Praticar regularmente e corretamente os exercícios físicos exige muita disciplina, força de vontade e determinação, além de ter uma atenção redobrada na hora de executar os movimentos, para não ocasionar nenhuma contusão ou oferecer risco de lesões.

No artigo de hoje vamos falar sobre os exercícios aeróbicos que podem ser feitos em casa e sua funcionalidade. Já no início precisamos alertar sobre um mito do exercício físico, exercício aeróbico sozinho não emagrece, não faz perder barriga.

Os exercícios aeróbicos são exercícios físicos utilizados para fortalecimento muscular e/ou articular, ou seja, são exercícios localizados que te dão condição física e resistência para realizar exercícios anaeróbicos, que são os que oferecem aumento do gasto calórico.

Se você tem como objetivo emagrecer, não vá embora agora pensando que este artigo não tem nada que te ajude, lembre-se do que foi dito, os exercícios aeróbicos são base para que você possa realizar os anaeróbicos.

Se você esta abandonando a vida sedentária e iniciando a pratica de exercícios primeiro, meus parabéns pela mudança de vida, segundo, comece bem devagar e respeite muito os sinais do seu corpo.

Buscar a orientação de especialistas é algo imprescindível para o início, porque apesar de os exercícios parecem simples, eles oferecem exigências de posturas e equilíbrios que não realizados pode provocar comprometimento e lesões graves futuramente.

Dando continuidade ao nosso artigo, trouxemos uma lista com vários exercícios aeróbicos caseiros bem simples, mas muito eficazes.

O primeiro exercício aeróbico é pular corda

Uma excelente opção para aumentar o gasto calórico e promover estímulos positivos para os membros inferiores e superiores do nosso corpo. Pular corda além de ser uma brincadeira muito divertida, também é um excelente exercício físico.

Se você praticar este exercício por longo período, ele passa a ser anaeróbico e o com isso, aumenta ainda mais o gasto calórico e possibilita maior chance de emagrecer. Vale lembrar que você deve realizar o exercício de forma correta, não indo até a exaustão.

Outra dica importante é para as pessoas que possuem problemas nas articulações do joelho e tornozelos. Vocês não devem praticar este exercício devido às grandes repetições de impacto, o que pode levar a um agravamento da lesão.

O segundo exercício aeróbico é o salto

Outro exercício muito bom para fortalecimento, mas que também não deve ser praticado por pessoas com problemas nas articulações do joelho e tornozelos. A restrição acontece pelas mesmas justificativas do exercício anterior.

Estes saltos podem ser com ou sem deslocamento, para frente, para trás, para as laterais, é um exercício que oferece ótimas variações. Se você quiser aumentar a intensidade do exercício, sugerimos uma elevação grande dos joelhos durante os saltos.

O terceiro exercício aeróbico é a flexão de braço

Como exercitar em casa?

Exercício de flexão de braços para as mães

Você deve deitar no chão com o peito voltado para o solo. Apoiando apenas sobre os pés e as mãos, você deve erguer o seu corpo e retornar lentamente sem deixar que o peito toque o chão.

Uma dica que é muito valiosa principalmente para os iniciantes, é realizar o exercício com apoio dos joelhos no chão, tornando o exercício mais fácil inicialmente. Depois de uma adaptação, você deve passar para o apoio dos pés, o que aumenta a intensidade do exercício.

Neste exercício, a restrição fica para as pessoas que possuem problemas nas articulações dos ombros e/ou dos punhos.

O quarto exercício aeróbico é o polichinelo

Um dos exercícios mais famosos do mundo, o polichinelo é bastante utilizado para realizar aquecimentos, devido sua fácil realização, é um exercício bem comum para qualquer nível.

Partindo da posição ereta, você deve realizar saltos no mesmo lugar e movimento simultaneamente as pernas e os braços. Quando você abrir as pernas, os braços devem estar unidos no alto e acima da sua cabeça totalmente estendidos. Já na hora que as pernas estiverem fechadas, os braços devem estar estendidos para baixo de maneira que as mãos toquem a coxa.

Este também é um exercício que se realizado por muito tempo pode passar a ser anaeróbico e auxiliar bem na luta contra a balança, também é outra exercício contra indicado para quem possui os problemas de articulações citados anteriormente.

O quinto exercício aeróbico é o agachamento

Como realizar um agachamento correto?

Dicas de exercício físico para as mães

Sua realização é bem simples, você deve iniciar o agachamento com as pernas afastadas na largura dos ombros, com os braços posicionados à frente do corpo. É muito importante que você agache como se fosse sentar em uma cadeira.

Uma dica importante é que você jamais ultrapasse o ângulo de 90° durante o agachamento, porque isso irá provocar uma sobrecarga nos joelhos. Também deve ser mantido o alinhamento da coluna, evitando flexões e sobrecarga na mesma.

Este exercício é uma excelente opção para o fortalecimento das pernas e para o glúteo, mas jamais deve ser realizado por pessoas com problemas no joelho.

O sexto exercício aeróbico é abdominal

Este exercício é outro bem famoso entre os praticantes de exercício físico. Sugerimos que seja realizado o abdominal com pernas elevadas. Esta variação do abdominal é mais intensa e trabalha melhor a força muscular do abdômen.

Para conseguir manter as pernas para cima o praticante deve deixar o abdômen bem contraído, fazendo que a contração aumente ainda mais na hora de flexionar o tronco.

Para realizar este exercício você deve deitar-se com as costas voltadas para o chão. Durante o exercício, apenas a região lombar da coluna deve ficar apoiada no chão. Você pode utilizar as mãos atrás da região lombar da coluna para dar apoio.

Com os joelhos flexionados e as pernas elevadas, você deve realizar flexão do tronco em direção aos joelhos utilizando apenas a força do abdômen, se você quiser cruzar os joelhos, ficará mais fácil manter a posição correta durante a execução. É de extrema importância manter queixo longe do peito.

Estamos chegando ao final de mais um artigo em nosso site e queremos agradecer por sua visita. Aproveitando sua presença, queremos convidar a todos para que continuem em nosso site e conheçam outras publicações.

Informações sobre saúde, dieta, alimentação ideal, exercícios físicos, esporte e muito mais estão te esperando. Convidem também seus amigos para vir conhecer e compartilhe do seu conhecimento com eles.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.