No momento em que as pessoas se deparam com a necessidade de subir grandes escadarias ou ladeiras, grande parte delas descobre quais os músculos que são utilizados para aquela ação.

Como elas descobrem? Através da percepção de dor. Você sabe quais músculos são utilizados nas subidas? Muitos pensam nas coxas e panturrilhas e alguns lembram até da musculatura das costas, mas infelizmente a minoria lembra-se dos glúteos,

Apesar de não parecerem, os glúteos são os músculos mais fortes na ação de subidas, mas quando não trabalhados de forma eficiente, esta ação acaba sendo desempenhada pelas panturrilhas, quadríceps e extensores da coluna lombar.

Esta sobrecarga nos músculos citados acaba aumentando o índice de dores lombares e nas pernas, além de aumentar os riscos de lesões de joelho, quadril, coluna e tendinites diversas.

No artigo de hoje vamos te ajudar a malhar glúteos durante a corrida. Veja como malhar glúteos todos os dias de forma indireta e entenda porque malhar glúteos não deve ser apenas exclusividade das mulheres.

Malhar glúteos é fundamental para seu desempenho na corrida, ou seja, os homens que correm devem exercitar os glúteos tanto quanto as mulheres. Neste artigo vamos apresentar as dicas para cuidar deste importante grupamento muscular.

Como foi dito no início do artigo, a ineficiência das ações do glúteo provoca um aumento do impacto da corrida, podendo causar várias lesões como, por exemplo, fascite plantar e canelite.

Não existe distinção de exercícios específicos por gênero, uma vez que os músculos do glúteo da mulher são os mesmos que os dos homens. Independentemente do gênero, o grupo muscular é igual, assim como as suas funções.

A diferença quanto ao tamanho está relacionada apenas a questões naturais de diferenças hormonais, deposição de gordura e o tamanho da musculatura, mas nada disso tem influencia na atividade muscular.

Malhar os glúteos subindo escada

Como malhar os glúteos ao correr?

Qual a função dos glúteos?

Os glúteos trabalham na extensão e abdução do quadril, alem de serem responsáveis pela sustentação da coluna vertebral. Para facilitar a sua visualização, a função mais básica é movimentar o nosso quadril, nos projetando para frente durante o movimento de caminhar ou correr.

Como trabalhar o glúteo ao correr?

Para te dar esta dica, primeiro você precisa compreender o que acontece nas subidas. Para visualizar melhor a ação dos glúteos na subida pedimos para você colocar o pé direito sobre um degrau e inclinar o tronco para frente sem flexionar a coluna e sem avançar o joelho, ao fazer isso, você sentirá facilmente o alongamento no glúteo direito, o mesmo acontece quando você realiza este exercício com o pé esquerdo sobre o degrau.

Nas ações de subida o glúteo alongado tem a função de impulsionar o nosso corpo para cima e para frente, reduzindo a sobrecarga no quadríceps, na lombar e na panturrilha.

Agora que você visualizou o movimento, é isso que acontece quando você sobe escadas e ladeiras. Quanto maior for à intensidade, cada vez mais você irá sentir os glúteos sendo exigidos.

Praticar exercícios de subir escada ou correr subindo as ruas é um ótimo exercício para malhar os glúteos. Lembrando sempre de manter o alinhamento do quadril e coluna citado, quando você flexiona a coluna, as ações dos glúteos são minimizadas.

Para as pessoas que moram em edifícios, apenas trocar o uso do elevador pelas escadas já oferece uma diferença enorme. Aliando esta mudança de hábito a exercícios de saltos e agachamento para fortalecimento muscular e corridas em aclives, sem dúvidas você estará trabalhando de forma bem eficiente os glúteos.

É importante sempre lembrar que a realização de exercícios físicos apesar de parecer bem simples, requer muitos cuidados e orientações, portanto, é indispensável contar com a orientação de um profissional de Educação Física.

Ele tem a capacitação necessária para te orientar nas cargas, intensidades e realização de todos os exercícios. Condições favoráveis para aumentar seus benefícios e reduzir os riscos de lesões.

Jamais inicie qualquer atividade física sem obter a liberação médica antes. Consulte um médico e realize os exames necessários e converse bastante sobre as atividades que pretende desempenhar. A prevenção é sempre o melhor caminho!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.