Alimentos que fazem mal ao seu humor

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Com tanta coisa que mandamos pra dentro de nossos corpos sem pensar, nunca paramos para analisar se algo pode fazer mal. Se comida deixa a gente sempre feliz, será que existe algum tipo que faz o efeito contrário? Pesquisas mostram que alguns alimentos podem te levar até a depressão. Você sabe quais são eles?

Néctar de agave

Muitos acha que esse alimento é saudável. isso é um mito. O excesso de frutose nesse produto aumenta o risco de problemas metabólicos, aumentando a instabilidade de seu humor e promovendo problemas cerebrais e até o encolhimento de seu cérebro. Use outras opções mais saudáveis e que tenham mais minerais e nutrientes.

Presunto

O presunto convencional vem de fazendas onde os pobres porquinhos recebem overdoses de antibióticos. Estes presuntos também contém açúcar, sal e nitratos que podem causar baixas no humor, enxaquecas e até tornozelos inchados. E dores não irão deixar ninguém feliz. Troque seu presunto tracional por um peixinho com bastante ômega 3. Não é tão difícil quanto parece.

Excesso de açúcar

Prefira sempre sucos. Refrigerantes estão cada vez mais associados a substâncias cancerígenas e males para sua saúde. Até onde você terá que chegar para ver o mal que está fazendo a si mesmo? (Foto: thehaysay.wordpress.com)

Refrigerante

Açúcar faz mal. Acumulam gorduras no gordo e acabando com nosso humor depois daquele aumento em nossa atividade inicial depois da primeira dose. Preciso dizer mais? Troque o refrigerante por água gaseificada misturada com suco natural. É basicamente a mesma coisa, mas muito mais saudável.

Margarina

Manteiga é melhor do a margarina porque essa segunda contém gorduras que promove a inflamação e pode, além de atrapalhar nosso humos, diminuir os níveis saudáveis de insulina em nosso corpo. A margarina é industrializada e nosso corpo não sabe lidar com ela. A manteiga da vaquinha ainda contém ômega 3. Na próxima visita ao supermercado, você sabe bem qual será sua escolha.

Sementes de abóbora processadas

Elas cruas são perfeitas e saudáveis para o consumo. Agora as industrializadas, nem tanto. O uso de um conservador chamado bromato de potássio bloqueia a absorção de iodo pela tireoide. Sem o nível ideal de iodo em seu corpo, a tireoide, vital para nosso bom humor, não pode funcionar bem. Esta glândula inclusive é avaliada por psiquiatras em casos de depressão. Ou seja, busque preparar essas sementes em casa ou comprar em lojas naturais.

Batata palha/Chips/Frita

Difícil de escapar, fácil de acabar contigo. Isso porque elas contém ômega 6, um tipo de ácido graxo que bloqueia os ômega 3, ótimos para melhorar o humor e ajudar no funcionamento cerebral. Fritar batatas também cria subprodutos cancerígenos. Troque a batata por uma pipoca. Ambos aperitivos tem basicamente a mesma função.

Amendoim

Natural faz bem, processado não

O amendoim em sua forma natural não faz tão mal assim. O problema é o excesso de sal que colocam em sua forma industrializada. Além do mais, há outros produtos semelhantes que são ricos em ômega 3. Prefira nozes e amêndoas em sua dieta. (Foto: theonlinecitizen.com)

Aqueles amendoins deliciosos e dentro de pacotinhos práticos? Pois é, eles são ricos em sódio, além de alguns aditivos questionáveis, ligados a enxaquecas, fraqueza, queimação, problemas respiratórios, alergias pesadas. E quem quer lidar com isso? Troque seus amendoins por algumas nozes e outros tipos de sementes.

Portanto, da próxima vez que ter aquela tristeza pós refeição, pode ter certeza de que algum ingrediente pode ter causado isso. E não apenas o peso na consciência de ter ganhado uns quilinhos a mais. E ao falar nisso, já começou a praticar seus exercícios físicos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.