Já pensou nos males que a luz artificial pode causar na sua pele? Pois pense de novo: Elas podem ser muito mais danosas à sua pele do que você imagina. Desde uma simples desidratação a até o câncer, a luz artificial pode causar muitos problemas e neste artigo, elegemos 5 coisas que você não tinha nem ideia que podem ser causadas pela luz artificial.

O papel importante da melatonina

Muita luz, seja artificial ou natural, impede a produção de melatonina e assim, perturba os padrões de sono natural. Além do sono, a melatonina é uma hormônio chave para os efeitos anti-hipertensivos e anti-plaquetário referentes à saúde do coração. Então, muita luz é realmente ruim para o coração, bem como mantê-lo acordado durante a noite. E a melatonina tem influência direta na saúde da sua pele. No inverno, uma luz artificial com um pouco de radiação UV pode ser a diferença entre uma depressão e um inverno alegre e proveitoso.

Raios UV artificiais

Raios ultravioletas UV são os ingredientes prejudiciais da luz solar. São eles que fazem com que a pele fique bronzeada e também são a principal causa do câncer de pele. Camas de bronzeamento artificial utilizam este tipo de luz artificial para produzir o “bronzeado perfeito” que muitos desejam, mas o que eles podem não perceber é que, além de um bronzeado, eles também estão aumentando suas chances de câncer de pele e até mesmo de obter lesões oculares.

Câmaras de bronzeamento artificial

As câmaras de bronzeamento artificial são um extremo dos efeitos possíveis das luzes artificiais em seu corpo. Seu uso pode aumentar consideravelmente as chances de câncer. (Foto: healthycanadians.gc.ca)

Sensibilidade à diferentes tipos de luz

Algumas pessoas têm condições que os tornam extremamente sensíveis à luz. A luz do sol parece ser o principal desencadeador da doença, mas a luz artificial, também desempenha um papel importante em alguns casos. Os fabricantes devem dar informações detalhadas sobre a luz emitida por cada modelo de lâmpada, para que os pacientes e seus médicos possam escolher a lâmpada que melhor lhes convier. A luz azul de interiores, além da já citada luz UV, são as mais preocupantes, devido ao seus efeitos na pele.  Todos os indivíduos saudáveis ​​podem estar em risco de radiação UV e da luz azul da iluminação interior, embora em graus diferentes, devido às diferenças de fundo genético e no tipo de fonte de luz utilizada. Efeitos UV de curto prazo são desprezíveis e os riscos a longo prazo só podem ser estimados. Usando piores cenários, a exposição regular na escola e no trabalho à lâmpadas seguras com os mais altos níveis de emissão de UV poder ter uma dose de UV semelhante de até 5 dias de férias em um local ensolarado. A maioria das lâmpadas contribui consideravelmente menos com radiação UV, mas vale checar a emissão na embalagem da lâmpada para garantir que você não corre perigo.

Algumas doenças de pele podem ser agravadas com a exposição à luz

Existem doenças que podem ser provocadas ou agravadas pela luz, e são particularmente afetadas por fontes de luz que emitem luz ultravioleta ou azul. Para este grupo de pessoas, lâmpadas especiais e diferenciadas podem se necessárias. A irradiação de lâmpadas é altamente variável para indivíduos com doenças fotossensíveis. Entre problemas com a fotossensibilidade está também o ressecamento excessivo da pele, aparecimento de irritações e manchas vermelhas pelo corpo.

Agravamento de manchas na pele

Dependendo do tipo de radiação emitida pela lâmpada, algumas manchas podem receber radiação UV e acabar sendo agravadas por conta da luz. Por isso, é importante tomar cuidado se você tiver algumas manchas e verificar o índice de emissão UV da sua lâmpada de casa, evitando a exposição desnecessária a uma radiação que pode causar um efeito estético nem um pouco desejado.

Ficou alguma dúvida? Deixamos de responder alguma coisa? Não deixem de colocarem mais questões no espaço abaixo de comentários para enriquecermos nossos artigos e deixarmos vocês sem dúvida alguma sobre as lâmpadas e seus efeitos sobre a pele.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.