Se você já teve, você sabe como unhas encravadas podem ser desconfortáveis ​​e dolorosas. Esta condição bastante comum, pode facilmente sair do controle e requerer tratamento cirúrgico. Ao invés de esperar chegar nesse ponto, você pode tomar algumas medidas para lidar com as unhas encravadas. Há muitas coisas que você pode tentar no conforto de sua casa para consertar a unha encravada dolorida.

Antes de tentar um tratamento caseiro para unha encravada, consulte um médico!

Ou você pode acabar piorando um problema simples de resolver. O médico oferecerá as formas certas de tratamento para seu problema de unha encravada, que pode ser mais simples ou mais sério. Tome cuidado!

Como cuidar de unhas encravadas? Deixe seus pés de molho

Deixar os pés de molho é uma parte muito importante do tratamento, pois isso suaviza a unha e a pele ao redor, fazendo os outros tratamentos mais eficientes. O molho deve ser feito de 2 a 4 vezes ao dia, durante 20 a 30 minutos, com a água quente ou morna.

Você pode adicionar uma colher de sopa de sal Epsom a água. Outras misturas possíveis, para aumentar a eficiência do molho dos pés, são: meia xícara de peróxido de hidrogênio (que também trata unhas amareladas); ou algumas colheres de sopa de vinagre de maçã. Todas essas três substâncias tem propriedades de combate à infecção e bactérias, bem como limpeza e ajuda na regeneração da pele.

Prevenção das unhas encravadas

Uma excelente prevenção às unhas encravadas é o corte correto das unhas. Na figura instruções sobre o corte correto das unhas para evitar unhas encravadas. (Foto: decorandounhas.com.br)

Unhas encravadas e infeccionadas: tratamento tópico

As substâncias abaixo podem ser aplicadas diretamente à área da unha que está infectada, ou usando uma gaze e um algodão embebido com a substância.

Vinagre de maçã – Despeje um pouco de vinagre em uma bola de algodão e limpe a área afetada. Repita várias vezes por dia.

Óleos essenciais – Óleos essenciais podem ajudar a aliviar a dor e prevenir a infecção. Coloque algumas gotas diretamente no seu dedo do pé, ou misture azeite para aplicação, em uma proporção de 1:4. Você pode usar o óleo essencial de eucalipto, óleo da árvore do chá, óleo essencial de lavanda, entre outros.

Unhas encravadas: como desencravar?

Enquanto você está com uma unha dolorida ou encravada, dê aos seus pés e os dedos um descanso. É melhor ficar com os pés descalços ou de chinelos por alguns dias, e deixar o dedo do pé curar. Em seguida, use sapatos confortáveis ​​que dão aos seus dedos espaço suficiente, e corte as unhas dos pés em linha reta para evitar outra unha encravada.

Geralmente, para acabar com a unha encravada, é necessária uma pequena intervenção cirúrgica. Em casa, é melhor tomar o cuidado de não tentar desencravar por conta própria, ou prevenir para que a unha encravada não aconteça com você. Isso pode ser feito usando calçados mais confortáveis e com uma higiene dos pés apropriada, usando cortadores de unha esterilizados, por exemplo.

Os tratamentos caseiros, em alguns casos, são tudo que você precisa para acabar com os problemas causados pela unha encravada. Previna-se antes de ter que remediar o problema. Consuma alimentos que contribuam para o fortalecimento das unhas, para ajudar a resolver o problema.

Você já teve que tratar unha encravada? Como foi o tratamento? O que seu médico recomendou?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.