Quando se trata de refluxo ácido, existem certos alimentos que são quase universalmente problemáticos. A melhor estratégia é evitá-los, mas eles geralmente representam mais da metade das dietas de muitas pessoas. Vamos falar sobre esses alimentos para que você controle melhor sua alimentação e evite problemas.

Chocolate é um dos alimentos que causam refluxo

Más notícias para os amantes de chocolate: o chocolate parece causar mais refluxo do que qualquer outro alimento. É um golpe triplo:

1. O chocolate contém cafeína e outros estimulantes, como a teobromina, que causam refluxo.

2. O chocolate é rico em gordura, e a gordura causa refluxo.

3. O chocolate também é rico em cacau, e o cacau causa refluxo.

Teoricamente, o chocolate preto não é tão ruim quanto o chocolate com leite com alto teor de gordura, mas vamos encarar: todo chocolate é ruim para o refluxo.

Refrigerante é ruim para o refluxo

Refrigerantes e outras bebidas carbonatadas são algumas das principais causas do refluxo ácido. As bolhas de carbonatação se expandem dentro do estômago e o aumento da pressão contribui para o refluxo. Refrigerantes com cafeína e aqueles que são ácidos (quase todos) são ainda piores, pois são as mais ácidas para o seu organismo. Todas as bebidas carbonatadas podem ser um problema; portanto, recomenda-se a abstenção completa para evitar o refluxo ácido.

Frituras causam refluxo

Alimentos fritos são a causa mais reconhecida de refluxo. É também o alimento mais frequentemente associado à azia, que é a dor no peito causada pelo refluxo esofágico. Os alimentos fritos (ou até não tão fritos) estão na “lista ruim” devido ao seu alto teor de gordura.

Mesmo um alimento feito na air fryer, sem óleo, pode já ser um alimento que foi frito anteriormente e que pode prejudicar sua saúde.

Alimentação saudável sem refluxo

Uma boa alimentação poderá evitar problemas com refluxo e auxiliar em uma vida mais saudável. (Foto: Harvard University)

Álcool e refluxo

Acredita-se que cerveja, licor e vinho contribuam para o refluxo. Muitas bebidas alcoólicas não são muito ácidas. No entanto, acredita-se que o álcool relaxe a válvula no fundo do esôfago (onde se junta ao estômago), levando ao refluxo.

Abstenha-se, se puder; caso contrário, tome apenas um coquetel ou copo de vinho por dia e evite completamente misturadores ácidos, como suco de laranja ou refrigerante.

Produtos lácteos ricos em gordura causam refluxo

Todos os alimentos ricos em gordura causam refluxo. Não há razão para acreditar que uma manteiga ou queijo com alto teor de gordura seja melhor que outro a esse respeito. Se você tem refluxo e tem um hábito sério de queijo, algo tem que dar.

Use uma pequena quantidade desses alimentos como aromatizante, mas não como ingredientes principais. Baixo teor de gordura é melhor do que nenhuma gordura.

Carnes com alto teor de gordura

O refluxo ácido é causado por cortes de carne com alto teor de gordura – carne bovina, suína, cordeiro – que ficam mais tempo no estômago e aumentam a chance de refluxo ácido. Tente cortar um pedaço de carne magra e coma apenas uma vez por semana, em quantidades menores e com pouca gordura.

Cafeína causa refluxo

Uma xícara de café ou café expresso por dia é bom, mas as pessoas que tomam café o dia todo estão cortejando o refluxo – se ainda não o tiverem. Tente mudar para a camomila, que é o melhor chá de ervas, ou você pode tomar uma xícara de chá verde por dia se for levemente fermentado. Ou use outros chás que são leves em cafeína.

Quais outros alimentos vocês acham que causam refluxo? Como vocês tratam o refluxo?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.