Seu colesterol LDL é o colesterol “ruim”, sendo associado com o aumento do risco de aterosclerose e doença cardíaca. Você pode reduzir os níveis de LDL por meio de dieta saudável e exercício físico. Como se vê, o consumo de álcool também afeta o LDL especificamente, beber uma quantidade moderada de álcool pode realmente reduzir, ao invés de aumentar, o seu colesterol LDL. Mas e a cerveja? Qual seu efeito sobre o colesterol?

Vamos entender o que é o colesterol, deus efeitos sobre nosso corpo e como a cerveja atua sobre eles.

O que é o colesterol LDL?

A razão pela qual o seu médico aconselha-o a manter o colesterol LDL baixo é que os níveis sanguíneos elevados de colesterol LDL aumentam significativamente o risco de doença cardíaca, ataque cardíaco e derrame. LDL não é, na verdade, uma “espécie” de colesterol: é um transportador de colesterol, levando-o do fígado para as células do corpo para absorção. Se você tem altos níveis de LDL, o colesterol pode começar a acumular-se em suas artérias. Isto endurece e fragiliza paredes arteriais, em adição a um estreitamento das mesmas.

O que é o colesterol HDL?

Ao contrário do colesterol de LDL, níveis elevados de colesterol de HDL melhoram a saúde cardiovascular. HDL é um transportador de colesterol que transporta o colesterol das células do corpo e o interior das artérias para o fígado para excreção, o que significa que níveis elevados de HDL em circulação ajudam a limpar o excesso de colesterol do seu sistema. Qualquer coisa que você possa fazer para aumentar o HDL, incluindo beber quantidades moderadas de álcool, ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e reduzir o LDL.

Colesterol e sua relação com os triglicérides

Medidas saudáveis de colesterol LDL tem de estar abaixo de 130 mg/dL, ou miligramas por decilitro de sangue. Se você tem fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial elevada, diabetes ou obesidade, o médico pode sugerir que você mantenha seu colesterol LDL muito menor, possivelmente abaixo de 70 mg/dl. Triglicérides saudáveis medem 150 mg/dl ou menos e o recomendando é que você mantenha seus níveis de triglicérides abaixo de 100 mg/dl. Os níveis de HDL superiores a 60 mg/dl ajudam a protegê-lo contra doenças do coração: o colesterol HDL ajuda a puxar o colesterol LDL e triglicérides fora de seu sistema.

Consumo de cerveja na dieta saudável

A cerveja traz alguns benefícios para sua saúde, mas seu consumo pode trazer mais males do que te fazer bem. Cuidado e moderação são as palavras chaves. (Foto: www.ask.com)

A nutrição da cerveja

Se você gosta de cerveja e está seguindo uma dieta para reduzir o colesterol, boas notícias. Em uma garrafa de cerveja light, você consome apenas 103 calorias, sem gordura e sem colesterol. Estar com sobrepeso ou obesidade contribui para um alto nível de colesterol, por isso parte de sua dieta para baixar o colesterol envolve ficar dentro de um peso saudável. Isso só é possível quando você reduzir a sua ingestão calórica, em conjunto com atividade física moderada.

Cerveja e sua relação com os triglicérides

Alimentos em sua dieta, incluindo a gordura saturada, gordura trans, açúcar e álcool, podem elevar os níveis de triglicérides. Se você beber cerveja, limite o seu consumo. Se você é um homem de menos de 50 anos, inclua não mais do que 700 ml de cerveja em seu menu diário. Os homens mais velhos e todas as mulheres não devem beber mais do que uma cerveja de 700 ml por dia. Outros tipos de álcool também pode elevar os níveis de triglicerídeos. Se você beber vinho, limite a ingestão para, no máximo, 125 ml. Se você beber licor, limite da mesma forma que o vinho.

Cerveja e ganho de Peso

Beber cerveja pode levar ao ganho de peso. Se você bebeu 700 ml por dia, você acrescenta cerca de 300 calorias ao seu total diário. Se você não compensar essas calorias extras, seja eliminando 300 calorias dos alimentos em sua dieta ou que exercitar o suficiente para queimar as calorias adicionais, você pode ganhar 500 g a cada 11 ou 12 dias, com base no cálculo de que 3.500 calorias equivale a 500 g de gordura. Estar acima do peso pode elevar o colesterol LDL e triglicerídeos, bem como reduzir o seu colesterol HDL. Se você eliminou apenas uma cerveja de sua dieta diária, você pode perder até 7 kg em um ano. Perdendo 2 kg a 5 kg pode melhorar seus níveis de colesterol consideravelmente.

Benefícios da cerveja

Um estudo constatou que a ingestão de cerveja levou a níveis mais elevados de HDL, ou colesterol “bom”, e menores níveis de triglicérides no fígado. De acordo com a pesquisa, no entanto, argumentou que os benefícios documentados em muitos estudos têm sido raramente associados claramente e de forma única ao consumo de álcool, enquanto que o risco de consequências negativas significativas é claro. Por conseguinte, é recomenda a abstinência ou a moderação em combinação com outras opções de vida saudáveis.

Considerações Finais

Tecnicamente, o consumo de álcool moderado reduz o LDL e aumenta o HDL. No entanto, o consumo imoderado de bebidas alcoólicas aumenta o risco de uma série de outros problemas de saúde, incluindo danos ao fígado e rins, e alguns tipos de câncer. Como tal, é melhor manter o seu consumo moderado de cerveja, afim de melhorar os seus níveis de colesterol. Com a dieta certa, acompanhamento profissional e exercícios físicos, o resultado pode ser ainda mais positivo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.