Novamente voltamos nossa atenção pare o joelho, essa estrutura tão complexa que é exigida quase que ininterruptamente durante todo o dia. Sendo assim, todo o cuidado ainda é pouco.

Neste artigo vamos falar de uma situação que ocorre durante a atividade física que pode causar danos ao praticante. Estamos falando do valgo dinâmico do joelho. O que é? Qual a forma de avaliação? Quais as indicações de exercícios e tratamento? Enfim, tudo sobre valgo dinâmico.

O que é valgo dinâmico do joelho?

É uma alteração biomecânica que envolve o membro inferior por completo, essa alteração causa vários problemas que podem ser de curto e longo prazo. Para facilitar sua visualização é quando as pernas ficam em posição de X após uma rotação interna de ambos os joelhos.

Esta expressão valgo dinâmico é utilizada para situações em que há esta rotação dos joelhos durante algum movimento tipo caminhada, corrida, salto, agachamento, etc. Existem pessoas que apresentam o valgo mesmo quando estão paradas. Neste caso é chamado de valgo estático.

Como identificar valgo dinâmico do joelho?

A identificação é bem simples, basta que você observe se existe esta alteração no alinhamento das pernas durante alguma atividade física. Se os joelhos se voltarem para dentro, este é um quadro clássico de valgo dinâmico. Veja um exemplo na imagem a seguir:

O que é valgo dinâmico do joelho?

Tudo sobre valgo dinâmico do joelho

Quais as consequências do valgo dinâmico do joelho?

Este tipo de alteração provoca condições indesejadas e que acaba aumentando o risco de lesões no menisco, ligamentos e tendão tanto do quadril, quanto dos joelhos. Este problema ainda irá provocar uma sobrecarga em outras partes do corpo, gerando um grande desequilíbrio muscular.

Exercícios ruins para quem tem valgo dinâmico do joelho?

Qualquer exercício que acentue o valgo dinâmico deve ser evitado. O agachamento comum exemplificado na primeira imagem é um exercício perigoso para quem tem este problema, uma vez que quanto maior o grau do exercício, maior tente a ser o valgo do joelho.

O profissional de Educação Física deve estar bem atento a existência deste problema e deverá avaliar se o exercício proposto está estimulando o aumento de esforço no sentido do valgo, isso é totalmente contra indicado. Quaisquer exercícios que possam piorar o valgo devem ser excluídos do programa até o tratamento correto de fortalecimento seja realizado.

Como tratar valgo dinâmico do joelho?

A melhor forma de reduzir o número de lesões decorrente deste problema é passar por um treinamento preventivo, principalmente para o caso dos corredores, além de uma fisioterapia específica e fortalecimento muscular.

É importante alertar que a condição pode ser melhorada, mas é quase impossível que ela desapareça. Este quadro de atividades deve envolver principalmente o fortalecimento da musculatura dos quadris e das coxas, além de trabalhar o equilíbrio.

Exercícios para a musculatura dos glúteos médio e máximo e também do quadríceps são fundamentais. Busque também atividades que estimulem o proprioceptivo, estas atividades devem ser realizadas em bases instáveis.

Exercícios de abdução do quadril são ótimas opções, uma vez que os mesmos fazem movimentos no sentido contrário do valgo. A utilização de elásticos para aumentar a intensidade do esforço é totalmente válida.

Citamos ao longo do artigo a necessidade de buscar um programa de fortalecimento no tratamento do problema, sempre alertamos que as pessoas busquem profissionais capacitados para obter uma orientação eficiente e segura.

Lembre-se de que este é um problema estrutural e consultar fisioterapeutas é praticamente uma obrigação. Prevenir é sempre melhor que remediar, cuide bem de seu corpo e desfrute de forma segura dos benefícios que o exercício físico tem para lhe oferecer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.