Tipos de feijão! Qual é mais nutritivo e com mais ferro e vitaminas? Branco ou preto?

Escrito na categoria "Dieta e Alimentação Saudável" por André M. Coelho.

Feijões são conhecidos em todo o mundo por seu valor nutritivo. Este alimento é cultivado em muitos países e culturas para a preparação de uma grande variedade de pratos. Os feijões são tem uma grande habilidade em absorver sabores de outros alimentos, e são muito fáceis de armazenar e cozinhar. No entanto, o consumo de feijão pode causar problemas gástricos, se não for bem preparado ou consumido em excesso. Da mesma forma, enquanto cozinhando, certifique-se de lavar os feijões corretamente, pois eles contém toxinas devido a fertilizantes pulverizados em sua forma bruta.

O valor nutricional dos feijões é infinito. Eles são conhecidos por serem nutritivos pois são ricos em fibras, proteínas e minerais. Eles são, num geral, baixos em gordura e trabalham para reduzir o colesterol ruim. Uma vez que eles são ricos em fibras, eles ajudam na digestão e melhoram os movimentos intestinais.

A maior diferença dos feijões está mesmo no valor nutricional de cada um deles, e vamos ajudar que você conheça esses valores.

Feijão vermelho tem ferro? Sim, e é também conhecido como Feijão Azuki

São pequenos feijões vermelhos. Tem um gosto doce e são uma excelente fonte de fibra, folato, potássio, magnésio, fósforo e muito ferro. Devido ao seu sabor, eles são usados principalmente em receitas da cozinha asiática. Eles também são adicionados em sobremesas para melhorar o sabor. Geralmente é vendido em uma forma seca, mas também pode ser comprado como uma pasta ou farinha. Conhecido também como carioquinha, o feijão vermelho contém os seguintes nutrientes, em uma porção de 60 gramas:

Benefícios do feijão

Cada um dos diferentes tipos de feijão, além de benefícios diferentes para sua dieta, proporciona um gosto delicioso para as mais diversas receitas. (Foto: Taste For Life)

Qual o feijão mais nutritivo? O carioca é um deles!

Estes feijões de tamanho médio são da cor marrom. Eles são uma excelente fonte de folato, fibra e uma boa fonte de ferro. Este feijão de forma oval deve ser hidratado antes do preparo. Eles estão disponíveis secos ou são pré-cozidos em latas. Os nutrientes do feijão carioca em uma porção de 60 g são:

Feijão frade ou fradinho

São feijões ovais, brancos e cremosos, com um detalhe preto na curvatura interna do feijão. É uma excelente fonte de fibras e folato. Este feijão está disponível como um feijão fresco ou seco que é usado em sopas e acompanhamentos. Os nutrientes do feijão frade para uma porção de 60 g são:

Feijão rajado

Eles vêm com uma coloração levemente rosada, possuindo listras vermelhas claras. Eles são conhecidos por ter bom teor de minerais e potássio. pode ser usado como um bom substituto do feijão vermelho nas mais diversas receitas. Seus nutrientes para uma porção de 60 g são:

Feijão verde

Eles vêm em forma oval e são de cor marrom claro ou verdes, como diz o nome. Folato e fibra são elevados neste feijão. Os nutrientes desse feijão para uma porção de 60 g são:

Feijão branco

São feijões de tamanho médio. Eles são ricos em ferro e proteínas. Eles estão disponíveis em forma enlatada ou seca. Os grandes feijões do norte são usados basicamente em pratos cozidos e em sopas. Seu valor nutricional para uma porção de 60 g é:

Feijão preto

Com certeza um dos mais tradicionais feijões na culinária brasileira, o feijão preto é conhecido pelo seu sabor forte, e usado nas mais diversas receitas cozidas. Seus nutrientes para uma porção de 60 g são:

Qual feijão tem mais ferro: branco, preto ou vermelho?

O que os especialistas afirmam é que a diferença de nutrientes entre os feijões, principalmente na questão da quantidade de ferro, é muito pequena para ser significativa. Em nossa pesquisa, o feijão branco mostrou uma maior quantidade de ferro, mas seu sabor pode não agradar a todos os paladares. É também o feijão que apresenta uma quantidade de gordura maior, que pode não ser uma boa opção para quem quer controlar a ingestão desse nutriente. O recomendado pelos nutricionistas consultados para esse artigo é consumir diferentes tipos de feijão na dieta, para aproveitar e combinar ao máximo os efeitos positivos desse alimento. Além disso, é claro, uma consulta com um nutricionista para encontrar o equilíbrio certo de nutrientes para sua dieta é ideal.

Qual seu feijão favorito? Por que? Você diversifica os tipos de feijão na sua dieta?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.