhe

O champanhe em um vidro de 125 ml contém 89 calorias e leva nove minutos de corrida para queimar. É mais leve que o vinho, e é bebido em menores quantidades. Como bebida alcoólica menos calórica, recomendamos o champanhe!

Calorias da Cerveja

500 ml de cerveja podem conter até 180 calorias, aproximadamente o mesmo que uma fatia de pizza. Beber dois litros de cerveja por semana acrescenta a mais do que 44.200 calorias extras por ano. Para os homens, um litro de cerveja com cinco por cento de álcool contém 215 calorias, que é 8,6% da ingestão calórica diária recomendada. Para mulheres, cerca de 11%.

Perigos do álcool para a dieta

A barriga de cerveja tem um motivo. Podemos consumir, em uma noite de cervejada, uma quantidade de calorias equivalente a um dia inteiro de alimentação normal. Não há corpo que consiga queimar isso tudo. (Foto: www.thestar.com)

Calorias da Cidra

Um litro de cidra contém 210 calorias, o que significa que se você beber dois litros você vai ter consumido aproximadamente a mesma quantidade de calorias de um Big Mac do McDonalds. Bebendo um copo de 250 ml, você estará consumindo 52,5 calorias, aproximadamente, o que é muito mais leve para quem quer manter a dieta.

Calorias do Whisky

Uma dose de uísque contém 64 calorias, o que equivale a 20 calorias maior do que uma fatia de bacon frito

Calorias do Gin

Um shot de gin, de 45 ml, contém 97 calorias. Como o gin é geralmente consumido com água tônica e outros ingredientes em drinks como o Martini, podemos chegar a mais de 130 calorias.

Calorias da Vodka

São 125 calorias por dose de 45 ml de vodka. Imagine então, quantas calorias deve ter sua caipirinha com vodka? 100 ml, com açúcar, são mais de 250 calorias. Com adoçante, aproximadamente 170 calorias.

Calorias da Cachaça

45 ml de cachaça contém 115 calorias. Assim como a vodka, quando a cachaça é misturada em coquetéis, aumenta-se consideravelmente a quantidade de calorias do drinque.

Calorias da Tequila

Um shot de tequila, com 45 ml, contém 69 calorias. É relativamente pouco, mas se você contar que a tequila é misturada em vários drinques com outros ingredientes, ou tomada em vários shots seguidos, temos uma receita para a engorda.

Calorias do Rum

São 65 calorias em cada dose de 45 ml, o que torna o rum uma das bebidas alcoólicas menos calóricas. Quando usado em drinques e coquetéis, espere dobrar ou triplicar essas calorias.

Calorias de licores e destilados

Os destilados não listados e licores contém uma média de 110 calorias (o equivalente a uma salsicha inteira). São quase 15 minutos de corrida para queimar isso tudo.

Calorias da Catuaba

Um copo de 200 ml de catuaba contém 226 calorias. É bom pensar bem nas horas de academia antes de tomar seu próximo copo de catuaba.

Calorias do Prosecco

Um copo de prosecco contém um número relativamente baixo de calorias, o que faz com que seja uma das bebidas alcoólicas mais amigáveis com a dieta. Uma taça de prosecco é estimado para conter cerca de 1 g de açúcar e 80 calorias no total, tornando-o menos calórico do que um copo de vinho tinto.

Qual a cerveja menos calórica? Como beber ingerindo menos calorias?

A partir da nossa lista, você pode começar a policiar melhor a quantidade de bebida alcoólica que ingere. No caso de cervejas, a bebida preferida pelo brasileiro, é ideal que quem for beber prefira as cervejas light, que contém menos calorias do que as cervejas normais

Como você controla sua ingestão de calorias alcoólicas? Quanto você bebe por semana?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.