Durante anos, todos ouvimos sobre os maravilhosos benefícios para a saúde do chá verde, seja o chá verde matcha ou outras formas. Mas a erva-mate pode ser ainda mais saudável que o chá verde? Enquanto os dois chás compartilham muitos benefícios comuns, há uma boa razão pela qual a erva-mate é uma bebida tradicional em muitos lugares no mundo. É uma fonte nutritiva de energia, alerta mental e boa saúde – e até já foi demonstrado que combate o câncer e outras doenças inflamatórias!

Com menos cafeína do que o café ou o chá preto, é uma escolha inteligente para um impulso de energia sem excesso, juntamente com 196 compostos ativos, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes (o chá verde tem 144). A erva-mate realmente tem maior contagem de polifenóis e antioxidantes do que os chás verde e preto também

O que é erva-mate?

É uma bebida tipo chá tradicionalmente consumida na América do Sul, onde muitas vezes é chamada de “o chá dos deuses”. Por uma boa razão, está ganhando um fã-clube em todo o mundo. Em 1964, o Instituto Pasteur até descobriu que a erva-mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida. Isso é incrível por si só e, quando combinada com os benefícios de saúde a seguir, você pode ver por que a erva-mate está tendo cada vez mais fãs.

Benefícios de erva-mate são certamente abundantes e variam de prevenção e tratamento de câncer para aumentar os níveis de energia de forma mais equilibrada do que outras fontes de cafeína. Seu consumo foi cientificamente comprovado para trazer os seguintes benefícios.

Os benefícios do chá mate contra as células cancerosas do cólon

Um estudo científico de 2011 descobriu que as folhas de chá de erva-mate tem capacidades anti-inflamatórias e anticâncer. O estudo mostrou que os derivados do ácido cafeoilquínico (CQA) do chá de erva-mate trataram com sucesso o câncer de cólon humano. Os cientistas descobriram que as células cancerosas in vitro morreram quando expostas aos compostos bioativos presentes em uma xícara da bebida. Como os cientistas aumentaram a concentração de CQA, as células cancerosas morreram como resultado. Os derivados de cafeína no chá de mate não só induzem a morte em células de câncer de cólon humano como também reduzem marcadores importantes de inflamação que pode levar ao câncer.

Chá mate

O chá mate tem vários benefícios pelo seu consumo, e pode ser uma ótima opção saudável para quem gosta de chá todos os dias. (Foto: Livestrong.com)

Chá mate tem benefícios para o sistema imunológico

Além dos polifenóis, as folhas de erva-mate contêm saponinas. As saponinas são fitoquímicos, uma classe de compostos químicos encontrados em abundância natural em várias espécies de plantas. Saponinas têm efeitos benéficos sobre os níveis de colesterol no sangue, câncer e saúde óssea. Também se descobriu que estimulam especificamente o sistema imunológico e ajudam o corpo a proteger-se contra doenças. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias significativas também. Beber erva-mate é uma excelente maneira de aumentar a ingestão de fitoquímicos e fitonutrientes, naturalmente fortalecendo as defesas do seu corpo.

Benefícios do mate para nutrientes

A erva-mate contém vitaminas A, C, E, B1, B2, niacina (B3), B5 e complexo B. Ela também contém os seguintes minerais essenciais: cálcio, manganês, ferro, selênio, potássio, magnésio, fósforo e zinco. Mas nem para por aí! Contém ainda mais compostos promotores de saúde, como caroteno, ácidos graxos, clorofila, flavonóis, polifenóis, inositol, minerais, antioxidantes, taninos e pelo menos 15 aminoácidos. Pode parecer difícil acreditar que você consiga todos esses nutrientes de uma pequena xícara, mas é verdade. Não há muitas bebidas que possam ostentar uma linha tão extensa de números de poder que promovem a saúde.

Chá mate é bom para reduzir os níveis de colesterol

Estudos tem mostrado que o consumo de chá de erva-mate pode melhorar naturalmente os níveis de lipídios séricos, diminuindo assim os níveis de colesterol. O consumo de erva-mate resula em uma redução do LDL (mau) colesterol para indivíduos saudáveis ​​dislipidêmicos (aqueles com altos níveis de colesterol, triglicérides ou ambos, mas saudáveis), bem como um redução adicional do colesterol LDL em indivíduos em terapia com estatina. Ao reduzir o colesterol ruim, também pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças cardiovasculares.

Chá mate promove a perda de peso saudável

As folhas e caules da erva-mate contém uma coleção complexa de saponinas, principalmente ácido ursólico e glicosídeos do ácido oleanólico. Estudos em animais também mostraram que as saponinas deste chá podem ajudar a reduzir o peso corporal. Também se comprovou que a ingestão de erva-mate aumenta a oxidação da gordura e o gasto de energia durante o exercício. Sua ingestão pode aumentar a eficácia do exercício para perda de peso e desempenho esportivo. A suplementação de erva-mate também diminui a massa de gordura corporal, a porcentagem de gordura corporal e a relação cintura-quadril. Ele exibe potentes habilidades anti-obesidade que não produzem efeitos adversos significativos. Essas descobertas sugerem que a suplementação de erva-mate pode ser uma maneira eficaz de combater a obesidade.

Erva mate no dia a dia

A erva-mate é elogiada por ter quase tanta cafeína quanto a nutrição do café, junto com os produtos químicos do chá e do café. Normalmente, tem cerca de 85 miligramas de cafeína por xícara. O Mate contém três estimulantes: cafeína, teobromina (a substância química “feliz” do chocolate) e teofilina, proporcionando um agradável alívio matinal sem causar a abstinência como o café.

Os benefícios da erva mate no dia a dia são vários, dentre os principais:

Estimula a mente e o corpo, induzindo uma sensação de bem-estar.

Reduz a hipertensão arterial, colesterol ruim, câncer de cólon, diabetes tipo II, obesidade, osteoporose e é um laxante natural, antiinflamatório, antibacteriano, etc.

Extraordinariamente rico em antioxidantes (neutraliza moléculas causadoras de doenças) e níveis minerais.

Promove a longevidade.

Parece ser adaptogênico, com alta saponina (compostos restauradores) e teor de ácido clorogênico.

Como pontos negativos, o mate pode agitar algumas pessoas com hipersensibilidade à cafeína. Beber muito quente mostra uma possível associação com o câncer de garganta (como com qualquer líquido fervido, por exemplo, café, chá).

Com maiores contagens de polifenóis e antioxidantes do que os chás verde e preto, a erva-mate pode oferecer um grande aumento de saúde, bem como uma dose moderada de cafeína energizante, sem os terríveis tremores de café. Com moderação ou ocasionalmente, acho que os benefícios para a saúde da erva-mate superam suas preocupações com a saúde.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.