O que são exercícios localizados? São exercícios que exigem trabalho especial de apenas um grupo muscular, tendo como objetivo, provocar alterações tanto morfológicas, quanto fisiológicas neste grupo muscular isolado.

Atualmente existem diversos programas de exercícios localizados para perder barriga ou para tonificar pernas e braços. Primeiro já desmentir o fato de que os exercícios localizados queimam gordura localizada. Agora se o objetivo é tonificar e ganhar massa muscular, o exercício localizado é certamente seu grande aliado.

Se existe alguma atividade física que oferece resultado neste sentido, sem dúvidas é o tal do exercício localizado. Eles são considerados os mais eficientes para aqueles que buscam alto desempenho e o tão sonhado corpo ideal.

Esta modalidade é composta de exercícios de força e resistência muscular localizados, além de trabalhar flexibilidade, elasticidade e alongamentos diversos. Os exercícios podem ser trabalhados com o auxilio de pequenos equipamentos como: Pesos, bolas, elásticos, steps, caneleiras, cordas, etc.

Os exercícios localizados são realizados em séries compostas de repetições e/ou marcados por tempo. Para um resultado eficiente e realização correta, é fundamental que você busque a orientação de um Educador Físico.

Na sequencia de nosso artigo vamos trazer as vantagens e desvantagens dos exercícios localizados. É importante salientar que as vantagens e desvantagens podem variar de acordo com o objetivo de cada pessoa ao buscar tal atividade.

A vantagem principal desse tipo de treino é possibilidade de administrar melhor uma sobrecarga específica para cada grupo muscular, possibilidade essa que é fundamental, uma vez que cada músculo possui sua capacidade de força particular.

Mesmo priorizando apenas um grupamento muscular, o exercício localizado não isola completamente as demais, isso acontece porque não há nenhum movimento que seja executado por apenas um único músculo.

Além deste foco no grupamento desejado, existem outras vantagens e objetivos de quem trabalha os exercícios localizados. São eles:

  • Aumento da resistência muscular
  • Aumento do tônus muscular
  • Aumento da força
  • Hipertrofia
  • Manutenção de uma ou mais características citadas anteriormente.
Exercícios localizados da resultado?

Tudo sobre exercícios localizados

Você talvez se pergunte, porque aumentar sua força muscular? As pessoas têm dificuldades em associar melhorias físicas promovidas pelo exercício e sua utilidade no dia a dia.

O aumento de força certamente irá te ajudar no rendimento em certas tarefas diárias. Por exemplo, você vai ter muito mais facilidade em levar o lixo para a lixeira, podendo levar uma quantidade maior por vez.

O aumento de força te permite um melhor desempenho nas tarefas esportivas e é um dos fatores primordiais na prevenção de lesões. Para finalizar a vasta lista de benefícios deste tipo de treino, que tal saber que promovem melhoria no humor, diminui os sintomas de depressão e ansiedade e aumentam a confiança.

Mas não só de vantagens vive o exercício físico. Assim como em qualquer tipo de treinamento, os ricos e desvantagens existem, sendo assim, vamos te apresentar agora quais são eles para que você saiba como prevenir e evitar tais situações ao máximo.

A desvantagem principal é o alto risco de lesões. Da mesma forma que trabalhar um único grupamento muscular é fantástico, mas as graves lesões podem acontecer mais facilmente se o treino não for executado de forma correta e na intensidade correta.

Como saber a intensidade correta? A reposta é ter o acompanhamento de um profissional especializado. O mesmo saberá qual a carga e execução correta para cada pessoa, uma vez que a especificidade varia de pessoa para pessoa.

Realizar um movimento incorreto pode provocar uma lesão muscular, que irá te tirar dos treinos por certo período, mas pode provocar uma lesão articular que poderá te tirar da atividade física por muito tempo ou definitivamente.

Em casos mais extremos, podem causar lesões na coluna que definitivamente podem afetar não só sua rotina de exercícios, mas ter limitações até mesmo em suas atividades diárias.

Desta forma voltamos a frisar que é fundamental conhecer e respeitar o seu corpo, seus limites e buscar a realização dos exercícios de forma orientada e com inteligência. Outro ponto fundamental é buscar a liberação médica para praticar atividade física antes de iniciar qualquer tipo de exercício.

A prevenção é sempre o melhor remédio! Se você optar pela forma correta e orientada desde o início, certamente irá desfrutar de todos os benefícios que a atividade física tem para te oferecer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.