Vivemos em uma sociedade com raízes puritanas e e muito de nossa filosofia de saúde é que qualquer coisa prazerosa é certamente ruim para a nossa saúde, nossas almas, ou ambos, especialmente se é uma droga. As drogas são uma boa coisa, senão não existiria ninguém usando. Porém, tanto boas drogas quanto as ruins atacam através de seus efeitos colaterais.

Então, não é nenhuma surpresa que muitos de nós pensam do nosso copo de café da manhã como um prazer cheio de culpa. Ele contém uma droga: a cafeína. Mas o interessante é que vários estudos têm mostrado que a cafeína (com moderação, é claro) é boa para você em uma série de maneiras. Abaixo estão alguns dos benefícios que encontramos em nossas pesquisas.

A cafeína pode evitar doenças

Estudos têm relacionado o consumo de café para a prevenção de doenças do fígado relacionada ao álcool, Parkinson e diabetes tipo 2. No entanto, nem todos os estudos têm sido capazes de vincular positivamente benefícios do café para a cafeína. Há muitas outras coisas no café, como antioxidantes.

Dito isso  um estudo especificamente ligou níveis de cafeína no sangue para a doença de Alzheimer: indivíduos com mais de 65 anos com mais cafeína em sua corrente sanguínea foram os menos propensos a serem diagnosticados com a doença de Alzheimer ou demência. Mesmo no presente estudo, a maioria dos indivíduos tem a sua cafeína do café, de modo que ainda parece possível que o poder anti- demência atribuído a cafeína aqui pode provir de qualquer outro ingrediente no café.

Estudos que acompanharam os profissionais de saúde para 22 a 24 anos encontraram que os homens e as mulheres que consumiam mais cafeína (principalmente de café) tinham menos probabilidade de desenvolver câncer de pele.

A cafeína pode aumentar a função cerebral

A cafeína não pode torná-lo mais inteligente, mas pode melhorar o foco e aumentar a atividade cerebral. Um estudo mostrou que os indivíduos se saíram melhor em um teste de memória depois de uma dose de cafeína. Outro estudo usou um aparelho de ressonância magnética para detectar os níveis mais altos de atividade cerebral depois de uma dose.

Cafeína combate os efeitos da privação do sono

Dormir o suficiente é importante e você não pode completamente compensar o sono perdido com cafeína. No entanto, uma sacudida da droga faz mais do que ajudar você a ficar consciente. Cobaias sonolentos realmente tem um melhor desempenho em todos os tipos de testes depois de beber o café. Praticamente qualquer coisa que você medir vai melhorar: tempo de reação, vigilância, atenção, raciocínio lógico.

Cafeína ajuda a ficar acordado

Embora o sono é uma das coisas mais importantes que precisamos para se manter saudável e são, em algumas circunstâncias limitadas, a coisa mais importante que você pode fazer é não dormir. Você está terminando um longo projeto? Você é um soldado em um posto de controle? Você é um professor/aluno, com exames para corrigir ou fazer as 9 horas de amanhã? A cafeína está lá para ajudar.

Como isso funciona? A cafeína bloqueia a adenosina química, cuja função é a sonolência. Sem adenosina para atrasá-lo, seus neurônios mantem-se em funcionamento e você não tem como se desligar.

A cafeína pode combater a depressão

Consumir cafeína reduz o risco de suicídio em 50%, um estudo revelou, provavelmente por causa da droga poder agir como um antidepressivo leve, aumentando a produção de certos neurotransmissores no cérebro, incluindo a serotonina, dopamina e noradrenalina. Os pesquisadores foram capazes de vincular este benefício especificamente à cafeína, não apenas a beber café em geral.

Entendendo os benefícios do café

Um copo de café por dia não é muito exagero. O problema está em depender dele para um bom funcionamento do organismo. (Foto: hypnothai.wordpress.com)

Mesmo se você não está deprimido, cafeína eleva seu humor

Um estudo em 2000 descobriu que o humor de cobaias melhorou depois de uma xícara de café ou chá. Talvez contraintuitivamente, o consumo de cafeína leve pode até mesmo ajudar no controle da ansiedade.

Cafeína turbina seu corpo também

A cafeína tem sido demonstrada em estudos após estudos como responsável por aumentar tanto a resistência quanto desempenho atlético em curto prazo.

A cafeína pode ser um remédio

A cafeína está incluída em uma série de analgésicos porque melhora e acelera a eficácia dessas drogas. Ela pode combater dores de cabeça comuns que são geralmente causadas por constrição dos vasos sanguíneos ao redor do cérebro. Ela dilata esses vasos sanguíneos e a pesquisa mostra este efeito de cura para dores de cabeça melhor do que o ibuprofeno.

O mesmo efeito dilatação colocou a cafeína em medicamentos para enxaqueca também. Em combinação com analgésicos foram provados para curar os sintomas da ressaca em ratos. Doentes de Parkinson tem mais facilidade em controlar seus movimentos após tomar pílulas de cafeína. Tem também sido clinicamente comprovada para melhorar modestamente a função pulmonar em pacientes com asma. Como outros estimulantes, a cafeína tem sido demonstrado que têm um impacto positivo sobre os sintomas de TDAH.

Cafeína pode ajudá-lo a perder peso

A cafeína estimula a termogênese: o processo de queima de calorias de alimentos. Mas o efeito provavelmente não é suficiente para produzir a perda de peso significativa. Quando você está tentando comer menos e se exercitar mais, a ingestão de uma xícara de café pode ajudar você a se sentir satisfeito, sem levar muitas calorias, e se lhe dá a energia para subir em sua bicicleta e queimar calorias, vale a pena. Por outro lado, cuidado com as bebidas cafeinadas carregadas de calorias como colas e lembre-se que a privação de sono provoca ganho de peso.

A cafeína é um inseticida natural

Demasiado café, chá, ou outros líquidos contendo cafeína pode prejudicar as plantas, então use com cuidado. Mas um pouco de café na pia da cozinha pode afastar formigas e outros insetos nojentos, assim como em vasos de plantas.

Cuidados e Advertências

Nem todos concordam que a cafeína é um benefício líquido e não pode ser quase sempre uma coisa boa.

Enquanto a maioria dos usuários de cafeína relatam vários impulsos mentais e físicos devido à droga, pode ser que os cobaias teste podem ter desenvolvido dependência da cafeína e precisam da droga para voltar à capacidade normal.

Embora a associação entre a cafeína e a doença de coração para a população em geral tenha sido apagado pela pesquisa, a droga pode ainda causar problemas cardíacos para alguns indivíduos. As mulheres grávidas e lactantes são aconselhadas a limitar o seu consumo de cafeína também.

Provavelmente, o maior perigo associado com o uso excessivo de cafeína é o distúrbio do sono. As pesquisas estão ligando falta de sono para mais e mais problemas de saúde, desde a doença cardíaca ao ganho de peso e depressão. Portanto, se seu uso de cafeína interfere com a sua capacidade de ter uma boa noite de sono, os benefícios provavelmente não valem a pena com uma grande desvantagem.

Qual é a sua coisa favorita sobre a cafeína?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.