Deficiências de vitaminas: saiba se você tem alguma!

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

A saúde das suas unhas, pele, cabelos, orelhas e boca podem estar te enviando sinais importantes sobre deficiências nutricionais e a saúde de seu corpo. Um exemplo clássico é o escorbuto, uma deficiência de vitamina C em seu corpo. Muito antes de seu corpo desenvolver o escorbuto, seu corpo irá demonstrar sinais de níveis baixos de vitamina C com outros sintomas, como as juntas do corpo apresentando dores e sangramento nas gengivas.

Doses recomendadas de vitaminas podem variar de país para país. Nós já vimos aqui no blog onde encontrá-las com maior facilidade e quais podem ser os possíveis malefícios do seu excesso. Se mesmo seguindo estes guias, seu corpo apresenta sinais de falta de vitaminas, é muito importante que você procure um médico. Existem doenças raras que podem impedir ou dificultar a absorção de nutrientes pelo seu organismo. Além disso, os problemas que você tem podem não estar relacionados diretamente com a falta de vitaminas, mas sim outras doenças que podem ser até mais graves. A recomendação de ouro é sempre procurar um médico antes de ter certeza de seu problema.

Dieta saudável

Cuidado: nem todo sintoma aqui relatado é ligado diretamente a deficiência de vitaminas. Antes de assumir qualquer coisa, procure um médico. (Foto: actividadfisica10.blogspot.com.br)

Avisos dados, vamos aos possíveis problemas causados pela falta de vitaminas no organismo:

Cabeça

Pescoço

Rosto

Orelhas

Boca

Língua

Olhos

Unhas

Pele
Mãos

Quando considerar estes sinais, tente incluir os nutrientes em sua dieta antes de tomar qualquer postura sobre sua situação. Outros fatores de saúde e genéricos podem causar sintomas físicos. O que você deve se perguntar é sobre sua rotina de alimentação: você se alimenta bem? Tem variado pratos e nutrientes? Algumas mudanças de hábitos alimentares causam efeitos em dias. Outros demoram até anos. Mas é necessária uma análise crítica das causas dos problemas o quanto antes para saber se são sinais de coisas mais graves ou apenas deficiências vitamínicas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.