Benefícios do chá verde

Escrito na categoria "Plantas medicinais" por André M. Coelho.

O chá verde é usado como remédio por milhares de anos. Originado na China mas usado por toda a Ásia, essa bebida tem uma grande varidade de usos, desde baixar a pressão sanguínea até a prevenção do câncer.

Alguns dos benefícios do chá verde ainda são debatíveis. Outros, já confirmados. Por via das dúvidas, devemos sempre pesquisar bastante se queremos utilizar deste chá para propósitos medicinais. Os bens para a saúde mais comumente associados ao uso do chá verde são:

Chá verde

Além do chá verde como bebida, encontramos no mercado pílulas e suplementos com as propriedades ativas do chá e que tem a mesma efetividade. (Fonte: mish-mash.ucoz.com)

Quanto beber?

Estes são alguns dos benefícios do chá verde mas a realidade é que um copo de chá por dia não te proporcionará todos os ganhos abundantes. Não há um consenso de quantas xícaras diárias são necessárias. Alguns afirmam que duas xícaras seriam suficientes, enquanto outros sugerem até dez. Se você pensa em ir pela rota da maior quantidade, um suplemento de chá verde ou pílula é uma opção melhor do que ir ao banheiro o dia inteiro.

Outro ponto importante é a presença da cafeína no chá verde. Se você é sensível a ela, um copo deve ser o limite. O chá também contém taninos, que podem reduzir a absorção de ferro e do ácido fólico. Se você estiver grávida ou tentando engravida, o chá verde pode não ser ideal para você.

Para o resto de nós, com todos esses abundantes benefícios, é difícil acreditar que bebemos outras coisas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.