Nativos da América do Sul, grãos de cacau são utilizados pela medicina popular para tratar uma variedade de distúrbios de saúde e como uma fonte de nutrição. Durante o processamento, grãos de cacau são torrados e fermentados para serem então processados, removendo seu teor de gordura e deixando muitos nutrientes para trás. O cacau puro para a sua dieta oferece uma série de benefícios, pois vem carregado de minerais, fibras e fitonutrientes, todos importantes na prevenção e tratamento de muitos problemas de saúde.

Magnésio e cobre no cacau

Comer cacau puro ajuda a consumir mais de magnésio e cobre. Estes minerais ativam as enzimas que suas células precisam para apoiar o seu metabolismo e fazer a energia utilizável. O magnésio também mantém a saúde de suas membranas celulares, enquanto o cobre ajuda a fazer a melanina, um pigmento encontrado em sua pele. Uma porção de 2 colheres de sopa de cacau puro contém 409 microgramas de cobre e 54 miligramas de magnésio. Isso significa 45 por cento do consumo de cobre recomendado diariamente, bem como 17 por cento e 13 por cento das doses diárias de magnésio sugeridas para as mulheres e homens, respectivamente.

Fósforo e ferro no cacau

Uma porção de cacau in natura contém 1,5 miligramas de ferro e 79 miligramas de fósforo. Isso significa 11 por cento do fósforo que você necessita diariamente, juntamente com 19 por cento e 8 por cento das necessidades diárias de ferro fixadas para homens e mulheres, respectivamente. O fósforo no cacau puro contribui para o tecido ósseo saudável, tornando-se parte de suas membranas celulares e promovendo a comunicação celular. O teor de ferro ajuda a regular o teor de oxigênio do seu corpo, porque ele permite que você sentir baixos níveis de oxigênio e ajuda as células vermelhas do sangue a alimentar seus tecidos com oxigênio fresco.

Os fitonutrientes no cacau

Cacau natural também fornece fitonutrientes benéficos, chamados flavonoides, que beneficiam seus sistemas nervoso e cardiovascular. Estes fitonutrientes contribuem para o funcionamento cognitivo saudável (aprendizagem, memória e pensamento crítico), ajudando a melhorar o fluxo de sangue em seu cérebro. Os flavonóides também promovem relaxamento do fluxo de sangue e protegem o sistema cardiovascular dos danos oxidativos, que de outra forma contribuem para doenças cardíacas.

Vantagens de consumir cacau na forma pura

In natura, o cacau retém muito mais de seus nutrientes e pode ajudar a combater vários problemas de saúde. (Foto: www.rawfooddiettransformation.com)

Benefícios do cacau natural

Os benefícios são vários, sendo que os estudos ainda são recentes e podem ainda mostrar vantagens do consumo do cacau que nem sabemos ainda.

Cacau reduz a pressão arterial. Cada vez mais brasileiros tem pressão arterial elevada. A cirurgia e medicamentos podem corrigir este problema, mas tais tratamentos podem ter efeitos colaterais. Produtos naturais como extratos de cacau podem eventualmente substituir essas abordagens convencionais, reduzindo a pressão arterial diastólica e sistólica. O melhor de tudo: sem efeitos colaterais, mas mais estudos são necessários para confirmar os efeitos e possíveis problemas de longo prazo.

Cacau contra o câncer. Mudanças na dieta e exercícios podem ajudar a reverter tendências ao câncer, e ingerir mais cacau pode apoiar estas alterações. Por enquanto, apenas animais tratados receberam tratamentos com cacau em pó e não desenvolveram tumores. Esperamos logo mais pesquisas para comprovação destes efeitos.

Cacau para diabetes. Cacau contém substâncias que podem ajudá-lo a controlar os sintomas diabéticos. O efeito dos proantocianidinas, nutriente extraído do cacau, levou a uma baixa de açúcar no sangue. O extrato não afeta o apetite ou peso, e não causa toxicidade.

Cacau para saúde mental. Os transtornos de humor, como depressão, se tornaram o mal do milênio. O uso crônico de medicamentos antidepressivos reduz sua expectativa de vida. Auxiliares dietéticos, como o cacau, podem eliminar esses medicamentos no futuro. Em testes, pacientes humanos que consumiram cacau apresentam ganho de energia, e raramente apresentam efeitos secundários.

Como consumir o cacau natural?

Cacau puro tem um sabor rico que funciona em uma variedade de pratos. Você pode fazer uma versão mais saudável de chocolate quente aquecendo uma mistura de cacau puro, laticínios desnatados ou leite de amêndoa e estévia (ou outro adoçante de baixa caloria) no fogão até aquecer. Adicione sabor à mistura em algumas gotas de extractos de hortelã-pimenta, laranja ou framboesa. Como alternativa, adicione algumas colheres de cacau para smoothies.

Cacau natural: onde comprar e preço!

Mercados e lojas de produtos naturais podem ter cacau puro para a venda. Na internet, sem o valor do frete incluso, é fácil encontrar o quilo do cacau natural sendo vendido por R$20,00, enviando para todo o Brasil.

Como você consome o cacau? Compartilhe nos comentários suar receitas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.