Saltos altos foram encontrados já em antigas civilizações do Egito. Naquela época, a maior parte da classe baixa andava descalço e o uso de saltos altos eram para pessoas designadas como sendo figuras de autoridade de elite que deveriam ser respeitadas. O uso de sapatos de salto alto também foram muito usados para realizar cerimônias religiosas em honra aos deuses, elevando-se até a um poder superior.

Saltos altos continuou a ser usado, mas caiu fora de moda popular até que a rainha Catherine de Médici, esposa do rei Henrique II da França, encomendou um par de saltos altos para ela, afim de designar seu status e riqueza. Esta tendência manteve-se facilmente no século 18. No entanto, com a ascensão da Revolução Francesa, o salto alto começou a ser visto como um sinal de riqueza e opulência da aristocracia e caiu fora de moda.

Depois de um pouco de história real, nada como se debruçar sobre alguns mitos e fatos que rodeiam esse item milenar da moda.

Saltos altos nem sempre estão na moda

Desde o século 18, os saltos altos entram e saem moda, de tempos em tempos, mas tem sempre mantido um certo grau de popularidade dentro da nossa cultura. Eles são elegantes, fazem com que as pessoas pareçam ser mais altas, as pernas parecem mais longas, e melhoram os arcos naturais do pé. Todos estes, traços que são desejáveis para os padrões de beleza da sociedade.

Saltos altos podem ter um impacto negativo sobre seu corpo

O excesso do uso dos saltos altos pode levar a dor em uma ou mais áreas, incluindo a região lombar, pescoço, quadris, pernas, panturrilhas, e claro, os pés. O salto alto aumenta os arcos naturais do nosso pés e elevam nossos dedos, o que pode causar dor e irritação na ponta do pés. Isso pode levar a uma maior chance de experimentar calos, metatarsalgia, neuroma de Morton, fasceíte plantar, e problemas com os músculos da panturrilha. Tudo isso acontece nos excessos de uso do salto alto, algo que não é muito raro, principalmente entre mulheres que gostam de andar bem vestidas.

Cuidados ao usar saltos altos

O salto alto não precisa causar dor para ser prejudicial à sua saúde. O simples fato de usar um modelo incorreto para seu tipo de corpo pode causar até dores no pescoço. (Foto: well.blogs.nytimes.com)

Estou com dores no pescoço. Pode ser por causa de salto alto?

Sim. Usar salto alto faz com que a pelve gire para a frente, criando um aumento de flexão na região lombar. Isto pode provocar um aumento da pressão em problemas de artrite ou de disco que se encontram presentes na parte inferior das costas. A dor também pode ser experimentada no pescoço e parte superior das costas devido ao aumento da postura da cabeça para a frente, a fim de compensar as mudanças que estão sendo experimentada na região lombar também. O bumbum arrebitado do salto alto tem um preço bem alto a ser pago.

Se eu tiver problemas com salto alto eu nunca mais poderei usar

No tratamento de qualquer disfunção, é sempre importante não só para enfrentar e resolver a dor de um paciente, mas de tomar certas medidas de ação para impedir que se reproduzam. Para isso é importante para eliminar qualquer coisa que contribui para o problema e incorporar exercícios para ajudar as exacerbações limite. Em alguns casos extremos de dor crônica, pode significar que você tenha que nunca mais usar o salto alto. Mas estes são casos extremos. Na maior parte das vezes, o profissional de saúde recomendará o uso moderado do salto alto, exercícios e provavelmente, fisioterapia.

Toda mulher deveria ter um salto alto em casa

O salto alto sempre será uma das adições mais interessantes para qualquer guarda-roupa. Eles possuem um estilo que permite automaticamente todos ao seu redor saberem que você é busca estar sempre preparada. Você pode andar em uma sala cheia de estranhos e imediatamente fazer uma impressão positiva sobre eles quando você está sobre um par de sapatos de salto salto. No entanto, deve notar-se que o par certo é realmente muito importante para esta equação.

Porém, só porque um par de sapatos de salto alto pode parecer incrível em uma pessoa, não significa que outros vão ficar te olhando fixamente. Você deve sempre estar ciente de como o seu tipo de corpo pode afetar a aparência das roupas, sapatos e acessórios que você usa. Por exemplo, o corte de suas linhas de perna simplesmente podem não ser os melhores para o salto agulha no tornozelo. No entanto, não há nenhuma necessidade de desespero, se este é o caso. Você só precisa fazer uma pesquisa sobre sapatos, que temos certeza que você não terá absolutamente nenhum problema com ele com o salto certo. Por exemplo, se um sapato “stilettto” não fica legal em você, então você pode querer olhar para os benefícios de beleza de um sapato plataforma.

Também cabe lembrar que mulheres altas não são muito recomendadas a usarem salto alto. Além de poderem “intimidar” os outros, problemas com dores dos saltos altos são frequentemente associados a pessoas mais altas.

Salto alto é apenas para ocasiões de gala/especiais

Outro mito que é freqüentemente compartilhado é que os saltos altos são apropriados apenas para ocasiões elegantes ou fantasias. Embora eles de fato tendem a ser a melhor opção para ocasiões especiais, como visita a restaurantes e formaturas, esta não é certamente a única vez que eles podem ser usados​​. Na verdade, uma das razões para os saltos altos serem tão populares é porque eles podem ser usados ​​para quase qualquer ocasião, com um número quase ilimitado de acessórios.

Porém, mesmo que você seja uma alta executiva de negócios, opte por um calçado confortável. O salto alto no trabalho só trará desconforto, salvo quando você trabalha como promoter, secretariado ou qualquer outro emprego onde a aparência é parte da imagem da empresa.

Não posso correr de salto alto

Há rumores de que você não pode correr de salto alto. Enquanto você não será capaz de correr rápido o suficiente em saltos para competir nas Olimpíadas, você será capaz de atingir um ritmo médio se você amassar os dedos dos pés. Porém, as chances de lesões são grandes, agravadas se o piso for muito liso irregular e/ou estiver molhado.

Considerações Finais

Conforto é sempre a palavra chave para uma boa saúde. Falamos muito de moda aqui, talvez mais até do que a saúde em si, porque muitas mulheres associam que sofrer pela beleza é uma boa causa. Isso não é verdade.

O salto alto é um acessório que se usado com sabedoria, complementará muito bem sua beleza. Mas se usado em excesso, será apenas o responsável por dores incessantes. Preze sempre pelo conforto e garantimos que mesmo com um salto alto, você vai se sentir a pessoa mais bonita do mundo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.