Hoje em dia as pessoas buscam maneiras de queimar caloria rapidamente. Algumas pessoas fazem abdominais, outras correm na esteira, outras pulam corda, mas qual seria a melhor maneira de perder peso? Melhor ainda, qual seria o melhor exercício para a sua idade?

A melhor maneira de perder peso é se alimentando adequadamente e praticando exercício físico regularmente. Existem várias opções de atividades físicas que podem te ajudar neste objetivo e iremos citá-las ao longo deste artigo.

Não existe diferença de exercício físico relacionado à idade. Não existe diferença significativa de um exercício para outra quanto ao gasto calórico e relação à idade do praticante, mas vale lembrar-se da individualidade biológica que faz com que cada pessoa responda de maneira diferente ao exercício físico.

Praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios pra gestantes, adultos, jovens, idosos, etc. As pessoas que praticam regularmente sabem disso e se você ainda não se exercita e tem uma vida sedentária, indicamos que mude seu estilo o quanto antes.

Na sequencia de nosso artigo vamos indicar os melhores exercícios para quem busca perder peso. Este processo de emagrecimento é muito facilitado se você incorporar em sua rotina as atividades que gastam muitas calorias, mas quais são elas?

Corrida para emagrecer

A atividade que mais ajuda a queimar calorias ainda é a corrida, podendo gastar até 900 calorias por hora de exercício. Entre outros benefícios, podemos citar a melhoria do condicionamento físico e cardiorrespiratório.

Vôlei para emagrecer

Praticar o seu esporte favorito e ainda perder peso parece um sonho não é mesmo? Este sonho é possível se a prática for regular e em boa intensidade. Jogar vôlei por uma hora pode eliminar até 420 calorias, além de definir braços e abdômen.

Tênis para emagrecer

Estamos falando de um esporte completo onde você precisa de força para golpear a bola e deslocamento constante, características que um esporte bem intenso e bem recompensador. Aproximadamente 800 calorias gastas numa partida de uma hora e melhoria na coordenação motora e fortalecimento da musculatura de membros inferiores e superiores.

Natação para emagrecer

Chegamos ao esporte mais saudável de todos. A natação não tem tanto impacto e atrito como os outros esportes, sendo assim, a quantidade de lesões diminui bastante. Em uma hora de prática você poderá queimar até 600 calorias e de quebra melhorar sua condição física, cardíaca e respiratória.

Andar de bicicleta para emagrecer

Uma boa pedala de uma hora e meia pode te ajudar a queimar até 840 calorias, além de melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório.

Esporte e emagrecimento na sua idade

Qual esporte emagrecer mais em cada idade?

Basquete para emagrecer

Uma partida de basquete com os amigos pode te ajudar a queimar até 480 calorias por hora. Este esporte ajuda na definição da musculatura dos membros superiores e inferiores, além de ainda estimula o desenvolvimento do condicionamento físico.

Boxe para emagrecer

As pessoas que gostam de praticar lutas tem um ótimo gasto calórico, ele pode chegar a 660 calorias por hora de treino e ainda te ajuda a fortalecer a musculatura dos membros superiores.

Musculação para emagrecer

A musculação é mais eficiente para definição corporal, mas ainda sim pode te ajudar a emagrecer. Se você realizar os exercícios em forma de circuitos, poderá queimar até 500 calorias ou mais por hora.

Futebol para emagrecer

Um dos esportes mais amados de todos também ajuda no gasto calórico. Jogar futebol por uma hora pode queimar até 700 calorias, mas não adianta sair do jogo e ir tomar uma gelada no churrasco com os amigos, mantenha o foco.

Dança para emagrecer

A dança é um ótimo aliado para quem quer emagrecer. O alto astral e a motivação de quem dança pode te proporcionar horas de diversão e um gasto que vai de 500 a 800 calorias por hora. Melhorias do bom humor, da qualidade do sono, da coordenação motoro estão entre outros benefícios de quem dança frequentemente.

Considerações finais

Com essas ótimas opções de atividades, basta você optar por aquela que melhor irá te atender e é claro, que mais te trará prazer em praticá-la, senão você dificilmente irá continuar praticando-a. Não escolha o esporte pela quantidade de caloria que ele gaste.

Como sempre gostamos de citar, nunca se esqueça de realizar uma avaliação médica antes de iniciar em qualquer esporte. Após a avaliação ele poderá indicar um ou outro que melhor irá te ajudar em outros aspectos relacionados à saúde.

Tenha bastante cuidado na hora de realizar os exercícios, evite exageros e situações de riscos. Escolha sempre uma vestimenta adequada e um calçado seguro e confortável. Preocupe-se com o período correto de descanso e também se mantenha hidratado o tempo todo. Essas foram as nossas dicas e muito obrigado a todos!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.