A maioria dos apaixonados por chá sabem todos os benefícios dos mesmos para a saúde, mas será que eles conhecem os riscos? Neste artigo vamos falar das contra indicações de 4 tipos de chá muito consumidos.

Quais as contra indicações do chá verde?

Este chá atrapalhar na absorção de ferro, isso acontece devido ao tanino existente neste chá. Especialistas concluíram que o tanino não deve ser ingerido junto às refeições principais.

As mulheres grávidas e as pessoas com intolerância a lactose também deve evitar o consumo deste chá. O tanino também tem efeitos negativos para estas pessoas, podendo provocar vômitos e náuseas.

A alta concentração de teofilina neste chá também indica contra indicações, este elemento é estimulante do tipo da cafeína. Diversos estudos concluíram que há efeitos negativos no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

O chá verde pode oferecer uma poderosa ação anticancerígena graças ao seu incrível poder antioxidante, mas quando a pessoa exagera no seu consumo, o efeito é justamente o contrário.

Isso acontece porque o flúor que é um dos elementos químicos existente neste chá, está diretamente relacionado a doenças cancerígenas, renais, cerebrais e do cólon. Além de ser responsável por transtornos de memória, concentração e atenção.

O chá verde também não é indicado para as pessoas que tem insônia e/ou hipertensão. A teofilina já citada ajuda a elevar a pressão arterial, ou seja, as pessoas com problemas e pressão podem correr sérios riscos. Portanto, elas devem evitar completamente este chá.

Para as pessoas com insônia, o consumo ainda pode ser feito, porém a pessoa deve evitar beber este chá próximo da hora de dormir. O mais indicado é que seja no máximo 4 horas antes de se deitar.

Por fim, o chá verde também não deve ser consumido pelas pessoas com gastrite. Geralmente estas pessoas podem sofrer com uma irritação estomacal com sintomas e uma sensação muito desagradável e incômoda.

Quais as contra indicações do chá verde e chá mate?

Seu chá favorito tem contra indicação?

Quais as contra indicações do chá de amora?

Consumir chá de amora em grandes quantidades pode provocar diarreia. Os especialistas indicam que por precaução, o mais indicado é consumir apenas uma xícara de chá por dia, ou variar o tipo de chá. Outra contraindicação do chá de amora é para as gestantes, as mesmas devem evitar o consumo deste chá.

Quais as contra indicações do chá de hibisco?

As pessoas que consomem este chá em excesso podem ter problemas com a fertilidade. Vários estudos mostram que o hibisco possui componentes que interferem nos níveis de estrogênio provocando alterações nos mesmos.

As mulheres que tem problemas graves de TPM e outras alterações do sistema endócrino podem ter este quadro agravado após o consumo do chá de hibisco. Geralmente as mulheres apresentam dificuldade para engravidar por alterações no processo de ovulação.

Quando falamos das gestantes e lactantes o consumo deve ser totalmente evitado. Este chá apresenta ações mutagênica para algumas pessoas deste dois grupos citados. Estas alterações podem interferir até mesmo na estrutura dos genes do bebê. Portanto, é melhor não arriscar.

Estudos também revelam contra indicação para as pessoas que possuem alteração na pressão sanguínea. O chá de hibisco oferece benefícios para os pacientes que têm pressão alta, ou seja, as pessoas que possuem pressão arterial baixa devem evitar este chá ou poderá sofrer uma hipotensão.

As pessoas que fazem uso de medicamentos para controlar a hipertensão também deve evitar este chá, uma vez que o remédio visa baixar a pressão, assim como o chá, podendo resultar em uma redução muito maior do que a necessária.

Quais as contra indicações do chá mate?

Este chá deve ser evitado pelas pessoas que possuem problemas estomacais como, por exemplo, a gastrite ou úlcera. As pessoas com problemas de insônia devem evitar o seu consumo próximo a hora de ir dormir, a existência de cafeína no mesmo pode provocar alterações na qualidade do sono.

A existência da cafeína também faz com que este chá seja totalmente contra indicado para as pessoas com problemas cardíacos e/ ou problemas da pressão arterial. Além dos riscos citados, o consumo elevado do chá mate pode provocar irritação da mucosa da boca, taquicardia e diarreia.

É importante frisar que a maioria das contra indicações citadas é para os casos de consumo excessivo. Se você não se enquadra nos grupos especiais apresentados, faça o consumo do seu chá moderadamente e aproveite todos os benefícios que o mesmo tem a oferecer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.