A meditação é, comprovadamente, um eficiente tratamento para vários problemas de saúde. Algumas pessoas tem dificuldades na meditação, e podem achar que são incapazes de meditar. Mas mesmo essas pessoas vão, com um pouco de pesquisa e orientação adequada, encontrar uma técnica que meditação que funcione para elas.

Qualquer pessoa pode meditar?

Sim, independente do sexo, idade, nacionalidade, religião, experiência anterior, o condicionamento social, composição genética: qualquer pessoa pode aprender a meditar. Você não tem que viajar para o Himalaia, desistir de todo o seu dinheiro, encontrar um guru, ou passar horas todos os dias em um jejum, para aprender a meditação.

Meditação transcendental e Meditação shinsokan: meditação avançada, que frustra muitas pessoas

A meditação transcendental e a shinsokan, por onde muitas pessoas começam na meditação, e estão entre as meditações mais avançadas e difíceis de fazer. Isso porque a meditação ambas estão muito envolvida com fé e religião. Como muitas pessoas que querem praticar a meditação não são “espirituais”, esses tipos de meditação vão dar errado. Você não precisa ser religioso, nem  espiritual” para a prática de meditação. Essas meditações são para pessoas de fé, e que querem envolver religião no processo de meditação.

Meditação e técnica para poder meditar

Todo mundo pode meditar, mas nem todo mundo medita do mesmo jeito. Mesmo um exercício físico pode ser uma meditação, se feita com a técnica certa. (Foto: 3tags.org)

Meditação de relaxamento: a meditação que todo mundo já pratica, mas não sabia

Você não precisa de qualquer “capacidade inata” para ser capaz de meditar, nem precisa de poderes espirituais especiais para isso. Algumas pessoas chegam à meditação mais naturalmente do que outros, mas qualquer um pode fazê-lo, ou já faz sem perceber. A meditação de relaxamento pode ser obtida quando, por exemplo, ao praticar um hobby prazeroso, você esquece que o mundo existe, não vê o tempo passar. Ou você pode meditar para fechando os olhos, e respirando fundo durante um banho relaxante. Meditar para relaxamento é pensar em uma só coisa, ou fazer uma só coisa que te dê prazer, e relaxe sua mente dos problemas do dia a dia.

Meditação matinal: a melhor maneira de começar a meditar

É preciso um pouco de esforço, e a convicção de que algumas coisas valem a pena perseverar para conquistar. A meditação matinal ajuda a começar o treinamento para meditação. Essa prática de meditação será instantaneamente gratificante, mas é melhor lembrar que quando você está plantando flores, você terá que cavar buracos, arrancar mato, cortar folhas. A meditação matinal, por exigir menos tempo e menos técnicas, é simples para facilitar: basta ficar 5 minutos respirando pelo nariz, e soltando pela boca durante a manhã, de olhos fechados. Você pode fazer isso no banho, ou quando ainda estiver acordando. Ou quando e sentar no carro para ir ao trabalho. São 5 minutos, pensando só em coisas prazerosas, ou só concentrado na respiração. Se você tem problemas com insônia, fazer essa meditação noturna também pode ajudar como remédio natural para ajudar no sono.

Tipos de meditação: qual aprender?

Não existe um tipo de meditação ideal para aprender. Seja qual for o tipo de meditação que você esteja aprendendo, as técnicas de meditação não são instantaneamente gratificantes, mas o esforço vai se pagar com o tempo. Haverá vezes quando a prática de meditação será frustrante, e outras em que será muito gratificante, mas isso é natural da própria prática.

Você pode começar com a meditação ativa, que é fazendo algo prazeroso, onde você foca só nessa atividade. Para mim, por exemplo, é a mecânica de motos. Tem de ser uma atividade na qual você se envolve tanto, que esquece o que está fazendo, esquece até o tempo que ficou na atividade.

O segundo tipo é a meditação matinal, de 5 minutos. Nela, o foco maior é tentar não pensar em nada, ou só pensar em coisas relaxantes.

O terceiro, é a meditação profunda. Nesse tipo de meditação, você terá de praticar bastante a respiração, postura, e estender o tempo da meditação. Neste tipo de meditação, é importante ter um espaço dedicado para o relaxamento. Você pode seguir dicas de meditação pelo YouTube, com vídeos de instrução, para obter as melhores técnicas de meditação profunda. Aproveite e use um pouco de música para meditação, direto do YouTube, para poder ajudar na prática de técnicas de meditação.

Por fim, se você for uma pessoal espiritual, a transcendental ou shinsokan são o próximo passo natural.

Seja qual for o tipo de meditação, seja paciente. Você não aprendeu a andar de bicicleta sem tomar alguns tombos. O mesmo vale para a meditação: você terá que ter paciência para aprender a meditar, e errar até “acertar” a meditação.

E se você ficar frustrado, não deixe de passar aqui no nosso espaço para comentários. Estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.