Calos nos pés podem ser dolorosos e feios, tornando atividades diárias como caminhar difíceis e desconfortáveis. Isso pode ocorrer por vários motivos, alguns que podem precisar ser investigados apropriadamente por um médico. Portanto, é importante entender o que causa as calosidades plantares e como elas podem ser corrigidas.

Calos nos pés: o que são?

Um calo é uma quantidade espessada da pele que pode se desenvolver na parte inferior dos pés que entram em contato com o chão. A pele formando o calo pode ser cinza ou amarelada na aparência, seca, dura, dolorosa e escamosa. Calos nos pés podem ocorrer devido a deformidades ósseas, uso indevido de sapatos ou uso de meias que colocam pressão sobre as áreas dos pés que não são utilizadas, aumentando consideravelmente o estresse sobre essas superfícies da pele.

Tratamentos para os calos

Para tratar um calo plantar, um médico pode aparar a pele grossa com um bisturi. Ele também pode cobrir o calo com um tipo de gaze que contém 40 por cento de ácido salicílico ou aplicar a solução tópica. Estes tipos de gazes e cremes terão de ser reaplicados diariamente, após a remoção da pele morta com uma lixa de metal ou pedra-pomes. Em casos extremos, onde a estrutura óssea problemática está a causar calosidades plantares, o médico pode realizar um procedimento cirúrgico para realinhar os ossos nos pés.

Tratamento apropriado para os calos de seus pés

Com um tratamento preventivo e curativo, sua pele dos pés com calos pode ficar lisa e super saudável. (Foto: www.vitalityfaceandbody.co.uk)

Remédio caseiro para calos

Algumas opções de remédios caseiros podem aliviar os calos, as dores e a aparência de seus pés.

  • Óleo e vinagre

Misture partes iguais de vinagre de maçã e óleo de rícino em uma panela grande ou assadeira. Uma panela velha que você não usa mais para cozinhar é o melhor. Aqueça a mistura até que fique confortavelmente quente ao toque. Mergulhe os pés na mistura morna por pelo menos 10 minutos. Se o pote não é grande o suficiente, coloque um pé de cada vez. Enxague a mistura do óleo com água morna e, em seguida, suavize a pele morta, seca, com uma pedra-pomes.

  • Calêndula e Malmequeres

Coloque várias calêndulas ou malmequeres em um frasco de vidro escuro. Se você não tiver um frasco escuro, cubra um frasco de vidro transparente com folha de alumínio. Cubra as flores com amêndoa ou óleo de cártamo e, em seguida, coloque o óleo em um local ensolarado e quente durante pelo menos 48 horas. Coe o óleo através de um filtro de café de papel. Aperte o filtro para remover o máximo de óleo das flores quanto possível. Retorne o óleo para o frasco e coloque-o de volta no sol por mais 48 horas. Em seguida, despeje o óleo através do filtro uma segunda vez. Se possível, repita o processo seis ou sete vezes para um óleo altamente refinado. Alise a óleo sobre áreas calejadas três vezes todos os dias. Continue a utilizar o óleo para manter sua pele em boas condições após os calos serem removidos.

  • Esfoliação natural para os pés

Misture uma esfoliação natural que consiste de uma parte de azeite e uma parte de sal do mar ou sal de mesa normal. Se você gosta, você pode usar açúcar ou de farinha de milho em vez de sal. Suavize a área calejadas em um banho quente ou chuveiro e, em seguida, esfregue o esfoliante nas áreas calejadas. Esfregue nas áreas mais secas e grossas com suaves movimentos circulares. Suavize os calos delicadamente com uma pedra-pomes enquanto a mistura ainda está em sua pele. Em seguida, lave o esfoliante com água morna. Seque seus pés e, em seguida, use uma loção ou creme hidratante.

Dicas para cuidados com os calos

Existem alguns produtos em farmácias que podem ser usados ​​para tratar calos plantares. No entanto, você deve usar com cuidado quando não está sob supervisão de um médico. Alguns destes produtos contém ácido salicílico, que pode fazer a pele saudável circundante do calo ficar irritada ou infectada. Sempre use meias e sapatos acolchoados que se encaixam nos pés corretamente. Isso pode minimizar a irritação de calos plantares atuais, impedindo que novos calos ocorram.

Considerações sobre o tratamento de calos

Para ajudar um calo a desaparecer mais rapidamente, a recomendação é embeber seus pés em água morna. Hidrate imediatamente a pele de seus pés com uma loção hidratante após a secagem para ajudar a prender a água na pele. Uma almofada de sapato, que pode ser comprada em uma variedade de lojas de drogarias e até supermercados, pode ajudar a aliviar a dor e pressão na cura de calos. Estas almofadas podem ser discretamente colocadas em um sapato e cortadas para caber e se moldar em muitas formas.

Cuidados ao tratar calos

Procure a ajuda de um médico Caso você chegue a desenvolver dormência nos dedos dos pés ou calcanhares, especialmente se você tiver diabetes. Além disso, consulte um médico se o calo é crônico ou vem sempre acompanhado de drenagem de líquidos, vermelhidão, calor ou dor. Estes podem ser sintomas de uma infecção. Um médico pode remover esse tecido insalubre e prescrever antibióticos para impedir que a infecção se espalhe ou piore.

Você tem problemas de calos? Como você trata seus calos? Tem alguma dica de prevenção out ratamento que acha interessante compartilhar?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.