No artigo de hoje vamos falar sobre joelho estalando e doendo. Se o seu joelho está estalando ou rangendo quando dobra, quando sobe escada ou faz algum tipo de agachamento, é bom ficar ligado para tratar e manter a boa saúde do seu joelho.

Geralmente os estalos acontecem quando os joelhos são flexionados, mas em alguns casos é possível notá-los nas caminhadas e corridas. Em ambas as situações, as chances de existir algum problema grave são bem altas, mas para diagnosticar com precisão é necessário observar outros sintomas e realizar exames de imagem.

Primeiramente vamos informar que aquele estalo involuntário é comum, ele acontece quando há pequenos deslocamentos dos ossos. É importante observar a freqüência, uma vez que estes estalos naturais não acontecem o tempo todo.

Quando ele se repete quase que em todo movimento ou com grande frequência, pode significar problemas, principalmente quando vem acompanhado de dor. Lesões da cartilagem articular são as mais comuns nestes casos.

Quais as causas de joelho estalando?

Os joelhos sofrem grande sobrecarga diária e diversos fatores podem causar lesões que fazem com que eles fiquem estalando. A grande maioria dos casos é desencadeada por excesso de carga, seja por tarefas em que o indivíduo tenha de carregar muito peso ou até por ser obeso.

Outras possíveis causas podem estar relacionadas com doenças reumáticas e degenerativas como, por exemplo, a artrose. Quedas podem provar traumas e inflamações podendo desenvolver tal quadro.

Alguns casos são diagnosticados com a existência de um pedaço de cartilagem solto na articulação, sendo que em grande maioria, os pedaços são do menisco ou de algumas alterações na cartilagem.

Casos mais raros apresentam desgaste na superfície da cartilagem das articulações, essa condição dá nome a uma doença conhecida como condromalacia patelar. Sua principal característica é dor com sensação de agulhadas na região do joelho.

O que deixa o joelho estalando?

Joelho estalando é sinal de doença grave?

Quais os sintomas de joelho estalando?

Como foi dito anteriormente, para detectar com precisão é necessário realizar exames de imagem, mas quando vários sintomas são notados, é importante buscar a avaliação e tratamento o quanto antes. Os possíveis sintomas são:

  • Dor ao flexionar os joelhos
  • Dor ao caminhar
  • Inchaço leve na região
  • Joelho travando ao movimentar

Como tratar o joelho estalando?

Para definir o tratamento ideal você deve consultar um médico, porque somente ele tem a capacitação necessária para avaliar o caso e definir quais as medidas corretas para a sua situação.

As dicas que vamos passar são para minimizar o problema até que você vá ao médico realizar os exames. Se você sofreu alguma queda e bateu diretamente os joelhos no chão ou se sente que ele está estalando a todo o momento que flexiona, é importante que tome alguns cuidados.

Quando existe um problema de joelho, o mesmo deve ser tratado o quanto antes, caso contrário a situação só tende a piorar. Portanto, se você suspeitar de qualquer problema no joelho é importante manter um repouso máximo, evitando qualquer movimento brusco e sobrecarga de peso.

É indicado que você faça aplicação de gelo para que possa drenar o inchaço. Depois da aplicação do gelo, utilize joelheira ou uma faixa de compressão e busque mantê-lo sempre elevado. Cuidado para não apertar demais a faixa e interferir negativamente no fluxo sanguíneo. Jamais utilize a compressão durante o período que for dormir.

Se a lesão for simples e você seguir estes passos, em no máximo 48 horas você já irá perceber melhoria nos sintomas ou até mesmo sanar as dores totalmente. Agora se os sintomas persistirem é à hora de procurar um ortopedista. Certamente ele irá indicar alguns analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, mas já deixamos o aviso aqui, jamais se automedique!

O que fazer em situações extremas?

Se você não puder marcar uma consulta com o ortopedista, é importante que busque uma consulta com um clínico no pronto socorro, principalmente se houver qualquer uma das situações a seguir:

  • Dor muito intensa ao apoiar o pé no chão
  • Muito inchaço
  • Dor muito forte ao flexionar ou estender os joelhos
  • Surgimento de deformidades
  • Diminuição ou perda de sensibilidade na perna

Considerações finais

Os problemas apresentados podem significar graves lesões ou apenas penas inflamações no joelho, mas somente ao consultar com um médico será possível diagnosticar com precisão. Quanto antes isso for feito, menores são as chances de agravar o problema, pensem nisso!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.