Andar de bicicleta, por si só, é um prazer muito grande. Mas muitas pessoas querem ainda mais, querem tornar este momento ainda mais produtivo. Para estas pessoas, reunimos 11 ideias de coisas que você pode praticar enquanto anda de bicicleta sem perder a segurança de seu passeio. Perceba que alguns destes itens precisarão de um pouco de concentração de sua parte e que sejam realizados em um ambiente seguro, como ciclovias e parques, para que você não corra riscos por estar um pouco desatento.

Dito isto, vamos então às ideias que você pode praticar enquanto andando de bicicleta!

Aprender uma língua estrangeira

Você pode colocar em seu player de MP3 ou celular algumas aulas de língua estrangeira ou mesmo algumas músicas em outra língua para você tentar cantar junto e praticar a pronúncia. Ou até mesmo, tentar entender as letras. Já conheci ciclistas que gravavam as aulas de línguas e usavam elas nos passeios para estudar.

Ouvir um livro

Existem hoje em dia milhares de audiobooks para você ouvir durante passeios de bicicleta. Você pode comprá-los em livrarias online ou baixá-los em sites de livros gratuitos com facilidade. Existem até aplicativos para smartphones que fazem a leitura de livros para você, ajudando com que você coloque suas leituras em dia.

Meditar

Quem disse que meditação precisa ser tranquila e no silêncio, sem qualquer tipo de movimento? A meditação se baseia no princípio de esquecer os pensamentos e se deixar levar por um mar sem pensamentos e preocupações. Com exercícios de respiração e treinamento correto, você pode fazer meditações enquanto pedala, sem ter que tirar sua concentração da pedalada.

Botar os assuntos em dia com os amigos

Quando pedalando com amigos, é ótimo ir mais devagar e conversando sobre o dia a dia. A socialização é uma parte importante de todo ser humano que deixamos de lado devido às nossas rotinas corridas. Por isso, momentos como uma pedalada em grupo podem ser oportunidades ótimas para manter contato com aqueles que te fazem ter sempre um sorriso no rosto.

Aprender algo novo com podcasts e programas de rádio

Podcasts são como programas de rádio gravados. Existem podcasts dos mais diversos assuntos, como economia, moda, fitness e sobre notícias do mundo. Muitas estações de rádio também tem programas de alta qualidade de informação. Ouvir estes podcasts e programas de rádio durante seus passeios de bicicleta podem te ajudar a aprender muito sobre coisas novas.

Momento família com o ciclismo

Se você tem filhos ou um cônjuge animado, o ciclismo pode ser um momento de conexão para toda a família! (Foto: www.dailytelegraph.com.au)

Planejar o dia de trabalho

Se você pedala de manhã, pode planejar mentalmente seu dia de trabalho ou até ditar para um gravador ou aplicativo de smartphone para transformar em texto. O mesmo vale para quem pedala a noite, só que estes devem preparar seu dia seguinte. Nada melhor do que conseguir se organizar bem antes do dia começar, não é?

Fazer um brainstorm de ideias

Da mesma forma que você pode gravar ou transformar sua fala em texto para planejar seu dia de trabalho, você pode ter várias ideias durante uma pedalada. Aproveite este momento em que seu cérebro está bem oxigenado por conta do ritmo cardíaco acelerado e use sua criatividade para ter as mais diversas ideias inovadoras para novas oportunidades ou soluções para problemas antigos.

Se conectar com a família

Ao pedalar com membros da família como seu cônjuge ou filhos, você pode usar um momento fitness para também tratar sua saúde emocional e a saúde junto a sua família. Uma família precisa estar conectada para ser saudável e a partir daí, conseguir se desenvolver ainda mais. O ciclismo pode ser uma das paixões compartilhadas pela família para unir ainda mais o núcleo familiar.

Fazer uma lista de compras

Quem não se organiza para comprar acaba gastando mais do que devia. Pense na lista de compras semanal, ou nas coisas que você quer comprar mas ainda não sabe como. Coloque esta lista em sua cabeça ou transfira ela para um gravador ou texto pela fala. Assim, você poderá poupar tempo e sair direito da sua pedalada para começar a poupar para realizar sonhos ou fazer a compra da semana economizando dinheiro e ainda, escolhendo melhor os itens que farão parte de seu cardápio saudável.

Tirar dúvidas da sua cabeça

O exercício físico é também uma válvula de escape. Somos bombardeados com perguntas sobre nossas carreiras e vidas pessoais a todo momento. Será que devo mudar de empresa? Será que devo continuar nesse relacionamento? Onde quero estar em cinco anos?

Quando você está pedalando, seu cérebro está em um de seus melhores pontos para pensar com clareza. Hormônios são liberados em seu corpo e você está tranquilo para tomar decisões importantes. Portanto, use os passeios de bicicleta para pelo menos tentar responder a algumas perguntas que te deixam confuso.

Fazer um balanço geral do seu dia/semana/mês

Nada como refletir onde você estava no começo do dia, da semana ou do mês e ver até onde você chegou. Isso é importante para que você saiba quais mudanças deve fazer para atingir os seus objetivos ou se a forma como você tem lidado com sua vida está dando resultados. Este balanço geral pode te ajudar a pensar rumos na vida, caminhos a serem seguidos, erros a evitar e muito mais.

O que você faz enquanto está pedalando? O que recomendaria para alguém fazer durante passeios de bicicleta? Compartilhem suas sugestões e experiências nos comentários abaixo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.