Hoje vamos ajudar as pessoas que buscam exercícios para ajudar na recuperação e fortalecimento do joelho, ombro e/ou tornozelo lesionado. Veja como o exercício pode te ajudar na recuperação de lesões de ligamentos e meniscos e muitos outros casos especiais.

Todas as pessoas deviam compreender que a prática de exercício físico deveria fazer de suas rotinas diárias. Manter o corpo ativo é a melhor forma de mantê-lo saudável e bonito.

O exercício também é o principal aliado das pessoas que convive com algum problema de saúde. O primeiro passo é buscar a orientação médica para saber qual é a prática mais aconselhada para seu caso.

Trouxemos uma lista de casos de lesões e problemas específicos e quais as orientações que certamente irão te dar uma direção e te orientar para a busca correta da atividade a ser praticada.

Problemas cardíacos

Existem diversos protocolos específicos de acordo com o grau do problema cardíaco. Após a realização de testes ergométricos com monitoramento médico é possível montar um treinamento seguro. Para as pessoas com problemas cardíacos, pedalar, caminhar e nadar com intensidade leve são sempre as melhores indicações.

Complicações pulmonares

As pessoas que possuem dificuldade em levar o oxigênio aos músculos certamente têm uma capacidade menor de desempenho nos exercícios físicos de longa duração. Sendo assim, a indicação correta para essas pessoas é a realização de exercícios que alternem esforço e repouso. Pedalar, correr na esteira ou na rua, natação e até mesmo a musculação são atividades que facilitam a circulação estimulando a melhoria de todo o sistema circulatório.

Dores nas costas

Quem tem problema de coluna pode praticar esporte?

Qual o melhor esporte para quem tem dores nas costas?

Qualquer que seja o esporte, ele terá ação direta na biomecânica da coluna vertebral. A maioria dos casos de dores na coluna não oferece um diagnóstico definitivo. É certo afirmar que a maioria dos casos são resultados de má postura e também por condicionamento fraco dos músculos que são responsáveis pela sustentação.

A flexibilidade deficitária também pode gerar dores em pessoas que não foram estimuladas ou estão sedentárias há muitos anos. Para essas pessoas, a indicação é buscar atividades que trabalhem boa postura e flexibilidade, modalidades como pilates, natação, ioga, ginástica são as mais indicadas.

Problemas motores

Quando falamos de problemas motores, eles podem ser causados por problemas musculares, articulares e/ou ósseos. Confiram as especificidades de cada um e as melhores dicas de atividade física.

Problema motor muscular

  • No período de reabilitação muscular, o programa de exercícios deve visar o fortalecimento e recuperação da função muscular. Neste caso, o esporte indicado inicialmente é o mesmo que o indivíduo está acostumado.
  • Se o indivíduo for sedentário, o mais aconselhado é natação ou caminhada leve, uma vez que são esportes de simples execução e oferecem menos esforços e riscos.

Problema motor articular

  • O sistema articular tem função importantíssima de oferecer estabilidade e mobilidade, sendo assim os exercícios devem ser realizados dentro de uma amplitude segura e sem exigir grande impacto, potência ou velocidade.
  • Os exercícios devem gerar certo grau de instabilidade e desequilíbrio para auxiliar na melhoria proprioceptiva. As melhores indicações é caminhada e hidroginástica.

Problema motor ósseo

  • Os problemas ósseos partem desde a osteoporose até as fraturas traumáticas ou por sobrecarga e tumores. Nestes casos é importante a realização de atividades que controlem a intensidade do impacto, mas jamais retirar completamente as atividades de impacto, porque isso agravaria o quadro.

Joelhos lesionados

Quem tem problema no joelho pode praticar esporte?

Melhor esporte para recuperar lesão no joelho

Quanto às atividades são orientadas e executadas de forma correta, os problemas de joelho não são fatores limitantes para a realização de atividade física, mas prestem muita atenção! As cargas e intensidade devem ser estipuladas por especialistas e torna-se indispensável à realização de alongamento e exercício de fortalecimento constante.

As pessoas que sofreram lesões devem voltar ao esporte de forma gradual e respeitando os limites da recuperação, mesmo que seu desempenho atual seja muito distante do que era alcançado antes de se lesionar.

O joelho é a estrutura mais complexa do nosso corpo e deve ser muito estimulado e recuperado, uma vez que o tratamento ineficaz irá aumentar significativamente as chances de nova lesão ou lesões ainda piores.

Trabalhos de academia irão auxiliar no fortalecimento muscular, articular e ligamentar. Estes trabalhos deverão ser associados a alguma modalidade para estimular o joelho a readaptar-se aos movimentos que serão realizados durante o exercício físico.

Como saber se esta ultrapassando seu limite?

Grande parte das lesões esportivas que não são causadas por traumas ou acidentes demora um bom tempo para se manifestar, elas são causadas por sobrecarga excessiva ou realização de movimentos incorretos sucessivamente.

Antes das lesões se manifestarem, o corpo oferece diversos sinais, são eles:

  • Alterações de sono
  • Alteração de apetite
  • Dores constantes
  • Fadiga
  • Infecções
  • Queda de desempenho

Estar atento para qualquer um dos sinais acima e buscar uma orientação médica são passos importantes para evitar lesões ou até mesmo tratá-las logo no início, o que permitirá uma recuperação mais rápida e breve retorno as atividades físicas.

Para finalizar nosso artigo vamos apresentar uma lista de ações que você deve tomar para realizar uma prática esportiva saudável e prevenir diversas lesões.

  • Fazer avaliação médica antes de iniciar em qualquer atividade física
  • Alimentação balanceada adequada
  • Hidratação constante
  • Observar intensidade e volume de prática esportiva
  • Atentar para a realização correta dos movimentos
  • Praticar o esporte por prazer e não por obrigação
  • Dormir bem, o descanso é fundamental
  • Utilizar vestuários adequados, principalmente o calçados

Agradecemos a sua atenção e esperamos ter ajudado! Confiram nossos outros artigos, diversas informações de saúde, alimentação e atividade física estão te esperando. Continue conosco e volte sempre!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.