O começo de uma dieta é o ponto mais delicado de um processo de emagrecimento. A disciplina com a alimentação é algo difícil de se conquistar e qualquer desleixe pode ser fatal para terminar sua determinação, força de vontade e motivação para emagrecer. Por isso, é importante saber que não é qualquer um que consegue sobreviver ao começo de uma dieta. E você deve resistir às tentações de sair dela no começo.

Nós sabemos que começar uma nova rotina de alimentação e reeducar seu paladar é algo muito difícil. Mas toda grande jornada começa com pequenos passos. Ao sentar com seu nutricionista e fazer seu cardápio diário, é hora de ser disciplinado e seguir o cardápio à risca. Algumas pessoas tiram um dia da semana para sair da dieta e abusarem. Mas se o propósito é aprender a se alimentar direito, esse “dia de folga” só serve pra atrapalhar as coisas.

Nas primeiras semanas de dieta, seu organismo provavelmente sofrerá um grande baque e, em alguns casos, até um certo tipo de síndrome de abstinência de alguns alimentos. Isso é completamente normal, pois toxinas estão sendo expulsas de seu corpo e seu metabolismo está aprendendo a lidar com uma nova rotina de alimentação, mais disciplinada e saudável.

Um deslize durante esse processo e seu organismo, que vive um momento delicado, botará todo o processo de condicionamento e mudança de paladar a perder, fazendo com que você tenha que começar tudo outra vez.

Pirâmide alimentar

É importante comer um pouco de tudo. Na foto, a diferente importância de cada grupo alimentar. (Foto: buylewisdiet.com)

Você pode até conversar com seu nutricionista e fazer uma dieta que corte alguns alimentos nocivos para sua saúde gradualmente. Isso vai preparar melhor seu corpo para uma nova fase, mais saudável. Porém, os resultados podem demorar mais tempo para aparecer, apesar da adaptação ser muito mais tranquila.

Se sua família inteira está fazendo um programa para uma melhor alimentação, sair da rotina irá quebrar com a disciplina de todos vocês. Então, é uma responsabilidade ainda maior se manter preso ao cardápio. Para conseguir fazer essas mudanças tão drásticas, seja criativo. Varie bastante os pratos, coma em restaurantes saudáveis, cozinhe e crie prazer com o hábito de se alimentar. Corte aparelhos eletrônicos durante as refeições em família e faça da sua dieta também uma grande e importante parte na melhora de sua qualidade de vida.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.