A cafeína é um composto naturalmente encontrado em muitas plantas, incluindo folhas de chá e grãos de café. Esta substância não fornece nenhum valor nutritivo. É sem gosto, então você não sabe necessariamente se está em sua comida ou bebida. No entanto, ela pode afetar seu humor e causar efeitos colaterais

100 a 200 mg por dia é o limite que alguns médicos sugerem de consumo desse nutriente, mas cada indivíduo é um pouco diferente. Para as mulheres grávidas, a quantidade tolerada de cafeína é menor. Últimos estudos mostram que mais de 400 mg por dia pode colocar um indivíduo em risco de efeitos adversos, tais como o aumento da micção, exaustão, bloqueio da absorção de magnésio, dores de cabeça e enxaqueca, problemas de sono, e aumento da pressão arterial. Muitos dos efeitos da cafeína, incluindo benefícios para a força, queima de gordura e euforia, estão sujeitos a tolerância, e podem não ocorrer em indivíduos que já estão acostumados com a cafeína, não importa quão grande for a dose.

A cafeína ocorre naturalmente em mais de 60 plantas, incluindo folhas de chá, grãos de café, ingredientes usados para fabricar o sabor cola de refrigerantes e cápsulas de cacau usadas para fazer produtos de chocolate. Vamos mostrar uma lista completa, começando, é claro, pela mais famosa bebida com cafeína.

Cafeína no café

Você pode esperar obter cerca de 95 mg de cafeína de uma xícara média de café. O café é a maior fonte dietética de cafeína. O teor de cafeína do café depende de muitos fatores diferentes, tais como tamanho da porção, tipo de grãos de café, forma como o grão foi tostado, ou o tipo de café.

Consumo do café na dieta

O consumo do café como estimulante e em moderação é recomendado, e pode trazer vários benefícios para sua saúde. (Foto: Huffington Post/Getty)

Lista de alimentos que contém cafeina: refrigerantes de sabor cola

A cola, o sabor de muitos refrigerantes famosos, é derivada de uma oleaginosa rica em cafeína. A cola natural tem um sabor amargo e contém entre 1 e 1,5 por cento de cafeína pura. A oleaginosa da cola é mastigada em certos países como ingrediente nutricional.

Chás que contém cafeína: chá preto e chá verde

O conteúdo exato da cafeína nos chás é difícil de definir devido a fatores mediadores, tais como o método de infusão, o tempo de infusão, o tamanho da dose e se você bebe a primeira ou a segunda infusão. Mas, em geral, uma porção de 250 ml de chá preto fabricado por 3 minutos, você terá aproximadamente 30 a 80 mg de cafeína, e uma dose de 250 ml de chá verde contém aproximadamente 24 a 45 mg.

Guaraná tem cafeína!

Guaraná é uma fonte natural de cafeína derivada das sementes da planta. Elas contém 3,6 a 5,8 por cento de cafeína. Esta planta está associada a muitos efeitos positivos, como a queima de gordura, aumento do desempenho, estimulação da atividade cerebral, prevenção de doenças e elevação da potência.

Cafeína da erva mate

A erva mate é um arbusto nativo da Argentina, Paraguai, Sul do Brasil e Uruguai. A erva já é usada há milênios por conta de suas propriedades edificantes, restauradoras e medicinais. Os ramos e folhas são preparados como um chá, que contém cerca de 70 mg de cafeína para cada 100 ml do líquido. A coisa interessante sobre a erva mate é que ela não é ácida em comparação com o café e tem uma menor quantidade de taninos que o chá verde e outros tipos de chá.

Bebidas energéticas e a cafeína

Bebidas energéticas não tem uma definição regulamentar exata para serem nomeadas, mas geralmente são classificadas como bebidas que visam ajudar a estimulação física e mental e dar uma maior sensação de alerta. A maioria das bebidas energéticas contém entre 30 e 200 mg por lata.

Cacau em pó tem cafeina!

O teor de cafeína nos grãos de cacau varia com o tipo de grãos de cacau e o grau de fermentação. Por exemplo, o chocolate ao leite contém cerca de 3,5 a 6 mg a cada 30 g de chocolate, e um pedaço de 50 gramas de chocolate escuro vai render entre 10 e 60 miligramas de cafeína.

Goma de mascar com cafeína

Certos tipos de gomas contêm cafeína. A maioria dos produtos de goma de cafeína claramente anunciam o ingrediente. É uma boa forma de se manter acordado, pois associa duas ações que ajudam no controle do sono: mascar chiclete e o consumo de cafeína.

Drogas e cafeína

Os efeitos de tomar cafeína com outras drogas pode ser perigoso e imprevisível. Por exemplo, há 65 mg de cafeína na Aspirina. Outros medicamentos, como relaxantes musculares, contém altas doses concentradas de cafeína, que podem causar um grande impacto à sua saúde.

Canela tem cafeína?

Não faz parte da lista de alimentos com cafeína, mas pode contar como um, pois muitas pessoas pesquisam por essa informação na internet. A canela não tem cafeína em sua composição. Porém, a canela tem outras substâncias estimulantes que podem ser confundidas com a cafeína. Com um consumo moderado, tanto a canela quanto a cafeína podem ter efeitos altamente positivos no seu dia a dia.

Quanta cafeína você consome por dia? Quais alimentos mais ricos em cafeína que você consome? E as bebidas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.