Uma das coisas mais importantes que você precisa manter em mente é usar o tipo certo de calçado para evitar os pés ressecados. Nunca use um calçado que seja muito apertado, pois seus pés não terão espaço suficiente para respirar e, portanto, você terá como resultado pés e calcanhares rachados. Você também precisa fazer algumas pequenas alterações ao seu estilo de vida, incluindo algumas mudanças em seus hábitos alimentares para se livrar dos pés rachados facilmente.

A seguir estão os remédios caseiros que você pode experimentar para tratar pés pés ressecados de forma eficiente.

Máscara hidratante para os pés

A receita caseira para hidratar os pés mais barata envolve misturar sal grosso, algumas colheres de chá de suco de limão, uma ou duas colheres de chá de glicerina e água de rosas em metade de um balde de água morna. Mergulhe os pés limpos neste água morna por 15 minutos. Você precisa esfregar a pele solta de seus pés com uma pedra-pomes ou uma lixa de pé. Isso irá ajudá-lo a facilmente se livrar de pele seca e até alguns calos

Outra receita natural para pés ressacados é preparando uma pasta grossa de glicerina, água e suco de limão e aplicando esta mistura nas áreas onde você nota rachaduras nos pés. Você pode deixar a mistura durante a noite e lavar pela manhã ou você também pode lavar depois de meia hora. Isso vai ajudar na redução das rachaduras dos pés, um dos sintomas mais comuns na gravidez.

Hidratante natural para o pés

O aloe vera misturado com pétalas de rosas é faz uma excelente mistura hidratante para deixar os pés macios e lisos. (Foto: lifestyle.iloveindia.com)

Mistura de bananas maduras para os pés

Bata bananas maduras até se tornar uma pasta lisa. Você pode aplicar esta pasta nas áreas onde você nota rachaduras sob seus pés e deixar lá por cerca de 15 a 20 minutos ou durante a noite. Você pode, em seguida, lavar. Você pode fazê-lo em uma base regular para curar pés rachados facilmente e ainda prevenir os pés ressecados.

Frutas e óleos vegetais

Pegue a metade de um coco, duas bananas maduras e meio abacate e misturando para fazer uma pasta lisa. Você pode aplicar este sobre os calcanhares e os pés rachados. Os óleos naturais, vitaminas e minerais presentes no coco e abacate vai ajudar na redução dos pés rachados, além de hidratar pés ressecados. O uso regular vai ajudar a eliminar totalmente os pés rachados. Use em conjunto com óleos vegetais, tais como óleo de linhaça, óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de gergelim ou mesmo o óleo de azeite, deixados durante a noite, para manter os pés hidratados corretamente.

Exfoliantes naturais

Use esfoliante natural para aplicar nas áreas rachadas e remover os pedaços de pele mortos, ou as camadas duras de calos. Adicione algumas colheres de chá de mel e vinagre de maçã em farinha de arroz e misture bem estes ingredientes para fazer uma pasta grossa. Mergulhe os pés em um balde de água morna por 20 minutos e, em seguida, aplique esta mistura sob seus pés. Deixe em seus pés durante a noite e depois, lave na parte da manhã. Isso vai ajudar a reduzir pés rachados e também irá impedi-lo de ter mais rachaduras.

Vaselina e suco de limão

Você precisa primeiro limpar, lavar e secar bem seus pés. Depois, mergulhe os pés em água morna por cerca de 20 minutos para amaciar a sua pele. Seque os pés novamente e aplique uma mistura de uma colher de chá de vaselina e duas ou três colheres de chá de suco de limão sobre as áreas rachadas de seus pés. Esfregue uniformemente para que a mistura seja absorvida pela pele. Você precisa deixá-la durante a noite e lavar na manhã do dia seguinte, com efeitos aparecendo em menos de uma semana.

Mel

O mel tem tem propriedades para hidratar pés rachados e propriedades antibacterianas, para acabar com o seu chulé. Tudo que você precisa fazer é misturar uma xícara de mel puro em metade de um balde de água morna e mergulhar os pés nesta mistura por 15-20 minutos. Combine com uma mistura esfoliante para que os nutrientes do mel atinjam as novas células de sua pele.

Farinha de aveia

Misture uma pasta grossa de uma colher de sopa de farinha de aveia em pó e óleo de jojoba ou azeite em uma pasta grossa. Aplique esta mistura sobre as áreas rachadas de seus pés ressecados e lave depois de meia hora.

Parafina

Existe, na internet, uma receita para hidratar os pés com Listerine. Meu conseolho? Ao invés de gastar muito dinheiro com Listerine e outros ingredientes da receita, compre parafina. Misture cera de parafina derretida e à temperatura ambiente com coco, aplicando em seus pés. Deixe essa mistura em seus pés durante a noite e depois lave na parte da manhã. Isso vai ajudar na redução pés rachados de forma eficaz. Use uma mistura esfoliante antes, e vai ter resultados muito mais eficientes que as receitas naturais com Listerine.

A vitamina E

É importante para que você evite junk food e se concentre em uma dieta equilibrada, que tenha uma boa dose de vitamina E. Alguns dos alimentos ricos em vitamina E são: salsa, amêndoas, damascos, sementes de girassol, brócolis, abacate, mamão e folhas de nabo.

Você está sofrendo de pés ressecados e rachados? Já consultou um médico para saber quais as causas do problema? Quais soluções caseiras já tentou para seus pés?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.