Descamação da pele é a lesão e perda da camada superior da pele (epiderme). Descamação da pele pode ocorrer devido a danos diretos à pele, como queimaduras solares ou infecções. No entanto, a descamação da pele pode também ser um sinal de uma doença do sistema imunitário, ou outra doença. Erupção cutânea, comichão, secura e outros problemas de pele irritante podem acompanhar a descamação da pele. Como há uma série de condições que podem causar descamação da pele, é importante obter um diagnóstico rápido e compreender melhor esta condição de saúde.

Possíveis causas para dedos do pé descascando a pele

Sua pele é exposta constantemente aos elementos ambientais, como sol, vento, calor, secura ou umidade excessiva, que podem irritá-la e danificá-la. Irritação repetida pode levar à descamação da pele. Menos freqüentemente, a descamação da pele, muitas vezes acompanhada de coceira, podem ser resultados de uma doença ou condição médica, que pode começar em algum lugar que não seja a sua pele. Às vezes, a reação a um medicamento pode causar descamação da pele. Condições que podem causar descamação da pele incluem:

Reações alérgicas. Você pode desenvolver uma erupção na pele e, eventualmente, descascar com contato repetido com algo ao qual você é alérgico, tais como certos tecidos, látex, detergentes ou cosméticos. Menos comumente, um alimento para o qual você é alérgico pode levar a descamação da pele;

Infecções. Alguns tipos de estafilococos e outras infecções além de infecções fúngicas, incluindo micose e pé atleta, podem levar a pele a descascar.

Doenças do sistema imunitário. Certas condições, como um grupo de doenças de pele raras e síndrome do choque tóxico podem causar descamação da pele.

Certos tipos de câncer. Alguns tipos de câncer, como o linfoma não-Hodgkin em adultos, podem causar uma erupção cutânea que pode eventualmente levar a descamação da pele. Alguns tratamentos de câncer também pode afetar a pele em caminhos que levam à descamação.

Doenças específicas e condições que podem causar descamação da pele dos dedos do pé incluem:

  • Pé de atleta;
  • Dermatite atópica (eczema);
  • Dermatite de contato;
  • Linfoma cutâneo de células T;
  • Pele seca;
  • Doença de Kawasaki;
  • Pênfigo;
  • Psoríase;
  • Micose;
  • Escarlatina;
  • Dermatite seborreica;
  • Efeito colateral de medicamentos;
  • Infecções por estafilococos;
  • Síndrome de Stevens-Johnson;
  • Queimaduras de sol;
  • Síndrome do choque tóxico.
Cuidando dos dedos descascando

Analise bem as causas dos seus dedos descascando para que você possa indicar ao seu médico as direções na identificação da causa do problema. (Foto: gal5.piclab.us)

Causas e tratamentos da descamação da pele entre os dedos em profundidade

Se você tiver a pele leve descamação nos dedos do pé, a verdade é que você não precisa estar muito preocupado. Isso pode realmente ser um processo completamente normal em que o seu corpo elimina as células mortas da pele e, em seguida, as substitui por novas. Tenha em mente que, mesmo nos casos em que a pele descasca muito, por si só, isso não é uma doença. Em vez disso, é mais provável uma indicação de um problema médico diferente. Na maioria dos casos, a descamação da pele entre os dedos vem junto com outros sintomas, como coceira e irritação.

Fator ambiental

Uma das causas mais comuns de descamação da pele nos dedos do pé está na exposição a um calor abrasador no verão que priva a pele da umidade. Casas sem umidade no interior pode realmente fazer a descamação pior. Quando o tempo seco provoca descamação da pele dos dedos, você também pode ter descamação, coceira e secura da pele em outras áreas da pele também.

Tratamento: A melhor maneira de evitar as causas ambientais da descamação da pele entre os dedos é garantir que você fique bem hidratado durante todo o ano. Você também não deve esquecer de usar protetor solar para proteger os pés e as mãos da exposição ao sol e não se esquecer de usar a loção durante os meses mais frios e secos do inverno.

Efeito de desidratação

Uma das principais causas da descamação da dos dedos do pé é a pele seca e perda de umidade. Tenha em mente que, enquanto lavar frequentemente os pés e as mãos com água e sabão é um bom hábito, se você fizer isso muitas vezes pode esgotar a oleosidade da pele, bem como a umidade, que por sua vez, pode causar descamação da pele e secura. Você também vai notar os mesmos efeitos se você tomar um banho quente por um longo tempo.

Tratamento: Em vez de simplesmente lavar os pés com água e sabão, considere optar por um dos sanitizantes sem água ou sabonetes hidratantes disponíveis no mercado. Tenha em mente que banhos longos e quentes, bem como a natação podem aumentar a secura dos pés e por isso, é ideal usar uma loção diária para hidratação, se você se envolver em qualquer uma dessas atividades.

Respostas alérgicas

As alergias podem ser outra causa de descamação da pele e coceira, especialmente para aqueles que nadam regularmente em piscinas públicas. Isso porque enquanto você anda descalço nestas áreas, a pele em suas solas do pé, bem como nos dedos dos pés, pode ser exposta a substâncias alérgicas. Agentes de limpeza doméstica e detergentes também pode ser uma causa da descamação da pele entre os dedos, bem como causadores de coceira e secura.

Tratamento: se você está preocupado que seu descamação da pele entre os dedos dos pés ou dedos é devida a alergias, tente se livrar de eventuais culpados. Você também deve visitar o seu médico ou farmacêutico para discutir anti-histamínicos, que podem ajudar a eliminar os seus sintomas.

Pé de Atleta

Esta condição envolve o Trichophyton, um fungo, que ataca a pele nos dedos dos pés, onde ele se multiplica e causa desconforto. A área infectada ficará vermelha, rachará e começara a descascar. Uma das causas de pé de atleta é constantemente usar calçados, pois isso cria o ambiente ideal quente e úmido para o fungo.

Tratamento: visite o seu médico para perguntar sobre cremes anti-fúngicos. Você também deve fazer um esforço para manter o espaço entre os dedos do pé sempre secos e limpos. Um tratamento totalmente natural pode ser a aplicação de óleos hidratantes naturais diariamente (como da árvore do chá). O uso de amido de milho ou em pó também pode ajudar a eliminar a umidade que provoca o crescimento de fungos. Certifique-se de esfregar os pés (inclusive entre os dedos), usando sabonete anti-bacteriano todos os dias, seguido da utilização de óleo natural ou um creme antibacteriano. Não deixe de visitar o médico se sentir vermelhidão, dor ou ter rachaduras, já que os antibióticos podem ser necessários.

Dermatite

Ocorre quando você constantemente usa sapatos com biqueira de borracha. Isso porque esta proteção isola o pé e não permite ao suor de seus dedos escaparem. Quando isso ocorre, o excesso de umidade, bem como o aumento da temperatura dentro dos sapatos faz da pele sensível entre os dedos dos pés, bem como causando vermelhidão, descamação e inflamação.

Tratamento: examine os materiais encontrados em seus sapatos e considere usar diferentes sapatos alternadamente. Não se esqueça de incluir sandálias abertas em sua rotação de calçados. Você também pode tentar agentes de secagem como pós e sprays, os quais podem ajudar a eliminar a umidade. Você também deve ter certeza de mudar frequentemente as suas meias.

Celulite bacteriana

A celulite bacteriana é uma das causas menos comuns de descamação da pele nos dedos. Isso ocorre devido a infecção bacteriana e é geralmente acompanhada de outros sintomas, como descamação da pele, calor, irritação e vermelhidão, bem como febre e dor.

Tratamento: é importante consultar o seu médico, pois o tratamento mais comum é a prescrição de antibióticos. Você pode prevenir o desenvolvimento de celulite bacteriana, no entanto, por manter sua pele limpa e usar loções de hidratação, bem como fazendo o tratamento de qualquer infecção da pele imediatamente.

Pé de trincheira

Este é um tipo de síndrome que pode ocorrer quando seus pés estão constantemente expostos a condições anti-higiênicas e úmidas.

Tratamento: a parte mais importante do tratamento do pé de trincheira é a prevenção. Você deve tentar evitar expor os pés ao frio e manter um ambiente seco dentro de seus sapatos. Também é importante tentar controlar a transpiração excessiva. Se você observar os sinais de pé de trincheira, vá ao seu médico imediatamente, que vai ter completamente limpos e secos seus pés. Eles também vão usar compressas quentes, a fim de incentivar o fluxo de sangue. Quaisquer úlceras ou bolhas que estão infectadas devem ser tratadas pelo seu médico.

Outras causas

Embora estas sejam as principais causas da descamação da pele dos dedos, há outras causas também, como doenças de pele, necrose epidérmica tóxica, síndrome de descamação da pele e um efeito colateral de certos medicamentos. Se você não tem certeza qual é a causa da pele descascando, visite um médico.

Dicas importantes para quem tem pele dos dedos dos pés descascando

Descamação da pele dos dedos do pé não é contagiosa e geralmente vai curar-se sozinha dentro de algumas semanas, se você tomar as medidas adequadas. Se, no entanto, a descamação da pele é persistente ou inexplicável, e os remédios naturais não produzirem resultados, você deve visitar um dermatologista.

Um remédio natural para descamação da pele nos dedos é massagear a área diariamente com óleo de coco ou de oliva. Nos casos em que a descamação é devida à exposição ao frio, aplicar mel também pode ajudar.  Para casos provocados pela dermatite, tente aplicar suco de hortelã. Você também pode tentar mergulhar os pés em uma solução de água e vinagre.

Se você sentir qualquer coisa além da descamação da pele dos dedos, comunique ao seu médico pois isso pode ajudar no diagnóstico correto da condição.

Quando conversar com seu médico sobre seus sintomas?

Descamação da pele causada por pele seca ou queimadura leve tendem a melhorar com loções hidratantes e geralmente não requerem tratamento médico. Se você tem alguma dúvida sobre a causa da descamação da pele ou se a condição é grave e associada com outros problemas, contate o seu médico antes de tentar loções ou remédios caseiros.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.