Descobri que se eu escolher minhas sobremesas sabiamente, posso tirar proveito de uma variedade de benefícios pouco conhecidos que o chocolate, particularmente as variedades escuras, proporcionam. Vamos ver quais são elas?

Chocolate protege o coração

Através da experimentação, os cientistas descobriram que o consumo de cacau, aumentando a sua ingestão de polifenóis, é responsável por um envelhecimento reduzido e uma melhor saúde no longo prazo.

Chocolate Nutre a Gravidez

O chocolate pode ajudar as mulheres grávidas a evitar a pré-eclâmpsia em até 69%. A “densidade de teobromina” (um produto químico que reduz hipertensão) está em jogo aqui, e é mais concentrada em chocolates escuros do que em chocolates ao leite.

Chocolate reduz a inflamação

Chocolates que são pelo menos 70% ou mais de cacau contém potência anti-inflamatória a partir de produtos químicos como o resveratrol. Menos inflamação significa um corpo e mentes mais felizes e mais saudáveis.

Chocolate reduz o colesterol

Os antioxidantes no chocolate podem ajudar a diminuir o colesterol “ruim”. No entanto, o cacau em formas mais processadas ​​e menos concentradas muitas vezes contém gorduras que podem trabalhar contra essa vantagem e, na verdade, aumentar os níveis de colesterol saturado.

Chocolate regula o açúcar no sangue

Um mito comum é que comer chocolate leva a diabetes. Embora muito de qualquer coisa pode não ser uma coisa boa, chocolate e outros alimentos anti-inflamatórios podem realmente aumentar a resistência à insulina e regulação do açúcar no sangue. Em alguns casos, esses benefícios podem trabalhar para prevenir diabetes tipo 2.

Chocolate Foca a Concentração

Chocolate contém cafeína, que, em quantidades moderadas, pode ajudar com a concentração. Especialistas sugerem combinar o chocolate com nozes ricas em vitamina E, um outro protetor do cérebro para a perda de memória a longo prazo, para obter o benefício máximo.

Chocolate ajuda a luta contra a Depressão

Enquanto alguns estudos mostram que o chocolate e depressão andam de mãos dadas, outros afirmam que o cacau tem uma semelhança química para uma droga estabilizadora do humor amplamente utilizada. É uma boa ideia para falar com um profissional antes da auto-medicação com o chocolate.

Chocolate afasta a demência

Os cientistas agora estão pensando que o chocolate pode estimular o cérebro, aumentando o fluxo de sangue. Em um estudo que durou um mês, os idosos que consumiram duas canecas de chocolate quente a cada dia tiveram melhor pensamento e foram bem em testes de memória do que aqueles que não consumiram o chocolate.

Comendo chocolate para uma melhor saúde

Imagine poder comer chocolate para uma melhor saúde? Isso não só é possível como já está sendo recomendado por muitos médicos e nutricionistas. (Foto: www.sheknows.com)

Chocolate Melhora o desempenho atlético

Segundo os pesquisadores, chocolates mais escuros contêm um composto à base de plantas chamado epicatequina. Este composto estimula o crescimento muscular de forma semelhante para a atividade vigorosa, como correr. Quando combinado com o exercício, o chocolate tem mostrado em melhorar o desempenho atlético em até 50%.

Chocolate Diminui o Cortisol

Sentindo-se estressado? Pesquisas descobriram que o chocolate escuro pode reduzir os hormônios do estresse responsáveis ​​por fazer você se sentir um lixo. E você só precisa de uma quantidade moderada para fazer o truque. O chocolate usado no estudo continha 75 por cento de cacau e os participantes só comiam 40 gramas (cerca de 4 quadrados de uma grande barra) a cada dia.

Chocolate protege a Pele

Com todos esses flavonóis, o chocolate pode até mesmo ajudar a sua pele com os raios UV desagradáveis. Na verdade, comendo regularmente chocolate preto (o mais rico em antioxidantes) fornece uma fotoproteção significativa, embora, pessoalmente, eu não deixo o protetor solar de lado.

Chocolate aumenta a libido

O chocolate escuro contém um composto chamado feniletilamina que libera as mesmas endorfinas desencadeadas por sexo. Até mesmo uma porção de 100 calorias pode ajudar no estímulo à libido.

Chocolate previne o câncer

Chocolate também possui uma dose de polifenóis que combatem o câncer. Os pesquisadores estudaram o câncer de intestino em ratos e descobriram diferenças notáveis ​​na extensão da doença com ratos alimentados com uma dieta rica em cacau. No entanto, os especialistas recomendam a alimentação com porções modestas para evitar o excesso de gordura e calorias, o que pode realmente aumentar os riscos de câncer.

Chocolate ajuda na Perda de Peso

Pequenos pedaços de chocolate pode ajudar aqueles que estão em dietas a alcançar melhores resultados de perda de peso, ao mesmo tempo que consomem esses flavonóides saudáveis. Para que esse método funcione as pessoas são encorajadas a comer pequenas porções de chocolate amargo (10 gramas a mais) com um pouco de pão.

Aumenta a longevidade

Com todos estes benefícios em jogo: inflamação diminuída, prevenção do câncer, perda de peso, diminuição da pressão arterial, resistência à insulina e muito mais, o chocolate, especialmente o escuro , foi mostrado para aumentar o tempo de vida em geral. Então, coma e viva por muito tempo, mas sem exageros!

Qual é o seu motivo favorito saudável para comer chocolate?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.