Para manter a saúde em dia é essencial consumir alimentos saudáveis. Uma alimentação balanceada pode substituir muitos remédios que causam efeitos colaterais graves, especialmente a longo prazo. Comer bem não significa gastar muito dinheiro, mas saber escolher o que se coloca no prato e quando as refeições são feitas.

Verduras, legumes e frutas são os principais componentes de uma alimentação rica e saudável, mas certamente não são os mais caros de uma dieta.

Muitas pessoas alegam ter dificuldades em comer frutas, outros não gostam de verduras ou alguns legumes. Se cada uma destas pessoas pudesse experimentar um ano de vida com todos os benefícios de manter estes itens na dieta, certamente fariam um esforço muito maior para mudar os hábitos.

Várias doenças podem ser curadas ou evitadas com o consumo diário de certos alimentos. Todos os dias são divulgados estudos ou mostrados em programas na TV entrevistas com médicos e nutricionistas a respeito deste assunto, mas nada disso é tão convincente quando sentir os efeitos no próprio corpo.

Frutas e verduras na alimentação

Ter um alimentação saudável previne doenças – comece já!

Experimente por um ou dois meses fazer pequenas alterações em suas refeições diárias. Troque uma parte das massas e do arroz por verduras ou legumes e diminua o consumo de carne vermelha para apenas 1 vez na semana. É uma mudança simples com a qual é fácil se acostumar e já faz uma diferença enorme na saúde.

Passe a observar os pratos das pessoas em restaurantes self-service: as dietas são claramente desbalanceadas. Predominam as massas e alimentos mais calóricos (macarrão, lasanha, arroz), além de carnes vermelhas e frituras. As verduras e frutas que deveriam ser mais importantes em geral aparecem apenas como item decorativo no prato!

É fato de que hoje em dia as pessoas já são bem mais conscientes com relação à alimentação do que eram a 20 anos atrás, até mesmo devido à maior quantidade de informações disponíveis. Mas o quadro poderia ser melhor. Faça a sua parte e tente ir mudando aos poucos o seu cardápio sem jamais fazer algo radical e com ajuda de um especialista. Você logo vai perceber os enormes benefícios para a saúde, bem estar e até para o bolso!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.