No artigo de hoje vamos ajudar as pessoas que querem queimar gordura o mais rápido possível. No início deste artigo já vamos te alertar sobre os mitos existentes no mercado atual.

Suplemento para queimar gordura, queimar gordura localizada, entre outros, são falsas promessas que te farão gastar muita grana e não te trará o resultado.  Para emagrecer é necessário dieta balanceada e exercício físico intenso.

Todos os anos você encontra diversas propagandas de corpo ideal para o próximo verão. As academias lotadas com pessoas nas esteiras e bicicletas com o objetivo de entrar em forma.

A busca por um bom condicionamento físico é aliada a luta contra a balança. Para perder massa gorda, a pessoa precisa investir pesado nos exercícios aeróbicos. Os exercícios aeróbicos fazem com que as células dos músculos gastem mais oxigênio para produzir energia.

Os aparelhos mais utilizados para exercício aeróbicos sãos a bicicleta e a esteira, mas qual deles é o melhor?

A reposta correta é que não importa o aparelho, mas sim como será feito o exercício. Qual o esforço que você faz durante o exercício? Qual o ritmo dos batimentos cardíacos?

A nossa primeira dica é variar entre os aparelhos. Por mais difícil que seja para algumas pessoas, a variação de exercício ajuda na estimulação de outras musculaturas corporais e induzem o desequilíbrio da homeostase do organismo, características fundamentais para a melhoria do condicionamento físico.

Treinar muito tempo ou pouco?

Uma das maiores dificuldades de quem treina é compreender que o tempo gasto não tem ligação direta no resultado, ou seja, você correndo uma hora na esteira não terá obrigatoriamente resultado melhor que alguém que corra meia hora. Pelos seguintes fatores:

  • Volume e Intensidade – Há uma lógica de quanto maior for à intensidade, menor será o volume e vice e versa. Se você corre por muito tempo, é sinal que a intensidade não é tão alta.
  • Duração – Você deve ter um objetivo na sessão de treino e respeitar o processo de adaptação corporal até atingir tal objetivo.
Como melhorar o treino aeróbico?

Como deixar a corrida ou pelada mais produtiva?

Quais os possíveis objetivos?

Quando a pessoa quer perder peso, ela precisa de volume alto para manter o nível de gasto calórico acima do normal por um longo período. Sendo assim, é natural que a intensidade não seja alta, mas também não poderá ser algo muito baixo.

Mas a pessoa precisa de um bom condicionamento físico para conseguir correr ou pedalar por um longo período, neste caso o treinamento deve ser intervalado e com bons períodos de repouso.

Quando a pessoa busca um melhor condicionamento físico, ela precisa de intensidades maiores e volumes menores, mas ela também deve ter sessões em que tenha volume maior e intensidade baixa.

Você deve estar se perguntar por quê. A reposta é simples, você não vai conseguir treinar pesado todos os dias, e se tentar, certamente irão provocar lesões e entrar em uma condição chamada de over trainning, um estado onde você não conseguirá mais praticar atividade física por um bom tempo.

Como evitar o over trainning?

Nesta reposta vamos dar a dica principal de nosso artigo, você precisa respeitar os limites do seu corpo e principalmente treinar com inteligência. Não é se matando na esteira ou na bicicleta todos os dias que você vai conseguir seus objetivos.

O descanso é fundamental para o nosso corpo e é durante o descanso que nosso organismo conquista as alterações fisiológicas tão sonhadas. Sendo assim, treinar todos os dias o mesmo grupamento muscular na mesma intensidade irá te levar para o caminho contrário do que almeja.

Como melhorar o treinamento?

Assim como indicamos variar os tipos de aparelhos no inicio do artigo, indicamos também que você varie o grupamento muscular trabalhado e principalmente o volume e intensidade.

Após treinos intensos, é indicado um descanso de 48 horas para o grupamento trabalhado, mas isso não te impede de exercitar, basta você realizar exercícios que trabalhem outras áreas corporais.

Hidratação e alimentação são fundamentais neste processo. Sem uma alimentação balanceada, ninguém conseguirá treinar de forma eficiente e muito menos conseguirá emagrecer.

Manter o corpo saudável é a melhor forma de buscar estes objetivos, treinar de forma correta se torna fundamental e isso só será possível se você buscar o acompanhamento de um profissional capacitado. O educador físico será capaz de te orientar na questão do volume, intensidade, descanso que foi tão falada neste artigo.

O exercício físico deve te proporcionar prazer e satisfação. Se houver a possibilidade de treinar com algum amigo é uma excelente opção para o lado motivacional, outra dica é escutar músicas, para muitos é a melhor companhia na hora do treinamento.

Estamos finalizando mais um artigo e esperamos que vocês tenham entendi a importância da variação no treinamento. Agradecemos a atenção de todos e convidamos para continuar em nosso site, muitas dicas de saúde e exercício físico estão esperando a sua visita!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.