Cuidados que você deve tomar com alguém que bateu a cabeça!

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Qualquer trauma que fere o couro cabeludo, crânio ou o cérebro exige cuidados especiais. A lesão pode ser apenas uma pequena pancada no crânio ou uma lesão cerebral grave. Lesão na cabeça pode ser fechada ou aberta (penetrante).

Um traumatismo craniano fechado significa que você recebeu um golpe duro na cabeça de um objeto, mas o objeto não quebrou o crânio. Um aberto ou penetrante ferimento na cabeça significa que foi atingido com um objeto que quebrou o crânio e entrou no cérebro. Isso geralmente acontece quando você se move em alta velocidade, tais como atravessando o pára-brisa durante um acidente de carro. Também pode acontecer a partir de um tiro na cabeça.

Lesões na cabeça incluem:

Ferimentos na cabeça podem causar sangramento:

Causas das lesões na cabeça

As causas mais comuns de lesões na cabeça incluem:

A maioria das lesões são menores porque o crânio protege o cérebro. Alguns ferimentos são graves o suficiente para exigir uma estadia no hospital.

Os sintomas após uma pancada na cabeça

Os sintomas de uma lesão na cabeça podem ocorrer imediatamente. Ou sintomas desenvolvem-se lentamente ao longo de várias horas ou dias. Mesmo se o crânio não é fraturado, o cérebro pode bater contra o interior do crânio e ser moído. A cabeça pode parecer boa, mas problemas podem resultar de sangramento ou inchaço dentro do crânio.

Em qualquer traumatismo craniano grave, a medula espinhal é também suscetível de ser ferida. Algumas lesões na cabeça causam alterações na função cerebral. Isso é chamada de uma lesão cerebral traumática. Concussão é uma lesão cerebral traumática leve. Os sintomas de uma concussão podem variar de leve a grave.

Primeiros socorros: cuidados que você deve tomar com alguém que bateu a cabeça

Aprender a reconhecer um traumatismo craniano grave e dar os primeiros socorros básicos pode salvar a vida de alguém. Procure ajuda médica imediatamente se a pessoa:

Para um moderado a grave ferimento na cabeça, tome as seguintes medidas:

Para um traumatismo craniano leve, pode não ser necessário tratamento. Esteja ciente, porém, que os sintomas de uma lesão na cabeça podem aparecer mais tarde.

Cuidados com impactos na cabeça

Um trauma na cabeça exige carinho e muito cuidado, por ser uma parte muito delicada de nosso corpo. (Foto: thechart.blogs.cnn.com)

O que NÃO fazer?

NÃO lavar um ferimento na cabeça que é profundo ou sangra muito;
NÃO remova qualquer objeto saindo de uma ferida;
NÃO mova a pessoa a não ser que seja absolutamente necessário;
NÃO agite a pessoa se ele ou ela parece atordoado;
NÃO remova um capacete se você suspeitar de uma lesão grave na cabeça;
NÃO pegue uma criança caída com qualquer sinal de ferimento na cabeça;
NÃO beba álcool nas 48 horas após um traumatismo craniano grave.

Quando entrar contato com um profissional médico?

Ligue para o 190 imediatamente se:

Cuidados em casa após uma lesão na cabeça

Amigos ou família podem ter de manter sob observação adultos que foram feridos após serem liberados da sala de emergência. Se a pessoa é um atleta, deve seguir as instruções do médico sobre quando a pessoa pode retornar ao esporte.

Os pais ou cuidadores de crianças terão que aprender a observar a criança depois de um ferimento na cabeça. Siga as instruções do médico sobre quando a criança pode voltar a ser ativa e praticar esportes.

Depois de até mesmo uma leve concussão, não faça atividades que podem causar mais lesões na cabeça. Evite tarefas que exijam concentração ou pensamento complicado. Estas incluem leitura, trabalhos de casa, elaboração de relatórios e outros tipos de estimulação cerebral. Além disso, evite luzes brilhantes e sons altos. Estes podem estimular em excesso o cérebro. Seu médico pode lhe dizer mais sobre isso.

Prognóstico das lesões na cabeça

Mantenha todas as consultas de acompanhamento com o seu prestador de cuidados de saúde. Estas ajudam a certificar-se de que você ou seu filho está se recuperando bem.

Prevenção das lesões na cabeça

Nem todas as lesões na cabeça podem ser evitadaa. Mas os seguintes passos simples podem ajudar a manter você e sua criança segura: use sempre equipamento de segurança durante as atividades que poderiam causar um ferimento na cabeça . Estes incluem cintos de segurança, capacetes de bicicleta ou de moto. Aprenda e siga as recomendações de segurança para bicicletas. Não beba e dirija, e não se permita ser conduzido por alguém que você conhece ou suspeita de ter bebido álcool ou usado alguma outra droga.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.