Os alimentos que comemos pode fazer muito mais do que nutrir o corpo. Certos alimentos têm a capacidade de aumentar a energia, melhorar o humor e nos fazer sentir alegre. Mas alguns alimentos podem cancelar substâncias químicas no cérebro causando fadiga e depressão. Há uma fórmula muito simples para evitar os alimentos que desencadeiam a depressão e deixar sua dieta longe da “dieta da depressão”. A ação mais importante a tomar como um consumidor é comprar alimentos orgânicos e aprender a ler os rótulos nutricionais corretamente. Armar-se com o conhecimento vai facilitar impedir o impacto negatgivo dos alimentos sobre o humor e capacitá-lo a ser mais pró-ativo na sua manutenção da saúde.

Alimentos com altos resíduos de pesticidas

Os alimentos que são cultivados com o uso pesado de pesticidas podem ser prejudiciais para o humor e o bem-estar. A maioria dos alimentos cultivados com pesticidas são encontrados na seção de frutas e legumes do supermercado. Os piores criminosos são o aipo, pêssegos, morangos, maçãs, mirtilos, nectarina, pimentão-doce, espinafre, couve, cerejas, batatas e uvas. Se você continuar a comprar estas frutas e legumes, escolha eles na forma orgânica para o benefício mais nutritivo e menor quantidade de pesticidas.

Alimentos açucarados que aumentam a glicose no seu sangue

Níveis de glicose no sangue flutuam com os alimentos que comemos. Enquanto alimentos açucarados podem trazer conforto e rajadas de energia, a desvantagem de comer doces é que os níveis de glicose no sangue caem, causando fadiga excessiva e deixando você pior do que você estava antes do lanche. Quando houver excesso de açúcar presente no sangue, a insulina inunda o corpo na tentativa de eliminar a glicose e assim, diminui os níveis de energia. A insulina excessiva está ligada a distúrbios do sono, vertigens, explosões de agressividade e vários outros sintomas atribuíveis à depressão.

Alimentos e depressão

Ao se alimentar de alimentos ruins, você não apenas faz mal à sua saúde física mas pode estar colocando seu estado mental em maus lençóis rumo a uma depressão. (Foto: www.sheknows.com)

Alimentos sem gordura carregados com sódio

Comer alimentos sem gordura pode ser melhor para manter o peso saudável, mas eles também podem ser carregados com excesso de sódio usado para preservar a sua frescura. O excesso de sódio, um eletrólito necessária para a função de órgãos importantes, conduz à retenção de fluidos nas extremidades. Enquanto é necessário algum sódio para manter a saúde e prevenir os desequilíbrios nutricionais e neurológicos, muito de uma coisa boa pode causar depressão ou adicionar à depressão relacionada com a doença crônica, devido a uma resposta do sistema imunológico e fadiga geral. A escolha de comer pequenas porções de seleções de alimentos de baixo teor de gordura pode ser uma escolha mais saudável do que optar pela versão sem gordura para essa finalidade.

Bebidas Alcoólicas

O álcool é um conhecido depressor do sistema nervoso central que pode causar indivíduos saudáveis ​​a cair em depressão clínica. O consumo de álcool é um problema em duas frentes, tanto em instigar os sintomas depressivos quanto nos esforços para se automedicar. Com a construção da tolerância ao álcool e da necessidade de aumentar o consumo para obter os efeitos entorpecente, a situação só piora. Na construção de tolerância, é necessário mais do álcool, enquanto isso aumenta os efeitos depressores do corpo. Manter o consumo de álcool a um mínimo é fundamental.

Dietas que contêm glúten

Em alguns casos, a depressão pode ser atribuível a sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. Sensibilidade ao glúten e doença celíaca são distúrbios gastrointestinais complicados conhecidos por influenciar o humor. Existe uma condição dupla de má absorção constante e prejuízos para a resposta do sistema imunológico. O corpo trata produtos com glúten como uma bactéria estrangeira que o sistema imunológico corre para lutar a fim de voltar ao estado em que estava antes da exposição. Muitas pessoas têm sensibilidade ao glúten ou desconforto gastrointestinal. Consulte com o seu médico sobre como ser testado para essa condição. Uma dieta eliminando alimentos que contêm glúten sob a supervisão de um nutricionista licenciado é a maneira mais eficaz para tratar esta doença.

Quais alimentos você percebe que te deixam deprimidos? Como você regula sua dieta para ficar sempre motivado?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.