A bicicleta ergométrica é um dos exercícios aeróbicos mais básicos que fazemos nas academias. Há também formar mais evoluídas da prática, como as aulas de spinning. Mas a essência e os benefícios não mudam muito, pois é bem claro o que a ergométrica é capaz de fazer ao seu corpo. Mas será que dá pra emagrecer com a ergométrica? Quais são os reais benefícios desse exercício aeróbico na academia?

Benefícios da bicicleta ergométrica para o corpo: saúde cardiovascular

Adultos saudáveis ​ devem participar na atividade física aeróbica por um mínimo de 30 minutos, 5 dias por semana. Além disso, 3 dias por semana, por pelo menos 20 minutos, os indivíduos precisam se dedicar a atividades aeróbicas com intensidade moderada a vigorosa. E isso será ótimo para sua saúde cardiovascular.

Uma sessão bem executada na bicicleta ergométrica vai manter a sua freqüência cardíaca bem dentro de um intervalo para exercícios vigorosos por aproximadamente 45-60 minutos. Ao longo do tempo, a atividade cardiovascular contínua pode ajudar a diminuir o risco de doença arterial coronariana, pode ajudar a diminuir a pressão arterial, e o colesterol LDL, e pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca em repouso. Tudo isso ajudará também seu metabolismo a funcionar com maior efetividade, queimando mais calorias e ajudando também na perda de peso.

Benefícios dos exercícios na bicicleta

A bicicleta ergométrica é um exercício aeróbico de boa intensidade, que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e o desempenho físico. (Foto: www.triathlete.com)

Benefícios da bicicleta ergométrica: redução nos níveis de estresse

Não é incomum ver muitos corredores e praticantes de diversos esportes se dedicando nos exercícios na bicicleta ergométrica. E você vê eles ficando excitados com isso. Isso acontece porque ao praticar exercícios de maior intensidade, você começa a liberar hormônios do prazer e alegria, como as endorfinas. Elas são conhecidas por criar sentimentos de euforia, diminuir o seu nível de estresse e melhorar a resposta imune do corpo. Tudo isso por causa de uma bicicleta ergométrica. Não é ótimo?

Bicicleta ergométrica melhora a resistência muscular

Isto significa trabalhar capacidade de um músculo trabalhar continuamente e repetidamente durante um período prolongado de tempo. Quando você pedala com uma certa resistência nos pedais, isso pode aumentar a resistência dos músculos das pernas: quadríceps, isquiotibiais, glúteos e até mesmo os músculos da panturrilha. Trabalhar estes músculos também ajudará a fortalecer os ossos que eles protegem, bem como tendões e ligamentos. Fora da academia, este aumento da força significa que você será capaz de realizar suas atividades diárias com maior facilidade. Por exemplo, você vai conseguir carregar mais peso, andar por mais tempo, tudo isso sem sentir dores ou cansaço extremo.

Bicicleta ergométrica serve para perder barriga

Se seus objetivos de fitness incluem perda de peso e/ou perda de gordura, a bicicleta ergométrica é o exercício certo certo. As pessoas que praticam a ergométrica ou o spinning podem queimar entre 400 e 600 calorias por sessão de 45 minutos. Como leva 3.500 calorias para queimar 450 g de gordura, apenas 5 a 8 sessões de ergométrica intensa, combinadas com uma dieta saudável, podem ajudar a reduzir a sua gordura corporal. Veja uma sugestão de exercício para perder barriga na ergométrica no vídeo abaixo:

A bicicleta ergométrica causa menos impacto nas articulações

Para um treino de alta intensidade, a bicicleta ergométrica tem um baixo impacto no seu organismo. Muitas pessoas que se recuperaram recentemente de lesões optam pela bicicleta ergométrica para ajudá-los a ficar em forma. Quando feito corretamente, há um impacto mínimo sobre as articulações dos quadris, joelhos e tornozelos. Quando a sua bicicleta ergométrica está configurada corretamente e você tem o calçado apropriado, você nunca terá que se preocupar em deixar uma a academia com dor nos joelhos ou rigidez nas articulações do quadril. O movimento circular permite uma flexão e extensão adequadas, evitando os golpes frequentemente provocados por outras atividades, como corrida ou aulas de aeróbica tradicionais.

Cuidados no uso da bicicleta ergométrica

Além do uso de calçados apropriados, é recomendado que quem tem problemas de coluna ou na lombar que use uma bicicleta ergométrica deitada, para ter menos impacto na coluna. Deve se tomar cuidado também com a alimentação, pois se você se alimenta com poucos nutrientes e calorias, o exercício aeróbico intenso não vai queimar gorduras apenas, e poderá passar a queimar massa muscular magra, o que será péssimo para seus objetivos fitness. Quem está se recuperando de lesões pode ter mais benefícios começando na prática de fisioterapia ou natação, para então partir para a bicicleta ergométrica.

Você conhece mais algum benefício da bicicleta ergométrica? Qual? Como você pratica a bicicleta ergométrica na sua rotina fitness?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.